Produções francesas representam 50% das estreias da semana; veja trailers

Metade dos filmes que entraram em cartaz na última quinta-feira (23) são produções francesas: "Aliyah", "Geronimo", "O que as Mulheres Querem" e "Um Reencontro".

Além das estreias, cerca de 20% dos filmes que já estavam em cartaz também vêm da França —o que representa uma fatia maior do que a ocupada pelos nacionais, 14%.



Saiba mais sobre as produções:

"Aliyah"
O drama foi indicado ao prêmio Câmera de Ouro do Festival de Cannes em 2012. Na trama, Alex, um jovem parisiense, vai para Israel em busca de novas perspectivas para sua vida. A mudança, porém, implica em algumas dificuldades, como arrumar dinheiro e deixar para trás sua cidade e sua família.



"Geronimo"
No musical do premiado diretor Tony Gatlif ("Exils"), ambientado no sul da França, uma noiva turca foge do seu próprio casamento para ficar com o homem que ama, um cigano, e é Geronimo (Céline Sallette) quem precisa apaziguar os ânimos entre os dois clãs.


"O que as Mulheres Querem"
A comédia exibe um momento específico na trajetória de 11 mulheres que vivem em Paris: elas procuram o amor de suas vidas. O filme repete clichês machistas, porém não de forma crítica. Primeiro longa da atriz Audrey Dana, com Laetitia Casta e Isabelle Adjani no elenco.



"Um Reencontro"
Dirigido por Lisa Azuelos ("Lola"), o filme retrata o encontro em Paris de Pierre (François Cluzet) com Elsa (Sophie Marceau) após os dois se conhecerem em uma festa. O porém do desejo crescente que um sente pelo outro está no fato de Pierre ser um homem de família, casado e com dois filhos e Elsa ser uma escritora recém-divorciada e mãe de três.



"Kiriku - Os Homens e as Mulheres"
Nesta animação, Kiriku é chamado para ajudar sua aldeia com os perigos sobrenaturais e humanos que ela enfrenta, o que ele faz com muita astúcia e humor, além de uma certa ingenuidade sobre o mundo.



"Meu Verão na Provença"
Três irmãos adolescentes vão passar as férias na Provença, na casa de um avô que eles não conheciam. Mas a separação repentina dos pais instaura o caos.



"O Sal da Terra"
O documentário narra a trajetória de Sebastião Salgado, 71, e revela os bastidores de trabalhos importantes do fotógrafo brasileiro, como "Êxodos", "Gênesis", "Outras Américas", "Serra Pelada" e "Trabalhadores".


"Os Olhos Amarelos dos Crocodilos"
Duas irmãs muito diferentes têm uma relação conflituosa: Iris é fútil e não trabalha, enquanto Joséphine vive de pesquisar a Idade Média, mas não é reconhecida. Certo dia, para impressionar a família, Iris diz que está escrevendo um romance, justamente sobre uma pesquisadora da Idade Média.




"Retorno a Ítaca"
A co-produção entre França e Cuba ambientada no país latino-americano é dirigida pelo francês Laurent Cantet ("Entre os Muros da Escola"). No filme, penetramos em uma conversa íntima de cinco amigos de meia-idade. Eles estão em Havana, Cuba, e se reuniram na laje da casa de um deles para reencontrar Amadeo, que passou mais de uma década no exílio. Noite adentro, o grupo dança, bebe e acaba revelando o que o regime cubano fez com seus sonhos. Eles tentam desvendar os verdadeiros motivos que levaram Amadeo a deixar sua mulher sozinha e doente na capital cubana.Cinco amigos se reúnem para celebrar o retorno de Amadeo, após 16 anos de exílio em Madri.




"Samba"
Samba saiu da África e chegou à França há 10 anos. No país europeu, ele sempre teve empregos de segunda. O destino o aproxima de Alice, uma estressada diretora-executiva.



"Uma Nova Amiga"
Laura e Claire são inseparáveis desde a infância. Quando Laura fica doente e morre, Claire, então, aproxima-se do viúvo da amiga, David, e faz uma descoberta surpreendente sobre ele.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais