Crítica: Chef Salvatore Loi exibe habilidade culinária no novo Mondo

Um endereço que já teve história em São Paulo (seu último ocupante foi o restaurante Limone, que fechou no início dos anos 2000) recebe agora o novo Mondo. É a mais recente casa do chef Salvatore Loi, que, desde sua saída do Fasano, já abriu e deixou outros restaurantes que haviam recebido seu nome (mas continua na sociedade do Modern  Mamma  Osteria).

Desta vez, o sócio é o empresário Lalo Zanini, dono também da Tartuferia San Paolo. A cozinha tem massas com influência da região de origem do chef italiano, a Sardenha, mas passeia por outras regiões do país.

Tortelli al basilico e sugo genovesi –massa fresca recheada com manjericão e queijo de cabra ao ragu de carne genovês– servido no Mondo - Mauro Holanda/Divulgação

Como é habitual em seu trabalho, as receitas são precisas e intensas, mas a profusão de elementos e sobreposições de sabores e molhos (demi-glace, molhos de queijo) fazem pensar que tal habilidade culinária poderia se realçar numa cozinha mais sutil —como ele, aliás, ensaia em seus risotos ("risoli"), feitos com azeite e sem manteiga (como aquele com porcini frescos e salame caseiro).

O polvo dourado com geleia de pimenta, belo começo, é econômico em seus elementos, um pouco menos que os ainda atraentes raviólis com vitela, ao molho de grana padano e do próprio assado, e os tortelli de manjericão e queijo de cabra ao ragu de carne.

A lasanha com ragu de vitela, trufa negra e creme de grana padano já pesa um pouco, como os nhoquete com ragu de linguiça, azeitona e creme de queijo pecorino. Excesso de elementos que também aparece na rabada, envolta em massa e servida com molho de legumes e sauté de cogumelos.

Mas há pratos vigorosos e equilibrados, como o cabrito ao forno com abóbora confitada e avelãs e, mesmo, em que pese a combinação inusitada, o duo de peito de pato e contrafilé com cebola confitada e nhoquete de batata. Mais delicada (embora muito fria), uma crema catalana bem perfumada com laranja encerra a refeição.

Avaliação: bom

R. Oscar Freire, 30, Cerqueira César, região oeste, tel. 3061-2787. 80 lugares. Seg. a qui.: 12h às 15h e 19h às 24h. Sex.: 12h às 15h e 19h à 1h. Sáb.: 12h às 17h30 e 19h à 1h. Dom.: 12h às 17h. 

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais