CRÍTICA: Restaurante Casa DiPaolo destaca o galeto assado, mas derrapa nas massas

Quem conhece —e possivelmente aprecia— a culinária da serra Gaúcha, região vinícola brasileira marcada pela presença dos italianos do Vêneto, deve comemorar a chegada do restaurante Casa DiPaolo a São Paulo. É a 12ª unidade de uma rede nascida em 1994, na cidade de Garibaldi.

Quem não tem um pé na serra vai possivelmente estranhar algumas idiossincrasias da cozinha resultante daquela migração, e que foram trazidas tais e quais para São Paulo, mas que não correspondem muito ao que o paulistano identifica como boa culinária italiana.

No restaurante Casa DiPaolo, o menu, com frango, polenta e salada, é servido de forma farta, como rodízio - Divulgação

A "refeição colonial" da serra Gaúcha tem um cardápio imutável e servido de forma completa (e farta, como rodízio). Sua estrela é o galeto al primo canto, um franguinho assado na brasa (como seriam os passarinhos —ou as mais chiques codornas— do campo italiano).

Esta é a glória do Casa DiPaolo. A pequena ave é temperada com ervas fragrantes, com destaque para a sálvia, e grelhado com primor, com a casca crocante e a carne suculenta.

Tem como acompanhamento uma polenta frita que estala nos dentes, impecável, ou sua versão assada na chapa. A salada verde, que no sul vem temperada sempre com muito vinagre, de trincar as mandíbulas, aqui tem folhas frescas e bonitas que cada um tempera como quiser. Mais uma saladinha de batata e maionese e temos uma boa refeição, embora não tão barata (R$ 81).

Mas o menu tradicional tem também a sopa de cappelletti, que aqui, no lugar do brodo de galinha brilhante e dourado, é uma água insossa com bolhinhas de gordura flutuando (pena, pois o cappelletti é ok). E ainda uma sucessão de massas à vontade, mas que desanimam: claro que a tradição familiar do interior gaúcho não é fazer massas al dente, mas é algo que o restaurante poderia atualizar.

A massa mole, o nhoque pesado, os molhos sem graça (o de tomate vem com frango, o de tomate seco com creme, o de nozes tem chester e requeijão) formam um contrapeso que empana outros méritos da casa.

Avaliação: regular

Av. dos Bandeirantes, 1.663, Vila Olímpia, região sul, tel. 2478-0990. 230 lugares. Seg. a sex.: 11h30 às 16h e 18h às 23h30. Sáb.: 11h30 às 23h30. Dom.: 11h30 às 22h.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais