Mostra de Cinema: veja os destaques deste domingo do evento

Começou no último dia 22/10 a 39ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que exibe mais de 300 filmes em 23 endereços até o próximo dia 4 de novembro.

A grande homenageada do evento é a organização criada pelo cineasta Martin Scorsese, The Film Foundation, que há 25 anos se dedica à preservação e restauro de filmes do mundo todo. Entre os longas restaurados pela fundação e que serão exibidos por aqui, se destacam os clássicos "Rashomon", de Akira Kurosawa, "Juventude Transviada", de Nicholas Ray, "Sindicato de Ladrões", de Elia Kazan, e "Limite", do brasileiro Mario Peixoto.



Confira abaixo os destaques do 11° dia do evento:

"Um Homem Só", de Claudia Jouvin
Arnaldo é um homem frustrado, preso a um casamento falido e a um trabalho que odeia. Até o dia em que conhece Josie, uma bela jovem de comportamento excêntrico, que trabalha com a tia em um cemitério de animais. Apaixonado, Arnaldo cria coragem e procura uma clínica clandestina que produz cópias de seres humanos, acreditando que um duplo poderá ser a solução para todos os seus problemas. Mas ele não esperava que, para levar adiante seus planos, precisaria enfrentar a si mesmo.


"A Morte de J.P. Cuenca", de João Paulo Cuenca
Em 2008, um cadáver identificado pela polícia com a certidão de nascimento do escritor João Paulo Cuenca foi encontrado em um edifício invadido na Lapa. Inspirado nesse fato, o filme investiga o roubo da identidade do autor em um Rio de Janeiro fantasmagórico e em profunda transformação. Se na ficção e nas páginas policiais é lugar comum os vivos roubarem a identidade dos mortos para começar uma nova vida, o que temos aqui é o caso oposto: alguém que rouba a identidade de um homem vivo para morrer em seu lugar.


"As Mil e Uma Noites - Volume 1, o Inquieto", de Miguel Gomes
Em Portugal, um realizador propõe-se a construir ficções a partir da sua miserável realidade. Incapaz de descobrir um sentido para o seu trabalho, foge covardemente, dando o seu lugar à bela Xerazade. Ela tenta não aborrecer o Rei com as tristes histórias desse país, que conta para se manter viva.



"As Mil e Uma Noites: Volume 2, o Desolado", de Miguel Gomes
Para se manter viva, Xerazade narra para o Rei histórias sobre a desolação dos homens.


"As Mil e Uma Noites: Volume 3, o Encantado", de Miguel Gomes
Xerazade duvida que ainda consiga contar histórias que agradem ao Rei, dado que o que tem para contar pesa três mil toneladas. Ela foge do palácio e percorre o Reino em busca de prazer e encantamento. O seu pai, o Grão-Vizir marca encontro com ela na roda gigante e Xerazade retoma a narração.


"Ornamento e Crime", de Rodrigo Areias
Um filme noir sobre um diretor que está fazendo um documentário sob encomenda e é assassinado.


"Nós Somos Jovens. Nós Somos Fortes.", de Burhan Qurbani
Em agosto de 1992, três anos após a queda do Muro de Berlim, protestos anti-imigrantes aconteceram na cidade de Rostock, no leste alemão. O alvo dos ataques era um abrigo para refugiados na periferia da cidade, que foi incendiado. O filme reconta esse acontecimento acompanhando um dia na vida de três personagens: Lien, uma vietnamita que vive na Alemanha; Stefan, jovem entediado e raivoso que participa do tumulto; e Martin, político ambicioso e pai de Stefan.



"A Jornada de Chasuke", de Sabu
Na vida após a morte, escritores ocupados estão criando cenários para a humanidade. O que eles escrevem dita o destino de todos. Chasuke, um servidor de chá celestial, está sempre fazendo o seu trabalho para garantir que os dramaturgos sigam em sua tarefa sem fim. Ele não pode evitar ouvir as conversas, e está especialmente interessado na história da jovem Yuri. Um comentário descuidado muda o destino dela em um acidente de carro fatal. Só Chasuke pode resgatá-la, voltando ao mundo físico.



"Três Lembranças da Minha Juventude", de Aranaud Desplechin
Paul Dédalus se prepara para deixar o Tajiquistão. Ele se lembra da infância em Roubaix, do ataque de loucura da mãe, do laço que o unia ao irmão Ivan, uma criança devota e violenta. Lembra-se de fazer 16 anos, da viagem de seu pai à URSS, onde, em uma missão clandestina, deu a própria identidade a um jovem russo. Lembra-se também de si mesmo aos 19 anos, da irmã Delphine, do primo Bob, das festas com Pénélope, Mehdi e Kovalki, o amigo que ainda o trairia. Lembra-se dos anos como estudante em Paris e da vocação para a antropologia. Acima de tudo, Paul se recorda de Esther, o coração da sua vida.



"Garota Negra", de Ousmane Sembène
Diouana é uma jovem senegalesa que é levada a Antibes, na França, por um casal francês. Ela pensa que será governanta das crianças, mas é forçada pelos patrões a trabalhar como empregada, sem receber salário. Diouna logo percebe a discrepância entre a realidade de sua vida na França e seus antigos sonhos sobre o país europeu.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais