Casinha Bistrô & Café encanta com comida caseira e ambiente aconchegante

Quando mirada pelos passantes, a discreta Casinha Bistrô & Café causa encantamento imediato. Habita um espaço minúsculo, ao lado de uma antiga sapataria, numa rua estreita de paralelepípedos em Pinheiros, cuja entrada fica protegida por uma cortina branca.

Na calçada, um banco de praça com almofadas de chita. No interior, duas mesinhas, flores frescas, louças de antigamente, uma vitrola, quem sabe um jazz, quem sabe um sambinha.

Vale encarar o lugar mais como uma casinha do que como um restaurante —é despretensioso e está sob os cuidados de uma só mulher. Simone Costa compra, arruma, cozinha, serve e chama os clientes pelo nome, um aconchego. Por outro lado, é natural certa demora. Tenhamos paciência.

São Paulo, SP, Brasil, 17-07-2017: Ambiente do Casinha Bistrô Petite Maison, localizado na Rua Sebastião Velho, 144 - Pinheiros. (foto Gabriel Cabral/Folhapress)
Ambiente do Casinha Bistrô & Café, em Pinheiros - Divulgação

Para comer, cada dia ela serve uma coisa diferente. São pratos comerciais que variam de R$ 22,90 a R$ 32. Pode haver uma intensa sopa de cenoura com gengibre, densa e termogênica. A panqueca de shimeji surge geralmente às terças, embalada em uma massa fininha e leve, feita com aveia, como aprendeu com Rita Lobo. Os shimejis são refogados com ervas e manteiga, e a panqueca é coberta com queijo e gratinada, ganhando graça e gosto.

Simone chama a feijoada, com simpatia, de "feijoadinha". Se compreendida assim, é um acerto: o feijão-preto mergulhado em caldo espesso, com pedacinhos de bacon, é enriquecido com linguiça-calabresa, costelinha defumada e paio, tudo com gosto e vigor. Em sua companhia, couve e uma farofa "bem carioca", diz a dona, nascida no Rio. Leva farinha de mandioca, bacon, linguiça e cebola na manteiga bastante manteiga, um viva.

São Paulo, SP, Brasil, 17-07-2017: Bolo de limão com brigadeiro de limão do Casinha Bistrô Petite Maison, localizado na Rua Sebastião Velho, 144 - Pinheiros. (foto Gabriel Cabral/Folhapress)
Bolo de limão com brigadeiro de limão do Casinha Bistrô & Café - Divulgação

Ao longo do dia, serve bolos caseiros (o de limão, fofinho e aerado, recebe uma calda açucarada e pode vir coberto por um brigadeiro cítrico mole, uma delícia), rabanada, café, chás e ovos mexidos. Estes são feitos com ovos de granja, pálidos e sem viço. Não conversam, portanto, com o restante da cozinha, aconchegante, caseira e delicadamente condimentada.

Avaliação: bom

R. Sebastião Velho, 144, Pinheiros, região oeste, tel. 99599-1574. 8 lugares. Seg. a sex.: 10h às 18h. Sáb.: a partir das 8h30. 

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais