No novo restaurante Tanit, na Oscar Freire, chef acerta ao revisitar Espanha


A principal referência do novo Tanit é a procedência do chef: catalã. Na Europa, Oscar Bosch passou pelas cozinhas ultraestreladas dos conterrâneos Ferran Adrià e irmãos Roca. O que justifica um alerta: o vanguardismo deles é, com frequência, mal reproduzido.

A boa notícia é que, mesmo com este aprendizado, o que Bosch prepara em seu primeiro restaurante é cozinha espanhola tradicional -e bem feita- em que predominam pratos com sutis intervenções autorais.
Num ambiente discretamente moderno, luminoso de dia e agradável à noite, a casa tem belas croquetas (os croquetes cremosos com molho bechamel) de presunto ibérico e, mais diferente, de alho-poró com queijo de cabra.

As batatas bravas, na versão do chef, são recheadas com ragu de chorizo espanhol (na porção de seis, algumas vêm impecáveis e crocantes, mas outras, frias e mais moles).

E há os arrozes: você não encontrará paella, mas terá um belo arroz negro de tinta de lula com polvo grelhado e aïoli, ou com camarão, mexilhões e lulas meio durinhas. Se prefere o fideuá, o macarrão cabelo de anjo feito no forno, há versão com maionese de alho e lulas.

Mas o cliente também pode fugir um pouco do figurino provando o ótimo tartare servido com tutano assado; o polvo com pancetta suína e molho holandês; e o leitão desfiado com pururuca, cenoura assada, purê de cenoura e chutney de repolho-roxo e maçã.

Ou terminar como manda a tradição, provando a saborosa, úmida, torta de Santiago (com crème anglaise e sorvete de nata), obra da pâtissière brasileira (e mulher do chef) Beatriz Bosch.

Avaliação: bom

Tanit - R. Oscar Freire, 145, Cerqueira César, tel. 3062-6385.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais