Firehouse Subs, rede americana de sanduíches, ganha filial no Brasil

Primeira unidade da lanchonete foi aberta no Internacional Shopping Guarulhos, em SP

São Paulo

A Firehouse Subs, rede de lanchonetes americana especializada em sanduíches, desembarcou no Brasil nesta segunda (2). A primeira unidade fica no Internacional Shopping Guarulhos, em São Paulo.

O fast-food destaca as carnes defumadas, muito difundidas nos Estados Unidos, e planeja popularizá-las por aqui, ao oferecer opções como brisket, pastrami e rosbife, geralmente reservadas às casas artesanais, a preços mais acessíveis.

Sanduíche da Firehouse Subs, lanchonete americana aberta no Brasil - Divulgação

Elas são cortadas em fatias finas, cozidas no vapor e recheiam 15 sanduíches, vendidos em combos com batata frita e bebida por a partir de R$ 26,90. O cliente escolhe o pão (branco ou com malte) e o tamanho, de 10 cm, 15 cm ou 30 cm.

Entre os recheios, o New York Pastrami leva pastrami, queijo provolone suave e molhos italiano (à base de vinagre e alho) e de mostarda marrom. Outro combina frango com lemon pepper, tempero cajun apimentado, jalapenho, queijo prato, alface, cebola e molho de mostarda. Uma opção vegetariana é feita com cogumelos e três queijos.

O chef da rede, Thomas Heitz, diz que foi um desafio encontrar produtos no Brasil que se assemelhassem aos da matriz, já que alguns não são encontrados no país. O mel que rega o presunto, por exemplo, é uma versão vegetal, e aqui ele fez testes com diversos méis de abelha para achar o ideal —que ganhou um toque de melaço.

Também levou tempo para chegar ao nivel certo de gordura e defumação do brisket, carne suculenta defumada por horas, e que Heitz acredita que será o carro-chefe. Aqui, ele usou peito bovino.

O chef fez ainda adaptações nas receitas para o paladar brasileiro, como preparar um molho de tomate mais adocicado, em contraste com o americano, avinagrado. Este compõe o sanduíche de almôndegas, feitas de carne suína e bovina, cobertas com molho marinara, provolone e orégano.

Ao todo, ele fez 12 viagens ao Brasil em dois anos de projeto, visitando mercados e fornecedores. Heitz afirma que o gosto pelo brasileiro por carnes e churrasco atraiu a marca ao país.

A Firehouse Subs foi fundada em 1994, na Flórida, por dois irmãos bombeiros —daí o nome. Em 2021, foi comprada pela RBI, dona do Burger King, Popeyes e Tim Hortons, que iniciou a expansão internacional. Foram inauguradas filiais na Suíça e no México. Hoje, são 1.300 lanchonetes.

No Brasil, foi escalado como sócio Iuri Miranda, que liderou o Burger King no país. A empresa firmou um objetivo ambicioso, o de abrir 500 lojas em diferentes estados em dez anos, segundo o executivo.

Até o fim do ano, serão abertos mais cinco endereços, todos em shoppings: Itaquera, Interlagos, Tatuapé, Bourbon e Santo André. Os centros comerciais dão mais visibilidade à marca, explica Miranda.

A decoração da lanchonete foi reformulada e modernizada para a estreia. Os pedidos são feitos em totens e há ainda planos de lançar delivery.

Na matriz, parte das vendas é destinada a uma fundação própria, que doa equipamentos e recursos para socorristas e organizações de segurança pública. Miranda afirma que há planos de criar um sistema de doação semelhante.

A Firehouse Subs chega ao Brasil na esteira de outras redes americanas que fincaram raízes no país, como a Nathan’s Famous, de hot-dogs, e a Krispy Kreme, de donuts.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais