Guia mostra onde encontrar "comfort food" em São Paulo

Pratos que despertam a memória gustativa, relembram a cozinha da avó e que também reconfortam --tudo isso pode ser uma boa definição para "comfort food". Com o fim da semana (e também das energias), o Guia apresenta sete restaurantes onde é possível recarregar a bateria e se deliciar com um gostinho de casa:

Amici
As fotografias da família e amigos da chef Renata Cruz no salão reforçam o ar caseiro do restaurante. Receitas da mãe e avó da chef constam no cardápio, a exemplo do pudim de pão, do brigadeiro e do capeleti em brodo, que será servido a partir da próxi­ma semana. Pratos como a picanha com farofa de banana enfatiza a proposta.
Informe-se sobre o local

Bola Preta
Mesmo com a chegada do chef Gustavo Rozzino, que vem de uma temporada na Europa, o restaurante de Américo Marques da Costa dispõe de algumas sugestões simples, que oferecem a sensação bem-estar, como o peixe do dia com legumes, a fraldinha com farofa de alho e batatinhas e o arroz com pedaços de bacalhau.
Informe-se sobre o local

Crédito: Tadeu Brunelli/Divulgação
Bife à milanesa servido no Dalva e Dito, de Alex Atala, que tem a proposta de despertar a memória afetiva dos comensais

Chou
Paredes brancas e mesas dispostas em um delicioso jardim, cheio de pequenas lâmpadas, compõem o cenário acolhedor do restaurante. Despretensioso, o cardápio se propõe a agradar os sentidos, sem abusar de receitas rebuscadas. Finas fatias de mandioca com manteiga e orégano, preparadas na grelha a lenha, e batata-doce assada com pimenta-do-reino, podem abrir caminho para a costeleta de porco com tomilho-limão. Para terminar a refeição, a aposta é o arroz-doce com doce de leite.
Informe-se sobre o local

Dalva e Dito
A segunda casa do chef Alex Atala também busca inspiração em receitas que despertam a memória afetiva. É o caso do tradicional cuscuz paulista, preparado com camarão, do filé-mignon acebolado com arroz e ovo frito e do bife à milanesa com salada de batata.
Informe-se sobre o local

Dolce Villa
A chef Lindinha Sayon ado­tou o lema no menu de sua casa. Lá, ela oferece pratos para quem quer recobrar as energias, como a sopa de queijo no pão crocante, o creme de feijão-branco com paio e o pernil de leitão assa­do em caldo cítrico, por oito horas, servido com pilaf de espinafre e "chips" de batata-roxa.
Informe-se sobre o local

Crédito: Tadeu Brunelli/Divulgação
Costela de porco ao mel de engenho e gengibre, purê de abóbora e quiabo no fubá crocante integram cardápio do restaurante Dui

Dui
Uma casa de arquitetura moderna e elegante abriga a cozinha da chef Bel Coelho, que evoca um tom familiar e acolhedor. Entre as sugestões, costela de porco ao mel de engenho e gengibre, purê de abóbora e quiabo no fubá crocante, escondidinho de bacalhau com espinafre e broa de milho e ragu de rabada com purê de mandioquinha.
Informe-se sobre o local

Julia Gastronomia
A proprietária do restau­rante, Anayde Lima, também adepta do movimento "slow food", visa a resgatar receitas e técnicas de antigamente no cardápio. Os pãezinhos, por exemplo, têm seu trigo moído na hora. Além disso, prepara no forno a lenha um cordeiro com polenta cremosa e, para os dias frios, reconfortantes sopas, como a de abóbora com pesto rústico. Para finalizar, torta de goiabada com queijo de cabra e café servido com sequilhos (uma receita da avó de Anayde).
Informe-se sobre o local

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais