Sete documentários nacionais estão em cartaz; saiba quais

O número de longas que documentam parte da história brasileira --e pessoal de alguns cidadãos deste país-- aumentou potencialmente nesta última semana: com a estreia de quatro longas do gênero, o número de documentários nacionais em cartaz subiu para sete.

VEJA ABAIXO A LISTA:

Crédito: divulgação Cena de "O Contestado"

"O Contestado - Restos Mortais"
O filme de Sylvio Back entra em cartaz junto com as comemorações dos cem anos de início da Guerra do Contestado (1912-1916). O documentário é composto de entrevistas com historiadores e com moradores de Santa Catarina e do Paraná, que contam causos sobre o conflito. Há também intervenções de 30 médiuns em transe.
Informe-se sobre o filme



"Futuro do Pretérito - Tropicalismo Now!"
Embora não faltem filmes sobre o movimento cultural brasileiro nascido no fim de 1960, este documentário de Ninho Moraes e Francisco Cesar Filho tem um diferencial: faz uso dos princípios do próprio tropicalismo para retratá-lo.
Informe-se sobre o filme



"São Paulo Companhia de Dança"
Dirigido por Evaldo Mocarzel ("A Margem do Lixo"), o filme sobre a São Paulo Companhia de Dança não contém entrevistas. A primeira criação coreográfica do grupo -"Polígono", de Alessio Silvestrin- é desconstruída a partir dos ensaios e das aulas de balé e de dança moderna.
Informe-se sobre o filme


"Construção"
O documentário mostra o primeiro encontro de um pai com a sua filha, que foram separados pela vida.
Informe-se sobre o filme



Crédito: Divulgação

"5X Pacificação"
A história das UPPs examinadas pelo ponto de vista dos moradores das favelas. Cada cineasta ficou à frente de um episódio --Morro, Policia, Bandidos, Asfalto e por último, Complexo, sobre a ocupação do Complexo do Alemão e da Rocinha.
Informe-se sobre o filme


"Muito Além do Peso"
Documentário sobre a epidemia de obesidade infantil no Brasil, onde 45% das crianças estão com sobrepeso.
Informe-se sobre o filme


"Tropicália"
No documentário, um dos maiores movimentos artísticos do Brasil ganha vida. Numa época em que a liberdade de expressão perdia força, Caetano Veloso e Gilberto Gil, entre outros artistas, criaram o tropicalismo.
Informe-se sobre o filme

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais