Veja cinco documentários imperdíveis da Mostra de SP

Entre os 312 filmes selecionados para a 39ª edição da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, mais de 50 deles são documentários e de países do mundo todo. Entre os vários temas abordados, muitos retratam a vida de personalidades famosas, como o cantor Chico Buarque, em "Chico - Artista Brasileiro", o piloto Ayrton Senna, em "Ayrton - Retratos e Memórias", e o sociólogo e ativista Herbert de Souza, o Betinho, em "Betinho - A Esperança Equilibrista".

Mas além das personagens mais célebres, muitos desses filmes abordam temas como a crise na mídia impressa, como em "A Redação em Off', os bastidores da realização do Carnaval do Rio de Janeiro, em "82 Minutos", e assuntos de viés mais político, como "Dissidentes Digitais", que mostra um pouco de como é a vida de pessoas que acabaram perseguidas pelas autoridades e por Estados por trazerem a público segredos de Estado, como o delator da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos EUA, Edward Snowden, e o criador do Wikileaks, Julian Assange.



Confira abaixo a seleção que fizemos com cinco documentários imperdíveis na 39ª edição da Mostra SP:

"O Evento", de Sergei Loznitsa
Em agosto de 1991, uma fracassada tentativa de golpe, liderada por um grupo de comunistas "linha dura" em Moscou, ajudou a acelerar o fim da União Soviética. Um quarto de século depois, Sergei Loznitsa revisita os momentos dramáticos de agosto de 1991 e lança um olhar sobre o evento que foi saudado mundialmente como o nascimento da "democracia russa". O que realmente aconteceu?


"Visita ou Memórias e Confissões", de Manoel de Oliveira
Filme autobiográfico sobre a vida e a casa de Manoel de Oliveira (1908-2015). A partir de memórias e confissões, este documentário póstumo, rodado no ano de 1982 sob a condição de ser apresentado somente depois de sua morte, relata a importância que essa residência teve na vida do realizador.


"Doente", de Hrvoje Mabic
Aos 16 anos, Ana foi internada em um hospital psiquiátrico por seus pais, que queriam um tratamento que curasse sua homossexualidade. Depois de tudo o que passou, ela quer uma garota que não a julgue como louca. Assim, encontra isso em Martina, seu novo amor, com quem planeja se casar. No entanto, a paciência de Martina diminui conforme percebe que Ana está mais obcecada por seu passado traumático do que pela vida que estão dividindo juntas.


"O Botão de Pérola", de Patricio Guzmán
O oceano contém a história de toda a humanidade. No mar estão as vozes da Terra e de todo o espaço. A água, fronteira mais longa do Chile, também esconde o segredo de dois misteriosos botões encontrados no fundo do mar. Com mais de 4 mil km de costa e o maior arquipélago do mundo, o Chile apresenta uma paisagem sobrenatural, com vulcões, montanhas e glaciares. Nessa paisagem estão as vozes da população indígena da Patagônia, dos primeiros navegadores ingleses que chegaram ao país, e também a voz dos presos políticos chilenos. Alguns dizem que a água tem memória. Este filme mostra que ela também tem voz.


"5 Vezes Chico - O Velho e sua Gente", de vários diretores
Cinco diretores fazem uma jornada afetiva por cada um dos cinco Estados banhados pelo rio São Francisco. O filme mostra a fé, as paixões, as lendas e a busca pela sobrevivência nas comunidades ribeirinhas desse rio que corta o sertão e deságua no mar do Nordeste brasileiro.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais