Streaming traz filmes de Woody Allen e outros diretores cults contemporâneos

Wim Wenders, David Cronemberg, Stephen Frears e Xavier Dolan estão entre as estreias da semana

São Paulo
Quatro dos principais diretores cults contemporâneos têm filmes novos no streaming do Belas Artes à la Carte esta semana. "Não Beba Dessa Água" (1994), de Woody Allen, adapta uma produção da Broadway de 1966 que conta as desventuras nas férias da família Hollander no leste europeu. O filme conta com a atriz Julie Kavner, intérprete da voz de Marge Simpson, como a esposa de Woody Allen –um dos sete filmes em que os dois contracenam.

Um dos maiores sucessos de Wim Wenders, "Tão Longe, Tão Perto" (1993) mostra a vida de um anjo protetor dos habitantes de Berlin. O longa tem a participação especial de Mikhail Gorbachev, ex-presidente da antiga União Soviética, e uma trilha sonora com grandes nomes da música pop mundial, como Lou Reed, U2, Nick Cave e Laurie Anderson.

"Mistérios e Paixões" (1991), de David Cronenberg, adapta o romance "Almoço Nu" de William Burroughs, um dos clássicos da geração beat. "O Golpe" (1984), Stephen Frears, mostra a história de vingança de gângsters com a estreia de Tim Roth no cinema. A faixa-título do filme foi escrita e executada por Eric Clapton e Roger Waters.

Já o Mubi traz o último filme do cineasta Xavier Dolan, "Matthias & Maxime" (2019). O canadense é um dos novos expoentes do cinema contemporâneo, com cinco filmes premiados no Festival de Cannes –o primeiro deles, "Eu Matei Minha Mãe" (2009), quando Dolan tinha apenas 20 anos. "Matthias & Maxime", inclusive, também foi exibido na mostra francesa e concorreu à Palma de Ouro.

De graça, o Sesc Digital dá início ao Panorama Digital de Cinema Suíço, exibindo 14 produções do país. A mostra vai até o dia 6 de setembro.

Veja a seleção de estreias da semana.

*

Antígona
Antigone, Canadá, 2019. Direção: Sophie Deraspe. Com: Nahéma Ricci, Rawad El-Zein e Antoine DesRochers. 109 min.
Assim como a personagem da grande tragédia grega, para honrar um de seus irmãos e ajudar o outro a escapar da prisão, Antígona confronta as autoridades do Estado. Ao se ver cercada por uma lei falha, ela passa a seguir seu próprio senso de justiça, enfrentando dificuldades inimagináveis.
Cinema Virtual.

Canções de Amor
Daffodils, Nova Zelândia, 2019. Direção: David Stubbs. Com: Rose McIver, George Mason e Kimbra. 93 min.
Maisie precisa deixar seu pai quase morto em uma cama de hospital para se apresentar em um show, mas ela é assolada pela história que ele acaba de contar: como conheceu e se apaixonou pela mãe dela.
Cinema Virtual.

Cheaters
Tricheurs, França/Alemanha/Portugal, 1984. Direção: Barbet Schroeder. Com: Jacques Dutronc, Bulle Ogier e Leandro Vale. 94 min.
Elric é um jogador compulsivo. Ao conhecer Suzie, consegue convencê-la a ficar com ele, acreditando que vai lhe trazer sorte e ajudá-lo a se libertar do vício. Mas acontece o contrário: Suzie mergulha no vício pelo jogo.
Estreia sáb. (29) no Mubi.

O Dia em que Perdi Minha Sombra
The Day I lost my Shadow, Síria/França/Líbano/Qatar, 2018. Direção: Soudade Kaadan. Com: Reham Alkassar, Sawsan Arshid e Samer Ismail. 90 min.
Uma farmacêutica tenta comprar gás engarrafado no início da guerra na Síria. A tarefa cotidiana sai do controle em meio às incertezas do conflito.
Seg. (31) a 6/9 no Sesc Digital. Grátis.

O Golpe
The Hit, Reino Unido, 1984. Direção: Stephen Frears. Com: Tim Roth, Terence Stamp e Fernando Rey. 98 min.
O ex-gângster Willie Parker testemunhou contra antigos "colegas" e agora vive em Santa Elena, na Espanha, onde pensa que pode se esconder da vingança deles. Mas após 10 anos alguns espanhóis o sequestram e o entregam para Braddock e Myron, dois assassinos profissionais.
Belas Artes à la Carte.

Lenz
Idem, EUA, 1982. Direção: Alexandre Rockwell. Com: Alexander Alexeieff, Kim Marie Radonovich e William Fredrique Maher. 92 min.
Uma adaptação da novela de George Buchner, que narrou a decadência do poeta Jakob Lenz até a insanidade. No filme, a história é narrada com a Nova York do início dos anos 1980 como cenário.
Estreia dom. (30) no Mubi.

Matthias & Maxime
Matthias et Maxime, Canadá/França, 2019. Direção: Xavier Dolan. Com: Harris Dickinson, Xavier Dolan e Anne Dorval. 119 min.
Dois melhores amigos de longa data descobrem que estão apaixonados depois de se beijarem para um filme. Eles resolvem assumir a relação homoafetiva, algo novo para ambos, que, até então, só se relacionavam com mulheres.
Estreia sex. (28) no Mubi.

Mistérios e Paixões
Naked Lunch, Canadá/Reino Unido/Japão, 1991. Direção: David Cronenberg. Com: Peter Weller, Judy Davis e Ian Holm. 115 min.
Um homem desenvolve uma substância para matar insetos, mas dispara acidentalmente contra sua mulher e a mata. Ele logo se vê mergulhado em uma história delirante, que inclui o governo e insetos gigantes.
Belas Artes à la Carte.

Não Beba Dessa Água
Don't Drink the Water, EUA, 1994. Direção: Woody Allen. Elenco: Woody Allen, Julie Kavner e Michael J. Fox. 100 min.
Os Hollander estão de férias no leste europeu e arranjam problemas quando Walter tira uma foto de um pôr-do-sol perto de uma área militar. Eles são obrigados a se esconder na embaixada e devem encontrar um jeito de retornar.
Belas Artes à la Carte.

Paar
Idem, Índia, 1984. Direção: Goutam Ghose. Com: Naseeruddin Shah, Shabana Azmi e Utpal Dutt. 141 min.
Uma visão do diretor Goutam Ghose sobre a pobreza e exploração na zona rural do estado indiano de Bihar.
Estreia qua. (2/9) no Mubi.

Panorama Digital de Cinema Suíço
O Panorama Digital de Cinema Suíço exibe 14 produções produções do país gratuitamente na plataforma Sesc Digital, até 6/9. Entre os destaques estão o documentário "Madame" (2019), que reflete sobre identidade de gênero a partir de retratos da família do diretor de Stéphane Riethauser e o longa "Praça Needle Baby" (2020), de Pierre Monnard, sobre a relação entre uma menina de 11 anos e sua mãe dependente química.
Qui. (28) a 6/7 no Sesc Digital. Grátis.

Tão Longe, Tão Perto
In weiter Ferne, so nah!, Alemanha, 1993. Direção: Wim Wenders. Com: Otto Sander, Bruno Ganz e Nastassja Kinski. 144 min.
Cassiel é um anjo que acompanha a vida dos habitantes de Berlim. Após salvar a vida de uma jovem, ele vira humano e é perseguido por um supervisor de anjos que deseja puni-lo. Então, Cassiel pede ajuda a um amigo que se tornou humano.
Belas Artes à la Carte.

A Química que Há entre Nós
Chemical Hearts, EUA, 2020. Direção: Richard Tanne. Com: Lili Reinhart, Austin Abrams e Sarah Jones. 93 min.
Uma estudante que acabou de mudar de escola descobre uma nova paixão quando começa a trabalhar para o jornal da escola.
Amazon Prime.

Wild Style
Idem, EUA, 1982. Direção: Charlie Ahearn. Com: 'Lee' George Quinones, Lady Pink e Fab 5 Freddy. 82 min.
Zoro é um artista de rua apaixonado por Rose. O filme é uma incursão pela cultura do hip hop no bairro do Bronx, em Nova York, e mostra a ascensão do grafite, do break e do rap.
Mubi.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais