"A Caçada" aborda massacre na Bósnia e busca por líder sérvio

Crédito: Divulgação
Simon, Duck e Benjamin em frente ao muro com oferta para a captura do líder sérvio Karadzic

"A Caçada" ("The Hunting Party", EUA / Croácia / Bósnia, 2007), do diretor e roteirista Richard Shepard, parece ter estreado em momento oportuno --a última sexta-feira (8), após 19 dias da captura do ex-líder sérvio-bósnio Radovan Karadzic.

O roteiro é baseado em um artigo do jornalista americano Scott Anderson para a revista "Esquire" ("What I Did on My Summer Vacation" ou "O Que Eu Fiz nas Minhas Férias de Verão"), que --com outros jornalistas de guerra em Sarajevo-- resolveu ir atrás de Karadzic, o responsável pelo massacre em Srebrenica (Bósnia).

Com algumas licenças cinematográficas, Shepard procurou ser fiel à história de Anderson. Para tornar o enredo ainda mais interessante, colocou três personagens com características bastante diferentes para viver Simon Hunt (Richard Gere), Duck (Terrence Howard) e Benjamin (Jesse Eisenberg).

Crédito: Divulgação
Simon Hunt vê os horrores da guerra na Bósnia e tem um surto em uma transmissão ao vivo

Colapso

Simon é um repórter de TV que trabalha com o cameraman Duck cobrindo matérias de guerra nos mais diversos lugares, da Bósnia ao Iraque. Os dois se livraram de balas e conquistaram muitos prêmios. Entretanto, após um terrível trauma em Polje, na Bósnia, Simon tem um colapso durante uma transmissão ao vivo e vê a sua vida desmoronar. Duck, em contrapartida, é promovido e passa a trabalhar no estúdio, como câmera de um programa jornalístico.

Cinco anos depois, Duck e Benjamin, um inexperiente repórter, filho do vice-presidente da emissora, vão a Sarajevo cobrir o quinto aniversário do fim da guerra e acabam encontrando Simon, que diz saber o paradeiro do criminoso mais procurado da Bósnia, o "Raposa" (Radovan Karadzic).

Os três embarcam numa perigosa missão, motivados por objetivos diferentes. No caso de Simon, em princípio pelos US$ 2 bilhões oferecidos pela captura do líder sérvio. Já Duck e Benjamin buscam um grande furo jornalístico.

O filme mostra cenas de "cartões-postais" da parte antiga de Sarajevo, com suas edificações repletas de furos de balas e destruição. Por se tratar de um tema real e tão delicado, que envolve a morte de cerca de 200 mil pessoas, entre elas 8.000 mulçumanos durante um massacre na Bósnia, soam desnecessárias algumas tiradas de humor utilizadas por Shepard.

Leia mais

Especial

Direção: Richard Shepard. Duração: 101 minutos. Classificação: 14 anos
As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais