A Escandinávia, região europeia que abrange países como a Dinamarca, a Suécia e a Noruega, é famosa pelos vikings e pela mitologia nórdica, mas sua culinária não tem muitos representantes por aqui. Agora há o restaurante Escandinavo, aberto em junho em Pinheiros.
Há quatro anos, a chef Denise Guerschman prepara jantares com pratos da região. No novo endereço fixo, reúne receitas que já eram servidas nos eventos —com menu enxuto, renovado a cada 15 dias.
Com uma mesa coletiva e cadeiras decoradas com peles (falsas), um ingrediente que não falta ali é o salmão curado e defumado, servido em diferentes pratos. Nesta semana, vem com purê de cogumelo e de alho-poró, repolho roxo com cranberries, conserva de pepino e creme azedo com estragão.
Fixo também é o café da manhã, com cesta de pães suecos servida com manteiga fresca, iogurte islandês com granola e geleia de malte. Para acompanhar, há dois curiosos cafés: um com flor-de-sal, outro com leite de cabra.
Para um lugar que apresenta novidades, o serviço ainda é irregular. Em uma das visitas do Guia, os funcionários não se empenharam em explicar os pratos e um deles chegou a se assustar quando a reportagem pediu sal para consertar um sanduíche de camarão. Na outra, tudo correu bem.
Colaborou Adriana Küchler
R. Dep. Lacerda Franco, 141, Pinheiros, tel. 98606-3299. 26 lugares. Sex. e sáb.: 9h às 23h. Dom.: 9h às 16h. $
Comentários
Ver todos os comentários