Escandinávia inspira novo restaurante com destaque para o salmão

Casa oferece receitas típicas, incluindo café da manhã

São Paulo

A Escandinávia, região europeia que abrange países como a Dinamarca, a Suécia e a Noruega, é famosa pelos vikings e pela mitologia nórdica, mas sua culinária não tem muitos representantes por aqui. Agora há o restaurante Escandinavo, aberto em junho em Pinheiros.

Há quatro anos, a chef Denise Guerschman prepara jantares com pratos da região. No novo endereço fixo, reúne receitas que já eram servidas nos eventos —com menu enxuto, renovado a cada 15 dias.

Curado e defumado, salmão é um dos itens que está sempre no menu do Escandinavo
Curado e defumado, salmão é um dos itens que está sempre no menu do Escandinavo - Divulgação

Com uma mesa coletiva e cadeiras decoradas com peles (falsas), um ingrediente que não falta ali é o salmão curado e defumado, servido em diferentes pratos. Nesta semana, vem com purê de cogumelo e de alho-poró, repolho roxo com cranberries, conserva de pepino e creme azedo com estragão.

Fixo também é o café da manhã, com cesta de pães suecos servida com manteiga fresca, iogurte islandês com granola e geleia de malte. Para acompanhar, há dois curiosos cafés: um com flor-de-sal, outro com leite de cabra.

Para um lugar que apresenta novidades, o serviço ainda é irregular. Em uma das visitas do Guia, os funcionários não se empenharam em explicar os pratos e um deles chegou a se assustar quando a reportagem pediu sal para consertar um sanduíche de camarão. Na outra, tudo correu bem.

Colaborou Adriana Küchler
R. Dep. Lacerda Franco, 141, Pinheiros, tel. 98606-3299. 26 lugares. Sex. e sáb.: 9h às 23h. Dom.: 9h às 16h. $

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais