Diretor do clássico "Macunaíma" ganha mostra com 14 filmes

Começa nesta sexta-feita (dia 5) a retrospectiva completa dos filmes de Joaquim Pedro de Andrade, que ocorre no Cine Olido (centro de São Paulo) e conta com 14 longas do diretor. Serão exibidas cópias restauradas e em película, com ingressos a R$ 1.

Neste ano, o autor de cenas memoráveis do cinema brasileiro, como a da orgia em volta de uma piscina cheia de feijoada em "Macunaíma", completaria 80 anos.

A mostra fica em cartaz até 11 de outubro.

Crédito: Divulgação Grande Otelo (foto) em cena clássica do filme "Macunaíma", do diretor Joaquim Pedro de Andrade
Grande Otelo (foto) em cena clássica do filme "Macunaíma", do diretor Joaquim Pedro de Andrade


VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA MOSTRA:

SEXTA-FEIRA (5)

Cine Olido

15h: "Garrincha, Alegria do Povo"
Brasil, 1963. Direção: Joaquim Pedro de Andrade. 58 min. Livre.
Tratando o futebol como fenômeno social, o documentário mostra a beleza do jogo do ídolo, o sofrimento e a euforia de torcedores, e denuncia usos políticos da paixão popular pelo esporte. Também serão exibidos "O Mestre de Apipucos", em DVD, e "O Poeta do Castelo".

Crédito: Divulgação
Atores Dina Sfat e Grande Otelo em cena de "Macunaíma" (1969), do diretor Joaquim Pedro de Andrade, que integra a programação

17h: "Macunaíma"
Brasil, 1969. Direção: Joaquim Pedro de Andrade. Com: Grande Otelo, Paulo José e Dina Sfat. 108 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Baseado no romance homônimo de Mario de Andrade, o filme mostra a saga de Macunaíma, "o herói sem nenhum caráter", que se mete em várias aventuras em busca de um amuleto.

19h30: "O Padre e a Moça"
Brasil, 1965. Direção: Joaquim Pedro de Andrade. Com: Helena Ignes, Paulo José e Mário Lago. 90 min. Não recomendado para menores de 12 anos.
Mariana é a única mulher bonita e jovem do lugar. Mas ela não sabe exatamente o que quer, só sabe que não quer morrer com a cidade, sem ter conhecido o que a vida tem de bom. Mariana vê no padre recém-chegado a sua salvação.


SÁBADO (6)

17h: "Guerra Conjugal"
Brasil, 1975. Direção: Joaquim Pedro de Andrade. Com: Cristina Aché, Wilza Carla e Maria Lúcia Dahl. 90 min. Não recomendado para menores de 16 anos.
"Guerra Conjugal" ilustra crônicas de psicopatologia amorosa na civilização do terno-e-gravata, ainda vigente na mitológica e ubíqua cidade de Curitiba, onde medram flores de plástico e elefantes vermelhos de louça podem surgir a qualquer momento. Serão exibidos "A Linguagem da Persuasão" e "Vereda Tropical".


DOMINGO (7)

15h: "Os Inconfidentes"
Brasil, 1972. Direção: Joaquim Pedro de Andrade. Com: José Wilker, Luiz Linhares e Paulo César Peréio. 100 min. Classificação indicativa não informada.
Reconstituição da Inconfidência Mineira que contesta versões oficiais sobre o episódio histórico. Com base nos Autos da Devassa, em poesias de Cecília Meireles e dos Inconfidentes, o filme trata da posição de intelectuais diante da prática de políticas revolucionárias. Também será exibido "O Aleijadinho".

17h30: "O Homem do Pau Brasil"
Brasil, 1981. Direção: Joaquim Pedro de Andrade. Com: Juliana Carneiro da Cunha, Ítala Nandi e Flávio Galvão. 112 min. Classificação indicativa não informada.
Comédia, delírio rigoroso sobre a vida, paixão e obra do revolucionário escritor modernista Oswald de Andrade, representado simultaneamente por um ator e uma atriz, Ítala Nandi e Flávio Galvão. Os dois Oswalds partilham com Juliana Carneiro da Cunha, Regina Duarte, Cristina Aché, Dina Sfat e Dora Pellegrino as mesmas camas e ideias, até que estas os separem. Com a devoração de Oswald-macho pelo Oswald-fêmea, dá-se a criação da Mulher do Pau Brasil, líder da revolução que instalará o matriarcado antropófago como regime político do país.


TERÇA (9)

15h: "O Padre e a Moça"

17h: "Improvisiert Und Zielbewusst"
Brasil, 1967. Direção: Joaquim Pedro de Andrade. 30 min. Classificação indicativa não informada.
Documentário sobre o movimento cinematográfico denominado Cinema Novo. A difícil construção de um cinema no subdesenvolvimento. Com participação de Vinícius de Morais, Maria Bethânia, Paulo Cesar Saraceni, Leon Hirszman, Glauber Rocha, Arnaldo Jabor, Domingos de Oliveira, entre outros. Também serão exibidos "Brasília: Contradições de Uma Cidade Nova" e "Couro de Gato".

19h30: "Os Inconfidentes"


QUARTA (10)

15h: "O Homem do Pau Brasil"
17h: "Garrincha, Alegria do Povo"
19h30: "Guerra Conjugal"


QUINTA (11)

15h: "Improvisiert Und Zielbewusst"
17h: "Os Inconfidentes"
19h30: "Macunaíma"

Cine Olido - av. São João, 473, República, centro, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3331-7703. Ingr.: R$ 1.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais