Alberta#3, balada no centro de SP, fecha as portas após 12 anos

Casa não resistiu aos efeitos da pandemia e terá programação especial de despedida

São Paulo

A noite de São Paulo vai ficar menos agitada —o Alberta#3, balada que tem uma das pistas subterrâneas mais conhecidas da capital, anunciou que encerrará as atividades após quase 12 anos de funcionamento.

Para quem quiser se despedir, o bar ainda terá uma sobrevida nos próximos dias e ficará aberto com programação de DJs até 5 de fevereiro.

Inaugurado em 2010, o espaço diz que teve a pandemia como o seu maior vilão nos últimos dois anos. "Esse período de incertezas fez a gente decidir pelo fechamento", afirma a sócia do local Noemi Rosa. "O aumento da pandemia no início deste ano fez o movimento cair muito."

Vale lembrar que, em abril de 2021, a casa chegou a fazer uma campanha de financiamento coletivo, com a meta de arrecadar R$ 93 mil em 40 dias e conseguir manter as portas abertas. O valor, porém, não foi alcançado. "Tivemos muita ajuda de amigos e clientes, mas não foi o suficiente para continuarmos funcionando."

Na mesma época, a balada teve de adaptar sua estrutura para o formato de bar e passou a servir drinques e comidinhas com mesas distribuídas na entrada e no mezanino, com capacidade limitada a 40%. Eram as regras do plano estadual de quarentena àquela altura para o espaço poder funcionar.

Porém, meses depois, o Alberta precisou fechar novamente as portas por causa do endurecimento das medidas de prevenção do coronavírus —foi então que começou a funcionar apenas como delivery. Na ocasião, Rosa afirmou que não conseguia deixar as contas no azul com esse formato de serviço.

Em novembro do ano passado, com as normas de restrição mais afrouxadas, a pista foi reaberta e o bar voltou a funcionar como balada, com casa cheia e música. Porém, em janeiro deste ano, a alta de casos da Covid-19 no país fez com que a programação de festas fosse novamente interrompida.

Mesmo com a expectativa de retomada do setor cultural e com a vacinação seguindo em alta em São Paulo, Rosa comenta que, no momento, não existe esperança de um retorno. Mesmo com a ajuda de amigos e clientes, ela afirma que não há condições financeiras para manter as portas abertas.

O Alberta#3 fez sua fama pela mistura de ambientes no centro de São Paulo, com hall de entrada, sofás e cadeiras muito usados para paquerar, bar com restaurante e, no porão, uma balada com ritmos que variavam dependendo do dia.

A programação de despedida terá DJs conhecidos por ter animado a pista nos últimos anos. Um deles é KLjay, integrante do grupo de rap Racionais MCs, que às quintas-feiras comandava no bar a festa Mutante, com hip-hop e R&B.

Outros DJs já confirmados para prestigiar os últimos dias da casa são Dina, conhecida pela festa Baile Indie, além de Fê Lemos, André Marcondes e Ivan Finotti —estes dois últimos, da Folha. "Vamos chamar aqueles que participaram das festas mais importantes da história do Alberta, serão dias apenas de agradecimento aos clientes e todos que nos apoiaram nesse período triste", diz Rosa.

Alberta

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais