Conheça o perfil das principais regiões de bares universitários em São Paulo

Cidade concentra sete principais áreas de vida noturna estudantil

São Paulo

Pode perceber: quase todas as faculdades da cidade de São Paulo têm bares no seu entorno. A rotina de aulas, estudos e provas estressa qualquer um, inclusive os jovens universitários, que encontram nesses estabelecimentos um espaço para relaxar e se divertir com os colegas.

Mas apesar das semelhanças de idade e da oferta de cursos, cada região de bares na capital paulista tem as suas particularidades, a depender do perfil das instituições de ensino ao redor. Há aquelas mais marcadas por cervejas de botecos para quem quer dar uma passadinha depois da aula e há outras até mais incrementadas, com DJs e combinações de drinques.

Em março, mês que marca a volta às aulas, conheça os perfis das principais regiões de bares universitários na cidade.

AVENIDA PAULISTA
É de conhecimento geral que a avenida Paulista é um corredor de cultura e gastronomia, então os alunos da região têm diversas opções para descontrair depois das aulas. Há quem prefira uma lanchonete que serve cervejas em garrafas long neck e os que organizam o próprio rolê e bebem em frente a um bar —que mais serve como um mercado de bebidas do que como boteco propriamente dito. Esses são os principais pontos de encontro, entre as estações Brigadeiro e Trianon Masp do metrô, onde os alunos da Faculdade Cásper Líbero se concentram. Já na altura da estação Consolação, a paralela alameda Jaú concentra grupos vindos principalmente da Universidade Anhembi Morumbi. Por ali, os bares acomodam seus clientes sentados, em pé ou em cadeiras de praia.

Puppy's Bar
Av. Paulista, 1.009, Bela Vista, região central, @lanchespuppypaulista

Domínio - Lanches e Restaurante
Av. Paulista, 497, Paraíso, região central, tel. (11)2738-6730

Nova Jaú Cervejaria
Alameda Jaú, 2.027, Cerqueira César, região central, @novajaucervejaria

Pé na Porta
Alameda Jaú, 2.003, Cerqueira César, região central, @penaportabrejaeburger


BELA VISTA
Um dos diferenciais entre os bares do entorno da avenida Nove de Julho e os das demais regiões é a forma como as bebidas são servidas. Por ali não se usam copos de plástico ou os chamados americanos. A cerveja é servida em copos do tipo tulipa, que chegam gelados às mesas dos jovens sem nenhum custo adicional. As outras bebidas mais pedidas são a caipirinha, que pode ser feita com cachaça, saquê ou vodca, e a PML, um drinque que mistura pinga, mel e limão. Na sexta-feira o número de gente é tão grande que impede o trânsito de pedestres pela calçada e toma até uma das faixas da avenida. Além das músicas escolhidas pelos clientes, o local recebe eventos em que os integrantes de baterias universitárias se apresentam. Ao final do dia, é comum encontrar os estudantes da Fundação Getúlio Vargas ainda vestindo as roupas sociais usadas durante o expediente em bancos e escritórios de grandes empresas.

Shokito's Bar e Pizzaria
Av. Nove de Julho, 1.949, Bela Vista, @shokitos_bar


BUTANTÃ
Os primeiros metros da avenida Valdemar Ferreira são marcados por um recuo de calçada por onde não passam carros. Quem circula pelo espaço são os estudantes da USP, cuja cidade universitária é ali perto, se dividindo entre mesas e cadeiras de madeira ou plástico — a cor e o material servem para diferenciar o espaço de cada um dos três bares do pedaço. Em dias de muito movimento, a maioria abandona os assentos e aproveita em pé as cervejas, caipirinhas ou PMLs. A música que toca fica a critério de quem frequenta o espaço, o que se reflete em uma mistura de ritmos sem conexão aparente. No vestuário, os jovens costumam optar por peças mais folgadas, com alguns vestindo as roupas que usaram em treinos esportivos pouco antes da ida ao bar.

O Beco da USP
Av. Valdemar Ferreira, 55, Butantã, região oeste, tel. (11) 3774-0859

Pizzaria Europa
Av. Valdemar Ferreira, 53, Butantã, região oeste, tel. (11) 3812-2240

Boa Ideia Bar & Restaurante
Av. Valdemar Ferreira, 51, Butantã, região oeste, tel. (11) 3819-1356


CONSOLAÇÃO
Menos de cem metros separam dois bares da rua Maria Antônia, na região da Consolação, mas todo o trecho chega a ser ocupado por jovens da Universidade Presbiteriana Mackenzie em alguns dias da semana. Com mais alunos do que comporta a capacidade das mesas, eles se dividem, em pé, pelos dois lados da rua. Além dos aparelhos de som dos espaços, alguns jovens colocam suas próprias músicas em caixas ou nos carros. Grupos de pagode também tocam nos bares esporadicamente. Outra rua frequentada pelos alunos, a Maria Borba, segue uma linha parecida, com grande concentração de jovens, mas nem todos universitários.

Fraternidade 316
R. Maria Antônia, 316, Higienópolis, região central, @barfraternidade316

Mac Fil
R. Maria Antônia, 269, Higienópolis, região central, @barmacfil

BarKenzie
R. Maria Antônia, 352, Higienópolis, região central, @barkenziesp

Sucesso's Bar
R. Maria Borba, 77, Higienópolis, região central, @sucessos_bar


MOOCA
A região que concentra a maior diversidade de opções quando o assunto é bares universitários parece ser a do bairro da zona leste. O quarteirão final da rua Bresser é um dos mais frequentados pelos alunos das universidades São Judas e Anhembi Morumbi. Lá é possível encontrar mesas de sinuca e aluguéis de narguilé em praticamente todos os estabelecimentos. Além dos tradicionais litrões de cerveja, os drinques que misturam vodca e energético são bastante populares. A pouco mais de um quilômetro dali, os estudantes também enchem as mesas e calçadas dos bares da rua Conselheiro Lafaiette. Assim como nos outros espaços, as bebidas e cigarros eletrônicos são acompanhados pelas músicas escolhidas pelos clientes. O visual de quem circula pela região também se diferencia do encontrado em bares de outras regiões, com muitas predominância de peças justas e roupas com os nomes dos cursos e faculdades frequentados.

Casarão Mooca
R. Bresser, 2.852, Mooca, região leste, @casaraomooca

Bar do Habibi
R. Bresser, 2.838, Mooca, região leste, @bardohabibimooca

Fumos Hooka Lounge e Tabacaria
R. Bresser, 2.851, Mooca, região leste, tel. (11) 95823-8996

Santa Facul Bar
R. Conselheiro Lafaiette, 93, Mooca, @santafacul

ATL - Atleticanos Bar
R. Conselheiro Lafaiette, 115, Mooca, @atleticanosbar


PERDIZES
Os universitários do bairro da região oeste aproveitam o tempo livre a poucos metros de onde estudam. Em bares com poucas mesas, os jovens da PUC se dividem em cadeiras típicas de boteco, sofás e ao redor de mesas de sinuca. Quem bebe pela região pode optar por cervejas ou drinques com diferentes combinações. Há aqueles que preferem misturas de gim e energético e os que escolhem vodcas saborizadas com sucos em pó, ambos servidos em copos de plástico. O drinque que leva vodca sabor limão, suco sabor baunilha e gelo feito com água de coco é conhecido como Chevette. A escolha da música, assim como é comum nos bares de estudantes, fica por conta de quem frequenta o espaço. Os ritmos mais ouvidos por ali são o funk e o rap.

Bar e Lanchonete Luar De Paraty
R. Min. Godói, 944, Perdizes, região oeste, @barluardeparaty

Terceira Aula Bar
R. Min. Godói, 1010, Perdizes, região oeste, @barterceiraaula


VILA MARIANA
Os bares por ali são frequentados pelos universitários da ESPM, da Belas Artes e da Fapcom. Além das tradicionais cervejas, alguns dos locais servem chope artesanal e gim-tônica no copo de plástico. As mesas ocupam uma parte pequena do espaço, que fica disponível para que os clientes possam circular e dançar. A escolha das músicas, aliás, costuma ter o dedo dos DJs convidados.

Belisco Vila Mariana
Rua Dr. Álvaro Alvim, 22, Vila Mariana, região sul, tel. (11) 94120-9014

Rabo de Galo
Rua Dr. Álvaro Alvim, 146, Vila Mariana, região sul, @rabodegalobar

Espaço Manakah
Rua Humberto I, 1.058, Vila Mariana, região sul, @espacomanakah

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais