DJ Click, famoso na Augusta, mira a Barra Funda com bares, karaokê e balada

À frente de casas noturnas como Irregular e Terr3no, empresário quer investir agora em ambientes mais intimistas

São Paulo

Sinônimo de badalação em São Paulo, a região da rua Augusta viu surgir casas que marcaram a noite da metrópole, como o extinto Vegas, e ainda abriga outras que mantêm a chama da região acesa, como o Espaço Desmanche e a Blitz Haus.

As duas últimas, além da localização na mesma rua, também têm em comum o antigo dono, Ronaldo Rinaldi, conhecido como DJ Click, que agora está de mudança para outra região, a Barra Funda.

Aos 38 anos, Click comanda cinco espaços, em uma rotina que ele chama de enlouquecedora enquanto alinha seu boné preto do MST e sua jaqueta preta com tachas prateadas da Gucci. "Não dá para abraçar o mundo e ficar tranquilo", afirma.

Ronaldo Rinaldi Ceron, conhecido como DJ Click, dono de várias casas noturnas em São Paulo, como o espaço Desmanche, o Irregular, entre outros. Em 2022 ele inaugurou o Curtiça bar (local das fotos), na Vila Madalena, e o Fragula, na Barra Funda. (Foto: Bruno Santos/ Folhapress) - Folhapress

Apesar da observação, é o que ele gosta de fazer desde 2002: abrir novos pontos na cidade que possam virar "fervos" noturnos. Nessa década, Click passou por muitos altos e baixos —ou abres e fechas.

Sua história com clubes paulistanos começou aos 15 anos, quando passou a sair à noite usando uma identidade falsa para entrar em baladas históricas de São Paulo, como o Madame Satã, na Bela Vista.

Habitué do espaço, conseguiu, com alguma insistência, tocar na casa em um domingo. "Foi uma catástrofe, porque um infeliz fez xixi dentro da máquina de fumaça, deixando um cheiro horrível", lembra.

O interesse por tocar já aparecia naquela época, mesmo que ele não conhecesse técnicas de mixagem ou tivesse uma grande base musical.

Em 2003, aos 19 anos, decidiu abrir uma casa noturna, seu primeiro espaço permanente para atuar, ao lado do irmão. O Atari ficava no encontro da alameda Lorena com a avenida Rebouças, nos Jardins, em um imóvel cujo aluguel logo ficou caro demais para o retorno financeiro do negócio. Sobrou coragem, mas faltou planejamento, avalia ele.

A casa ficou aberta por dois anos e meio e fechou em 2006, depois de reclamações de uma associação de moradores dos Jardins —mas serviu para Click firmar sua vocação.

A frustração de fechar o clube o levou a investir na carreira de DJ —entre 2006 e 2012 fez apresentações em quase todos os estados do Brasil

Mas a vida pulando de galho em galho, ou de festa em festa, logo fez reascender a ideia de ter um negócio. "Cansa ficar tocando nove vezes por semana. Ganha-se bem, mas é muito cansativo", diz.

Foi quando, em 2012, decidiu investir no chamado Baixo Augusta e abriu a Blitz Haus, no imóvel do número 657, que atrai até hoje jovens com música pop e indie rock.

Depois de um desentendimento com outros fundadores, Click deixou a sociedade e seguiu na cena noturna da mesma região com o bar dançante Tex Redneck, que funcionou entre 2014 e 2018. A casa reunia pista de boliche e de dança, sinuca e fliperama.

Na sequência, veio em 2015 o Espaço Desmanche —balada com uma Kombi na decoração e música brasileira, pop e hip-hop no som— e depois o Sputnik, que misturava karaokê, pista e restaurante.

Com a chegada da pandemia, as duas casas interromperam a programação, assim como a rua Augusta, que viu suas tradicionais luzes de néon se apagarem com o sumiço de seus frequentadores durante a vigência das duras normas sanitárias.

No ano passado, com a reabertura mais constante dos espaços, Click sentiu firmeza para voltar a criar, desta vez em novos territórios, onde encontrava um público disposto a experimentar. Foi assim que inaugurou o Curtiça, que mescla restaurante, bar e karaokê na Vila Madalena.

Depois, se voltou para a Barra Funda, bairro que havia começado a frequentar e onde, nos últimos anos, cresceu o número de galerias, bares, baladas, cervejarias e padarias. "As pessoas envelhecem e começam a frequentar novos lugares", afirma. Mas ainda assim, diz ele, sem deixar de ter a diversão da pista.

Mesmo com a mudança, reconhece que continua sendo na Augusta que muitos jovens começam a experimentar a cena noturna, onde as bebidas e entradas para clubes costumam ser mais acessíveis.

Hoje, ele comanda dois espaços na Barra Funda, o bar Fragula e a balada Irregular. Em fevereiro serão três, com a reabertura do Desmanche no bairro. Ele também foi convidado a ser sócio do bar Terr3no, nas redondezas.

Terr3no, bar com amplo espaço ao ar livre na Barra Funda, em São Paulo
Terr3no, bar com amplo espaço ao ar livre na Barra Funda, em São Paulo - Divulgação

Meio DJ e meio empresário, Click segue instigado pela ideia de criar espaços. Neste ano, os projetos seguem acontecendo, só que voltados a públicos específicos. Ele quer abrir um bar de jazz, de vinhos e um piano-bar. "Quanto mais projetos você cria, mais vivido fica. Mesmo que dê errado, você está fazendo acontecer alguma coisa."

Curtiça
R. Inácio Pereira da Rocha, 87, Vila Madalena, região oeste. Instagram @curticabar


Espaço Desmanche
R. Barra Funda, 298, Barra Funda, região oeste. Instagram @espacodesmanche. A partir de 10/2


Fragula
R. Sousa Lima, 328, Barra Funda, região oeste. Instagram @fragulabar


Irregular
R. Barra Funda, 630. Instagram @irregularsp


Terr3no
R. Brigadeiro Galvão, Barra Funda, região oeste. Instagram @terr3no

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais