Nova safra de artistas capixabas revela André Paste, talento dos mashups

Crédito: Divulgação

Na minha época, a febre era ter banda. Não que essa onda tenha passado, mas o fato de a nova geração ter computador em casa desde cedo rendeu pano para a manga de uma outra cena. André Paste, de 18 anos, é um representante dela. O garoto, que está em turnê no Brasil com o projeto Invasão Capixaba, não toca bateria ou guitarra. Ele faz mashups.

"A ideia surgiu da vontade de fazer música, não saber tocar nenhum instrumento e ter acesso fácil ao computador", explica o prodígio, que mistura MPB e pop a batidas de funk carioca usando um programa virtual. "Mas só comecei a produzir depois de ouvir um disco de mashup do João Brasil."

Assim como o ícone do mashup no país, André cola ritmos que aparentemente não têm nada a ver um com o outro. "Eu gosto muito do choque cultural, das misturas inesperadas, como Chico Buarque com funk e The Police", conta.

No Myspace do capixaba isso se confirma na faixa "Bonde dos Buarque de Holanda" e na divertida "Lucy in the Boom Boom Pow", em que mixa "Lucy in the Sky with Diamonds", dos Beatles, "Boom Boom Pow", um dos hits mais recentes do Black Eyed Peas, com uma frase do técnico Leão na introdução. "Cresci ouvindo Beatles, Chico Buarque e Gilberto Gil com meus pais, e hoje em dia eu escuto de tudo, tudo mesmo. Continuo ouvindo todos eles, mas também Racionais MCs, Tati Quebra-Barraco, Mickey Gang, etc e tal".

Making off

Para fazer essas colagens, André tem em seu computador o Ableton Live, um software de produção bastante utilizado por quem faz música eletrônica, principalmente. "Meu processo de criação é todo na base da experimentação, coloco duas ou mais músicas juntas e ouço o que rola. Se a sonoridade ficar boa, a música está pronta", conclui. Os vídeos também são alvo de André, que postou no Youtube imagens de Susan Boyle sincronizadas a um pagode do grupo Exaltasamba.

Atualmente no terceiro ano do ensino médio, o prodígio quer fazer vestibular para publicidade. Acorda às 6h30, vai para a escola e estuda até as 13h. Quando sobra tempo, "fica na Internet" e produz --a família apoia a carreira musical e é a primeira a ouvir as experimentações sonoras do artista.

Nessa brincadeira, André fez show no Rio de Janeiro, passa por São Paulo e segue para o Curitiba (PR). "É minha primeira turnê e a primeira vez que eu toco meus mashups para a pista. No Rio foi muito irado, conheci o João Brasil [até postou a foto no Myspace], vi a reação ao vivo da galera dançando e estou aprendendo a cada dia com a galera da turnê, uma experiência inesquecível".

Informe-se sobre o evento

Leia mais em Noite

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

Livraria

Endereço: r. do Bosque, 1.254, Barra Funda, região oeste, São Paulo, SP. Classificação etária: 18 anos.
As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais