Josimar: Com Thiago Cerqueira Lima na cozinha, bistrô Le Repas ganha vigor

O lugar é simpático: um corredor de meia-luz com uma área aberta nos fundos e um espírito bem de bistrô, com pratos franceses, preços razoáveis e a proprietária de olho no salão. Mas algo mudou no Le Repas.

Aberto em 2011 pela chef Fernanda Barros (que já havia passado, mais pelo lado administrativo, pelo Allez, Allez! e pelo Le Petit Trou), ele agora ganhou um novo sócio responsável pela cozinha, o mineiro Thiago Cerqueira Lima, que teve passagens pelo La Maison est Tombée e pelo Tartar & Co.

Crédito: Rodrigo Marrano/Divulgação Costela bovina braseada, tutano, purê de batatas e vagem, do Le Repas
Costela bovina braseada, tutano, purê de batatas e vagem, do Le Repas

- Leia também a coluna de Josimar Melo na revista sãopaulo

Com sua chegada, o menu continua sendo enxuto e não deixa de brindar pratos consagrados neste estilo de restaurante: escargots de Bourgogne, filé au poivre (filé-mignon com pimenta), steak tartar com salada e fritas, crème brûlée com favas de baunilha.

Mas sem se distanciar das origens, outros pratos ganham nova roupagem. O plâteau de charcuterie pode ter terrine de campagne e de foie gras, boudin noir (morcela), picles da casa; a rã à provençal inclui um belo purê de tomates, mais denso do que seria o molho; o canard à l'orange é feito somente com o peito do pato e vem com minibatatas, alho assado, amêndoas e rúcula.

Um dos pontos altos é uma delicada entrada: lulas com alcachofras, tomate, erva-doce e emulsão de espinafre. São somente dois peixes entre os principais –um deles é um correto robalo com crosta de confit de limão-siciliano, pupunha, purê de beterraba e emulsão de erva-doce.

A carne suína é um carré de porco assado (além do ponto) com purê de berinjela, boudin noir e pera grelhada, não muito harmonizados entre si. É mais bem resolvida a costela bovina braseada e servida com tutano, purê de batatas e vagem holandesa.

Avaliação: bom

R. Ferreira de Araújo, 450, Pinheiros, tel. 2366-9882. 54 lugares. Seg. e ter.: 12h às 15h. Qua. a sex.: 12h às 15h e 20h às 24h. Sáb.: 13h às 16h e 20h às 24h. Dom.: 13h às 16h.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais