Chef Renata Cruz celebra um ano de casa "fora do circuito"; leia entrevista

As primeiras lembranças gastronômicas da chef Renata Cruz são de quando ainda era muito pequena. Ela se lembra de ficar ajoelhada na cadeira da cozinha, vestida com um avental vermelho, observando a avó preparar o almoço de domingo.

Crédito: Divulgação

Os anos passaram, Renata cursou hotelaria, e as aulas de cozinha realizadas no primeiro semestre serviram para definir, de vez, o rumo da sua vida.

Hoje, aos 26 anos, é dona do restaurante Amici, inaugurado há um ano na zona sul de São Paulo. "A casa é decorada com [fotos de] nossos familiares e amigos, cercada de carinhas que amamos", conta em entrevista ao Guia da Folha.

Como o objetivo sempre foi oferecer ambiente acolhedor aos visitantes, a chef se recorda, com alegria, do dia em que uma senhora teve uma crise de riso após a refeição. "Ela estava acompanhada da família e disse que se sentia em casa, que o Amici tinha despertado lembranças boas."

De acordo com Renata, os pratos que fazem mais sucesso no restaurante são o brie com chutney de frutas e a pupunha grelhada (sugestões de entrada), a picanha com farofa de banana ("que foi até tópico de papos em e-mails com clientes!", conta) e o risoto de manga, brie e rúcula (pratos principais), e o brigadeiro de colher e o creme de paçoquinha (sobremesa) --esta última receita é do mestre confeiteiro Philippe Gobet.

Mas quais as preferidas da chef? Renata, que vai para a cozinha todos os dias ("mesmo quando estou em reunião ou resolvendo questões, paro um minutinho para ficar nem que seja uma horinha na cozinha"), diz que a decisão é difícil, mas acaba escolhendo o hambúrguer de fraldinha com molho de brie, batatas rústicas e salada de rúcula. "É um dos meus xodós."

Ao todo, são cinco pessoas que trabalham na cozinha, preparando pratos com o uso de carvão e do forno a lenha. "No Amici, você começa a comer com os olhos, e a ideia é que a primeira garfada leve você a algum lugar especial."

Casa fora do circuito

Crédito: Divulgação

Renata afirma que a decisão de montar um restaurante fora do circuito gastronômico foi ousada, mas, como mora no bairro há 15 anos, acredita que a região vai continuar a crescer cada vez mais. Mesmo assim, conta que cansou de ouvir lamentações do tipo: "Nossa, se vocês estivessem nos Jardins..."

Mas ela levou em frente seu sonho e hoje faz o que mais gosta: "Adoro sentar com a equipe, dividir conhecimento, discutir receitas, repensar nossas metas. Nossa equipe hoje sonha junto. E este, definitivamente é meu maior presente." Para Renata, "cozinhar é amar, é dividir com as pessoas um pouquinho de você e receber em troca a realização".

Comemoração em maio

Várias novidades estão programadas para maio, como forma de comemorar o primeiro ano de funcionamento da casa. O novo cardápio será lançado, o site entrará no ar e a programação musical do dia 21 já está definida: a cantora Anna Lú mostra seu show acústico aos clientes.

O restaurante também lançou uma linha de produtos, como bolos, tortas, brigadeiros de colher e uma série de molhos, que os clientes podem levar para casa. A ideia é incrementar ainda mais o projeto e inaugurar, daqui a pouco tempo, o Emporium Amici, que será um espaço dentro do próprio restaurante.

Informe-se sobre o local

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais