O "Guia" selecionou 24 restaurantes participantes da São Paulo Restaurant Week que são estreladas pelo crítico da Folha Josimar Melo. As casas abaixos receberam a avaliação de uma estrela, ou seja, são consideradas boas.
Entre os dias 4 e 17 de março, mais de 250 casas do Estado de São Paulo participam do evento. Restaurantes, bares e cafés servirão menus completos de almoço e jantar (com entrada, prato principal e sobremesa) a preços fechados (R$ 34,90 de dia e R$ 47,90 à noite). Bebidas e taxas de serviço não estão inclusas no valor.
- Veja a página especial da Restaurant Week
- Restaurant Week começa nesta segunda em SP com mais de 250 casas; saiba mais
- Confira os cardápios de 6 restaurantes japoneses da Restaurant Week
AMERICANA
210 Diner
Com decoração pop e trilha sonora norteada pelo rock, a casa de Benny Novak (do Ici Bistrô e Tappo) aposta em clássicos norte-americanos.
Almoço: nachos com chile são a opção para abrir o apetite antes da torta de frango com salada (prato principal). Na sobremesa, há cheesecake.
Jantar: as costelinhas ao molho barbecue acompanhadas por milho e "coleslaw" (saladinha de repolho) são as estrelas da noite.
ÁRABE
Arabia
Cozinha libanesa autêntica e feita com esmero é a aposta da casa localizada na zona oeste da cidade.
Almoço: a salada de agrião, tomate-cereja, uva e queijo de cabra é a entrada para o quibe de massa de trigo e abóbora com escarola e grão-de-bico.
Jantar: a salada de grão-de-bico com trigo precede opções como sobrecoxa de frango servida com sêmola.
ta com esmero é a aposta da casa localizada na zona oeste da cidade.
BRASILEIRA
Capim Santo
Em uma casa arborizada, a chef Morena Leite resgata receitas nacionais com toque autoral.
Almoço: a costela desfiada com canjiquinha e requeijão do Norte é um dos pratos principais do cardápio.
A galette de tapioca com coco, servida com sorvete de cupuaçu, é uma boa pedida para finalizar.
Jantar: o bolinho de mandioca com queijo da serra da Canastra é opção de entrada. O nhoque de banana-da-terra com carne-seca e molho de ervas (prato principal) só é servido no jantar.
Tordesilhas
A chef Mara Salles, grande pesquisadora da cozinha brasileira, oferece receitas típicas de diferentes regiões do país.
Jantar: no menu, há bolinho de pirarucu e conserva de maxixe na ala das entradas. Como prato principal, vale provar o lombo de panela com batatas caramelizadas acompanhado de arroz com pequi. Pavê de abacaxi adoça o paladar.
CARNES
O Templo da Carne - Marcos Bassi
Com vasta experiência no ramo das carnes, Marcos Bassi supervisiona a qualidade dos produtos oferecidos em seu restaurante e no empório anexo.
Jantar: a entrada é composta de itens como pão italiano, abobrinha recheada de tomate seco e patê de cenoura. Ela é servida antes do bombom de alcatra grelhado mais farofa e arroz do chef.
CHINESA
Ping Pong
Filial da badalada rede inglesa especializada nos "dim sum" (pequenas porções de comidas típicas).
Almoço: salada abre a refeição para um combinado que traz itens como o rolinho chinês de vegetais frito e "dumpling" (pequena trouxinha de massa) de camarão e caranguejo.
*Jantar: * à noite, as opções mudam um pouco, com folhado de carne e um "dumpling" de camarão e cebolinha francesa.
FRANCESA
L'Amitié
O chef francês Yann Corderon aposta nos ícones da culinária de seu país.
Almoço: o supremo de frango com cuscuz marroquino ao molho de frutas secas é um dos pratos principais.
Jantar: sopa de cebola pode ser boa opção antes de partir para o salmão com crosta de camarão seco, purê de mandioquinha e creme "bisque".
Le Vin (Higienópolis)
Em frente à praça Vilaboim, a casa é dedicada aos clássicos da cozinha da França.
Almoço: guisado de rabada com tomate é uma das sugestões de prato. Para a sobremesa, é possível escolher o sabor da musse, que pode ser de cheesecake.
Jantar: duas opções de principal são o filé de saint peter com molho de limão e a barriga de porco mais chucrute e maçãs caramelizadas.
Marcel
Aberto em 1955, o restaurante está sob o comando do jovem chef Raphael Despirite Durand, que passeia por pratos clássicos e autorais.
Almoço: a salada do chef (folhas e bacon) pode abrir o apetite para o salmão crocante com acelga chinesa e purê de cenouras e gengibre.
Jantar: o suflê de queijo gruyère com cubinhos de bacon e o bacalhau em lascas com batatas e cebolas confitadas estão entre as sugestões de prato principal da casa.
INDIANA
Tandoor
Em um ambiente pequeno, claro e decorado com peças indianas, oferece uma cozinha típica.
Almoço: o frango ao curry é o prato principal do restaurante durante o evento. Para fechar a refeição, prove os bolinhos de leite com essência de rosas.
Jantar: o pastel recheado com lentilha e especiarias é a entrada para o "malai murg", prato de peito de frango temperado com creme de leite e molho de castanha-de-caju.
ITALIANA
Apriori
Com instalações confortáveis e jardim aberto nos fundos, o restaurante da zona sul oferece cozinha italiana clássica.
Jantar: serve o pernil de cordeiro ao molho rôti e risoto de limão-siciliano e alecrim como prato principal. Receita da casa, o "aveludado" (lembra uma musse) de chocolate ao leite também marca presença no menu.
Mangiare
Instalado em um antigo galpão, acaba de reabrir as portas depois de um período de reformulação nos menus. A cozinha é tocada pela chef Thalita Barros.
Almoço: oferece nhoque de batata-doce e costela bovina com macarrão cabelo de anjo e sálvia como opções de prato principal.
Jantar: a língua fatiada ao molho de atum e alcaparras é uma das entradas para a lasanha de berinjela. O tiramisù de rapadura é a surpresa do menu.
Vicolo Nostro
Um grande galpão, que remete a uma praça italiana, é o cenário deste restaurante.
Almoço: oferece três opções de prato: fraldinha com risoto de shiitake, filé de bagre americano ao molho de limão-siciliano e risoto de tomates, abobrinha e brie.
Vinheria Percussi
Tocada pelos irmãos Percussi, a casa lista receitas do norte da Itália com toques contemporâneos.
Jantar: o fettuccine de pimenta-preta servido com molho de mexilhões é o destaque do cardápio. Experimente também os cannoli sicilianos, tubinhos de massa que, depois de fritos, são recheados com creme de ricota.
JAPONESA
Hideki
A casa é especializada na culinária japonesa tradicional, com boa oferta de peixes.
Almoço: o macarrão de trigo sarraceno -que pode ser servido em caldo de peixe frio ou quente- acompanhado de tempurás é uma das pedidas de prato.
Jantar: o ceviche pode preceder sugestões como a versão míni do tirashi, prato com 12 cortes de peixe acompanhados de arroz temperado e missô shiru.
Sakagura A1
A casa do chef Shin Koike (Aizomê), que remonta ao Japão dos anos 1930, foi inaugurada em 2012.
Almoço: rabada ao molho curry com arroz japonês é o destaque do menu da casa. Na sobremesa, experimente o sorvete de rapadura com gelatina de café.
Jantar: oferece duas opções de prato: a pescada cozida com arroz negro e pupunha e o medalhão de filé-mignon de porco com risoto de takana (espécie de mostarda).
Shintori
Um imponente jardim oriental chama a atenção nesta casa ampla e sóbria dos Jardins.
Jantar: entre as atrações, há o Shokado Bento (degustação servida em caixa oriental, com típicas iguarias) e o salmão assado com salada, arroz e missô shiru.
PERUANA
Suri Ceviche Bar
Aconchegante, o restaurante destaca no menu o ceviche, mas também há pratos quentes.
Jantar: a banana-da-terra coberta por purê de tomate e queijo meia cura é entrada para o ceviche de peixe-branco com molho de pimentões, mostarda de Dijon, milho, cebola roxa, abacate e coentro.
PESCADOS
Porto
O antigo Porto Rubaiyat assumiu apenas o primeiro nome. Os pescados e frutos do mar continuam sendo a especialidade da casa.
Almoço: a pescada-amarela na companhia de legumes ao forno é uma das sugestões de prato principal. "Tapas" espanholas iniciam a refeição.
Jantar: entre as atrações, há o leitão pururuca e o talharim enriquecido por frutos do mar. Doce de leite arremata a visita.
PORTUGUESA
Bacalhoeiro
Em um amplo salão decorado com um jardim vertical, a casa tem na cozinha o chef Francisco Everaldo da Silva, ex-Antiquarius e A Bela Sintra.
Almoço: há duas opções de prato: o bacalhau à Gomes de Sá e o filé ao vinho tinto com brócolis e batatas.
Tasca da Esquina
O restaurante do português Vítor Sobral é uma filial do endereço homônimo que o chef mantém em Lisboa.
Almoço: oferece bacalhau com natas e o filé de frango com batata-bolinha, cogumelos e um embutido.
VARIADA
AK Vila
Em ambiente moderninho, a chef Andrea Kaufmann transita por diferentes cozinhas em sua casa na região da Vila Madalena.
Almoço: ceviche de peixe e lulas com romã e batata-doce grelhada pode preceder opções como o risoto de cordeiro com hortelã, coalhada e cebola frita ou a costelinha de porco e abóbora grelhada.
Jantar: às duas opções de entrada do almoço acrescenta-se a "shakshuka", uma frigideira de tomates, linguiça, pimenta, ovos e pão de cebola. Os três pratos principais do dia se repetem à noite.
All Seasons
O chef suíço Christophe Besse combina influências contemporâneas com ingredientes nacionais.
Jantar: prove o canelone acompanhado de confit de salmão e molho champanhe. Experimente a tortinha de café com uma carolina recheada de sorvete de menta.
Obá
Na casa colorida, encontram-se cozinhas tradicionais de quatro países: Tailândia, México, Brasil e Itália.
Almoço: oferece burritos recheados com pernil e servidos com "frijolitos" negros, arroz, guacamole e salsa e o penne ao molho de tomate e acompanhado de camarão e abobrinha.
Jantar: a salada de palmito e camarão pode ser a entrada para opções como a costelinha de porco com canjiquinha de milho e vinagrete.
Comentários
Ver todos os comentários