Conheça 15 casas italianas que participam da Restaurant Week

Com mais de 250 casas participantes, fica difícil escolher aonde ir durante a São Paulo Restaurant Week, que ocorre até 16 de setembro.

Até lá, os estabelecimentos irão servir menus completos (entrada, prato principal e sobremesa) no almoço e/ou no jantar por preços fixos: R$ 31,90 ou R$ 43,90, respectivamente.

O roteiro abaixo traz 15 opções de restaurante italianos que fazem parte do evento, para quem quer comer boas massas e comidas típicas.




Alimentaria Di Sergio Arno
Comida italiana com assinatura do chef Sergio Arno servida em um ambiente pequeno e informal.
Jantar: polenta cremosa com gorgonzola precede o ravióli de brie e amêndoas na manteiga e sálvia.
Informe-se sobre o local

Basilicum Trattoria
O espaço traz culinária italiana bem-feita e sem segredos.
Almoço: sopa de cebola é opção de entrada para filé-mignon ao molho de vinho com risoto de parmesão.
Jantar: salmão com linguini ao molho de limão com tirinhas de legumes é um dos pratos.
Informe-se sobre o local

Bottega
Chão vermelho e garrafas de vinho procuram transmitir um espírito toscano à casa.
Almoço: salada panzanella (com pão) precede o polpettone de carne com espaguete ao funghi.
Jantar: figura entre as receitas o robalo assado com espaguete ao pesto.
Informe-se sobre o local

Brown Sugar
Badalada, a casa de menu italiano tem entre os sócios Tarik Taha e Ricardo Mansur.
Almoço: as sugestões de entrada são creme de abóbora com bacon crocante ou bruschetta de shimeji. Para principal, bife ancho com purê de batata.
Informe-se sobre o local

Empório Ravioli
Em uma ruidosa atmosfera, é servida uma cozinha italiana cuidadosamente elaborada pelo chef Roberto Ravioli.
Jantar: traz como alternativa de entrada a polenta cremosa ao mascarpone com ragu de rabada e perfume de pesto de agrião. Como opção de prato principal, tortelli de cordeiro ao perfume de manteiga trufada e amêndoas torradas.
Informe-se sobre o local

Gigetto
Fundado em 1938, o restaurante tem ambiente familiar e agitado. O cardápio é tradicional, com itens de cantina.
Jantar: uma das opções de entrada é a forminha de ricota, tomate seco e manjericão com patê de azeitonas pretas. Na sequência, ravióli de vitelo com tomates e "mix" de cogumelos. Crepe de morangos e chocolate com sorvete de creme encerram a refeição.
Informe-se sobre o local

La Grassa
Oferece releituras de pratos italianos em ambiente rústico e bem iluminado.
Jantar: "mix" de entradas tradicionais italianas (bruschetta de figo, presunto cru, tomate assado, salada de folhas com vinagrete de pistache). Logo depois, duas sugestões: risoto de cordeiro, espinafre, radicchio e tomate-cereja ou ravióli de maçã com gorgonzola e molho de funghi com escarola. Para sobremesa, torta musse de coco queimado e calda de baba de moça.
Informe-se sobre o local

La Pasta Gialla
Do "restaurateur" Sergio Arno, as casas da rede servem massas e também funcionam como "bruschetterias".
Almoço: polpettone com recheio de queijo de cabra e tagliolini na manteiga e sálvia (prato principal) e pudim de pão italiano com calda de caramelo (sobremesa) são opções sugeridas no menu.
Jantar: destaque para o pintado ao molho de coco e açafrão com risoto de ervas e tomate (prato principal) e para a torta folhada de maçã com sorvete de canela (sobremesa).
Informe-se sobre o local

Mangiare
Instalado em um antigo galpão, tem ares modernos e faz bom uso da luz natural.
Almoço: oferece língua bovina e purê de batata. Para arrematar, míni baba ao rum com doce de leite e raspas de queijo da serra da Canastra.
Jantar: a tradicional sopa toscana com pão e molho de tomate fresco precede o ossobuco com tutano e polenta cremosa. Para sobremesa, massinha frita com cobertura de chocolate.
Informe-se sobre o local

Montechiaro
A cantina do Bexiga aberta em 1974 oferece pratos italianos tradicionais.
Almoço: caponata ou salada caprese são as sugestões de entrada. Para principal, linguini negro com salmão e palmito com tomate. De sobremesa, creme de morango ou pudim de leite.
Jantar: entre as sugestões, lula à provençal de entrada, seguida de cabrito assado com batata corada e brócolis ou ravióli verde de mozarela de búfala. Tiramisù para finalizar.
Informe-se sobre o local

Quattrino
Badalado, o restaurante tem um agradável ambiente com cores claras. Serve comida italiana e sugestões brasileiras.
Almoço: uma das combinações sugeridas no cardápio é carpaccio de carne, seguido por truta grelhada com creme de espinafre e arroz e creme de banana como sobremesa.
Jantar: creme de mandioquinha com gengibre ou burrata com pesto de azeitonas e rúcula são sugestões de entrada. Para o prato principal, experimente o penne Falabella, com requeijão cremoso, alho-poró e tomate.
Informe-se sobre o local

Spago
A casa do chef Carlos Bertolazzi, também do Zena Caffé, é dedicada à cozinha italiana das "mammas" dos Estados Unidos.
Almoço: a polenta cremosa com cogumelos figura como uma das opções de entrada e pode preceder o penne ao molho de gorgonzola, nozes e maçã verde. O sorvete com farofa de pistache é boa pedida para a sobremesa.
Jantar: são boas opções a tradicional parmigiana de berinjela, o atum selado com cuscuz de quinoa e o trio de fondant de chocolate com chantili de avelã para a sobremesa.
Informe-se sobre o local

Vinheria Percussi
Tocada pelos irmãos Percussi, a casa lista receitas do norte da Itália com toques contemporâneos. Há boas opções de vinho.
Jantar: oferece como entrada o flã de abobrinhas ao molho de tomates, que vem antes do tortelli artesanal recheado com carne de cordeiro, preparado com manteiga trufada e sálvia fresca. Para fechar, torta de chocolate com caramelo de café.
Informe-se sobre o local

Villa Cioé
Charmosa, a casa de inspiração toscana engrossa o time da rua Tupi, reduto gastronômico.
Almoço: massa recheada de lombo, mortadela e parmesão ao molho de tomate é um dos pratos principais do menu especial.
Jantar: a panzanella é uma das sugestões de entrada. Entre os principais, massa fresca com ragu de bacalhau. Para a sobremesa, risoto de coco com figo assado.
Informe-se sobre o local

Vicolo Nostro
Um grande galpão na zona sul, que remete a uma praça italiana, é o cenário onde pratos são servidos com esmero.
Almoço: de entrada, folhas, molho de gorgonzola e nozes, e duas opções de prato principal: massa fresca com corações de alcachofras italianas e molho cremoso de queijos ou risoto com ossobuco. Musse de chocolate branco com calda de chocolate meio amargo finaliza.
Informe-se sobre o local

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais