Crítica: Restaurante italiano completa uma década sem perder qualidade

Até este sábado (6), a Osteria del Pettirosso comemora dez anos com um menu especial. Passada a celebração, fica a proeza de uma casa tão "low profile" manter-se há uma década no competitivo terreno italiano sem perder a qualidade.

É que este restaurante quase escondido nos Jardins tem peculiaridades: seu tamanho diminuto e a administração familiar (marido na cozinha, mulher no salão) são típicos das autênticas osterias e sua cozinha romana é uma especialidade rara na cidade.

É de Roma o chef Marco Renzetti, e é esta a culinária que ele celebra. Suas massas são agarradas à tradição. Ele garante —e é passível de se acreditar— que seu molho carbonara leva pancetta curada na casa somente com pimenta-do-reino, ovos caipiras próprios e pecorino. Os maccheroncini al dente levam simplesmente tomate, linguiça toscana, malagueta e pecorino. O linguine aos frutos do mar pode exibir, entre conchas de vôngole e mexilhão, um lagostim cozido à perfeição.

Macarrão à carbonara é um dos pratos tradicionais servidos na Osteria Del Pettirosso
Macarrão à carbonara é um dos pratos tradicionais servidos na Osteria Del Pettirosso - Tadeu Brunelli/Divulgação

Nem sempre ele resiste a um toque pessoal —que será surpreendentemente bem-vindo no caso do espaguete al pomodoro (em que usa a água do tomate para dar um delicado sabor) e que também está presente na saltimboca alla romana (com vitela cozida à baixa temperatura).

Pratos com apresentação modernizada não são um primor de "food design", mas não desapontam o paladar —caso da língua bovina ao molho de cebola agridoce, levemente apimentada, e da dobradinha, servida em largos "filés", com tomate, pecorino e hortelã.

Verdade que uma acidez exagerada no molho incomodou a polenta com sugo de linguiça e costela suína; faltou um tico de densidade ao molho de frutos do mar; e preferiria o tiramisù com a massa menos firme, mais fundida ao café —quem sabe uma questão de estilo. Mas, falando em sobremesa, é uma bela proposta a torta doce de polenta, mel e ricota fresca assada.

Avaliação: bom

Al. Lorena, 2.155, Jardim Paulista, região oeste, tel. 3062-5338. 65 lugares. Ter. a qui.: 12h às 15h e 19h às 23h. Sex.: 12h às 15h e 19h às 23h30. Sáb.: 12h às 16h e 19h às 23h30. Dom.: 12h às 16h30.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais