Crítica: Menu do novo Tangará Jean-Georges justifica fama de chef francês

Jean-Georges Vongerichten, o francês da Alsácia que fez a América e tem seu nome em 30 restaurantes pelo mundo, assina o novo Tangará Jean-Georges, no luxuoso hotel Palácio Tangará.

O restaurante tem bela decoração sóbria, cardápio breve e variado e uma cozinha que espelha o repertório do chef, embora nem sempre impecável. Difícil replicar obras de arte culinária; Joël Robuchon consegue, mas, como me disse uma vez, só abre um restaurante no mundo quando tem, para comandá-lo, um chef que trabalhou com ele por ao menos dez anos.

Um luxo que Jean-Georges não se dá. No Brasil, sua bandeira está nas mãos de profissionais competentes (o chef Felipe Rodrigues e o chef-geral do hotel, Pascal Valero), mas que ele conheceu no projeto do hotel.

Brioche com gemas confitadas e caviar é exemplo de cozinha francesa sólida e moderna
Brioche com gemas confitadas e caviar é exemplo de cozinha francesa sólida e moderna - Gabriel Cabral/Folhapress

O resultado oscila. Há pratos que bem justificam a fama do mentor. O delicioso brioche com gemas confitadas e caviar (do menu-degustação) é cozinha francesa sólida e moderna. O excitante sashimi (na real, um tiradito) de peixe com erva-cidreira, tapioca, coco, limão, frutas e pimenta vermelha é a cara fusion, asiática, de Jean-Georges, como nos seus clássicos sushi crocantede  salmão (com molho de pimenta chipotle) e robalo com crosta de especiarias e molho agridoce (mel, shoyu, limão).

Já o camarão, passado demais, compromete o bom curry verde. O apimentado molho habanero, que comporia bem com lascas de carne e arroz tailandês, aqui conflita com a peça de entrecôte grelhada, enquanto o prime-rib suíno, envolto em presunto cru, de carne rígida, requer mais sabores que os dos brandos cogumelos em vinho branco.

Na entrada, as pizzas são bela surpresa (como a de cogumelos e ovo). Na sobremesa, a musse de chocolate com sorvete de matchá e sorbet de hortelã é um bálsamo, obviamente melhor que o petit gâteau que Jean-Georges espalhou pelo mundo com o desagradável gosto de massa de bolo crua.

Avaliação: bom

R. Dep. Laércio Corte, 1.501, Paraíso do Morumbi, região oeste, tel. 4904-4072. 84 lugares. Seg. a qui.: 6h às 10h, 12h30 às 15h e 19h às 23h. Sex.: 6h às 10h, 12h30 às 15h e 19h às 23h30. Sáb.: 6h às 11h, 12h30 às 15h e 19h às 23h30. Dom.: 6h às 11h, 12h30 às 15h e 19h às 23h. CC: V, M, AE, D. Valet a partir de R$ 30. $$$$$

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais