Nestes dias de quarentena, não é preciso ir muito longe: basta rolar a timeline nas redes sociais para perceber que duas das principais atividades de quem está em isolamento social são cozinhar e assistir a filmes e séries no streaming.
Foi também nas redes sociais que surgiu a comoção em torno de "O Poço", uma produção espanhola que estourou na Netflix e ocupou o Top 10 da plataforma em diversos países —entre eles, o Brasil.
Nela, uma prisão vertical abriga um par de detentos por andar —são dezenas e dezenas deles. Bem no meio do prédio, uma plataforma passeia todos os dias, de cima a baixo, levando um banquete.
Aqueles do topo têm vantagem, já que nos níveis mais baixos os presos ficam com os restos. Todos os meses eles mudam de andar, mas alguns não chegam a cumprir a totalidade de sua pena.
Um prato que ganha destaque na trama —fique tranquilo, não iremos contar o motivo— é a panna cotta, delicada sobremesa da região italiana de Piemonte.
Para quem ficou curioso para provar o doce ou prepará-lo em casa, o chef Benny Novak ensina a receita servida na Tappo Trattoria, na região dos Jardins, em São Paulo. O restaurante está com as atividades suspensas temporariamente como medida de combate ao coronavírus, mas restaurantes como o clássico Vecchio Torino têm o doce no menu do delivery.
Tradicionalmente, a sobremesa é servida com calda de frutas vermelhas. Na versão de Novak, ela ganha uma de caramelo. Confira.
Ingredientes da calda de caramelo:
- 2 e ¼ xícaras (300 g) de açúcar
- ½ xícara (100 ml) de água
Ingredientes da panna cotta:
- 1 l de creme de leite fresco
- 1 xícara de açúcar
- ½ pacote de gelatina sem sabor e incolor
- 2 colheres de sopa de água quente
- 1 fava de baunilha
Preparo da calda:
1. Misture a água e o açúcar e leve ao fogo baixo. Deixe cozinhar até formar um caramelo claro, mas não mexa
2. Despeje o caramelo em forminhas individuais ou, se preferir, em uma forma grande.
Preparo da panna cotta:
1. Em uma panela, misture o creme de leite, o açúcar, a fava de baunilha e deixe esquentar bem. Enquanto isso, dissolva a gelatina na água quente seguindo as instruções do produto
2. Quando o açúcar dissolver, retire o creme do fogo e deixe esfriar até que fique morno. Então, adicione a gelatina e misture
3. Coloque o creme em uma tigela e, em seguida, coloque essa tigela sobre outra maior com água e gelo —ou seja, faça um banho-maria frio. Vá mexendo até o creme esfriar por completo
4. Despeje o creme nas formas onde, antes, foi adicionado o caramelo. Esse processo evita que a panna cotta decante)
5. Leve à geladeira por 24 horas. Para desenformar, esquente a forminha com as mãos e passe uma faca em torno, separando-a com muito cuidado. Vire no prato em que for servir
6. Sirva com frutas vermelhas ou quebre alguns biscotti italianos por cima, como na foto
Comentários
Ver todos os comentários