A lei antifumo entrou em vigor nesta sexta-feira (7), e, pensando em uma alternativa para os fumantes, o Guia consultou cerca de 85 estabelecimentos e comprovou que ainda há muita confusão sobre o que pode ou não ser feito para adequar os espaços à norma. Selecionamos dezenas de locais onde ainda é possível dar tragos, entre comes e bebes. E isso sem deixar as marcas da fumaça nos vizinhos.
- Veja a lista de bares onde ainda é possível fumar
- Saiba quais clubes paulistanos oferecem alternativas aos fumantes
- Guia avalia esquema para fumantes em quatro casas noturnas paulistanas
- Polícia e pistola d'água são armas dos bares para conter fumantes
- Casas criam pulseiras para fumantes e reforçam segurança
- Lei faz locais agendarem obras e mudanças estruturais
- Lei antifumo divide frequentadores e donos de bares e restaurantes
RESTAURANTES
Bar des Arts
Com a lei em vigor, será proibido fumar na varanda e no terraço do restaurante, mas o jardim, ao ar livre, continuará acolhendo os fumantes. Cerca de dez mesas ficam espalhadas nessa agradável área, que, em dias de chuva, não tem proteção.
Informe-se sobre o local
O Bacalhoeiro
Logo na entrada da casa, adornada por azulejos portugueses, há um agradável jardim recoberto por árvores. O lugar, nos dias mais quentes, é um bom escape para os fumantes de plantão. Com apenas quatro pequenas mesas, a área pode ser isolada do salão por meio de uma porta de vidro. O espaço ficará liberado para o cigarro, mas não será permitido fazer refeições completas. Uma carta de vinho do Porto, no entanto, é ótima companhia.
Informe-se sobre o local
Chakras
Com fachada completamente reformulada, ganhou uma área com teto retrátil e portas móveis que viram mesas, com banquinhos para o lado externo do restaurante, na calçada. Nesses assentos, não haverá restrição ao cigarro. A área, no entanto, funciona apenas no almoço, entre terça e sexta, das 12h às 17h30. Para comer, há um menu de tapas --pratos servidos em pequenas porções, como as lulas recheadas com cebola caramelizada e manjericão.
Informe-se sobre o local
Felix Bistrot
Fora do eixo central, ocupa uma casa ajardinada na Granja Viana. Uma espécie de lounge, com bancos de praça e mesas de apoio de pedra, acolhe cerca de 30 fumantes em uma área totalmente aberta, com vista para a piscina. Atenção: não há alternativas para os dias de chuva. Para comer, receitas do chef Alain Uzan, como o risoto de alcachofra com tomate seco, brie e rúcula (R$ 39).
Informe-se sobre o local
Frutaria São Paulo
Nas vizinhanças do parque Ibirapuera, a casa tem ambiente ao ar livre, voltado para a rua, disponível para os fumantes. Protegida por ombrelones, a área acomoda cerca de 80 pessoas, que podem degustar ali mesmo itens de seu cardápio variado, que traz sucos, sanduíches e pratos rápidos.
Informe-se sobre o local
Killa
Nesse restaurante de cozinha peruana, há duas mesas (com três lugares cada uma) dispostas do lado de fora da casa, na calçada, onde o cigarro permanecerá liberado. A janela de vidro que separa o espaço do salão será mantida fechada sem alterar o funcionamento da área interna, munida de aquecedor e ar-condicionado.
Informe-se sobre o local
Mercearia do Francês
A casa, que foi palco para ilustrar a campanha do governo da lei antifumo, vai criar um lounge numa área fora do restaurante para acolher clientes fumantes.
Informe-se sobre o local
Grand Hyatt
Os três restaurantes do hotel Grand Hyatt, Eau, Kinu e Grand Caffè irão manter suas áreas reservadas aos fumantes. São espaços abertos com 16, 20 e 30 lugares, respectivamente.
Informe-se sobre o local
Informe-se sobre o local
Informe-se sobre o local
Oliva
A reforma finalizada no fim de junho tornou o espaço da frente da casa melhor aproveitado: o jardim ganhou cinco pequenas mesas, isoladas do salão por uma porta que será mantida fechada. Apesar do toldo retrátil, que cobre as mesas, a área não é adequada para os dias de chuva.
Informe-se sobre o local
Piola
Na unidade de Indianópolis, a pizzaria tem um lounge com sofás e mesinhas de apoio, num terraço com cerca de 10 m de recuo, separado do salão por porta de vidro. Em Higienópolis, ocupa um predinho de três andares. No último, uma área ao ar livre, com vista para a praça Vilaboim, pode acomodar fumantes.
Informe-se sobre o local
Praça São Lourenço
O espaço antes dedicado aos carros ganhou novos ares por conta da lei. Desde junho, quando a casa proibiu cigarro, a área foi incrementada com mesinhas, cadeiras e bancos de praça para acomodar cerca de 15 fumantes. Ombrelones ajudam a proteger os clientes nos dias de chuva, mas vale registrar que o espaço é bem aberto e cercado de árvores.
Informe-se sobre o local
Sal
A cozinha do chef Henrique Fogaça poderá ser apreciada normalmente pelos fumantes, na área ao ar livre. No pátio da galeria Vermelho, a casa disponibiliza quatro mesinhas e uma mesa comunitária, para dez pessoas, no espaço onde o cigarro é liberado.
Informe-se sobre o local
Spot
A área de espera do restaurante tem tudo para se tornar um espaço hype de fumantes. Com aquecedor para as noites mais frias, o local tem bancos para beber e petiscar. Já a pedida para quem optar por uma refeição mais elaborada é entrar no salão, onde não é permitido fumar, e dar as suas escapadas de vez em quando.
Informe-se sobre o local
Leia mais em Restaurantes
- Caipirinha à vontade e canivetes são atrativos para o Dia dos Pais
- Nhoque ganha feijões e favas em receitas de festival em SP
- Bistrô busca clientes em casa para degustação de risotos
Leia mais no Guia da Folha Online
- "Moscou", de Eduardo Coutinho, chega aos cinemas; veja lista de estreias
- Com duas indicações ao Prêmio Shell, "Réquiem" abre temporada na Funarte
- Montanha-russa ao contrário e 310 "monstros" estão em eventos de terror
Especial
Livraria
- Livro explica o CIGARRO como prazer e risco e mostra tabagismo como epidemia; leia capítulo
- Livro de Jairo Bouer explica a adolescentes risco de álcool, CIGARRO e drogas
As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações |
Comentários
Ver todos os comentários