Em nova fase, italiano Ristorantino segue com menu mais clássico

Um dos restaurantes mais promissores do ano passado, o Loi Ristorantino passou por uma reviravolta seis meses atrás com a saída da operação do seu chef e sócio, o italiano Salvatore Loi, conhecido por sua longa carreira anterior no restaurante Fasano.

Em pouco tempo, porém, a casa se estabiliza na nova fase, agora chamando-se somente Ristorantino e mantendo à cabeça o sócio Ricardo Trevisani.

As panelas foram assumidas pelo antigo (e jovem) subchef Henrique Schoendorfer, 29, que não teve dificuldades com receitas que se tornaram marcantes na abertura do restaurante —como o ravióli com recheio de carbonara e molho de limão-siciliano, ou as pappardelle recheadas de cordeiro ao molho da própria carne e aroma de tomilho.

Crédito: Renan Magalhães/Divulgação Ravioli di Pesce com Bottega di Muggine, massa recheada com peixe ao tomilho e ovas secas
Ravioli di Pesce com Bottega di Muggine, massa recheada com peixe ao tomilho e ovas secas

Mas o cardápio, que Loi mantivera mais autoral (um dos motivos da ruptura), ganhou pratos familiares, ou mais fáceis de serem assimilados pelo público que frequenta o circuito de restaurantes abertos pelos profissionais oriundos da tradição do Gero (do grupo Fasano), como este.

Assim, agora estão disponíveis os tortelli recheados de abóbora com molho de manteiga e sálvia (e amêndoas); cappelletti in brodo; tonnarelli (massa fresca) cacio e pepe (pecorino e pimenta-do-reino); linguine com vôngole e pimenta vermelha; ossobuco de vitelo com risoto de açafrão.

O novo chef não fica só por aí —também acrescenta pratos mais imaginativos como bauletti (massa de nhoque de batata) recheados com rabada e servidos com molho da rabada e fatias de lardo de Colonatta, intenso e marcante. E executa seu menu com competência.

Equilibrando-se entre o velho e o novo, o Ristorantino vai tomando pé sem sobressaltos.


Restaurante Ristorantino — bom

R. Dr. Melo Alves, 674, Cerqueira César{oeste}, tel. 3063-0977. Seg. a qui.: 12h às 15h e 19h às 24h. Sex.: 12h às 15h e 19h à 1h. Sáb.: 12h às 17h e 19h à 1h. Dom.: 12h às 17h.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais