Saiba onde encontrar produtos orgânicos na capital paulista

-

Não é difícil encontrar produtos orgânicos, agroecológicos ou provenientes de pequenos agricultores locais em São Paulo.

Alimentos orgânicos ganham destaque em restaurantes, feiras e mercados; clique aqui e veja mais

Abaixo, o "Guia" indica mercados, empórios, feiras, lojas e cafés onde é possível encontrar alimentos e outros produtos.


Armazém do Campo

Num galpão decorado com bandeiras coloridas, são vendidos produtos orgânicos e agroecológicos vindos de assentamentos do MST. Para consumo no local, há café, salgados e doces.

Al. Eduardo Prado, 499, Campos Elíseos, região central, tel. 3333-0652. 40 lugares. Seg. a sáb.: 8h30 às 20h.

Casa Orgânica

Inaugurado em abril, na Vila Madalena, o mercado comercializa produtos orgânicos certificados. Além de feira, tem bebidas alcoólicas, cosméticos e até peças íntimas feitas com algodão orgânicos.

R. Fidalga, 346, Pinheiros, região oeste, tel. 3813-0800. Seg. a sex.: 11h às 19h. Sáb.: 9h às 17h. 

Empório Frutaria - Oscar Freire

Com inauguração oficial marcada para esta sexta (9), o local integra a família da Frutaria São Paulo. Além de empório, com verduras e legumes de pequenos produtores, grãos e cereais vendidos a granel, o local tem lanchonete, sushi bar e um restaurante com receitas fit. Não deixe de provar o açaí.

R. Oscar Freire, 433, Cerqueira César, região oeste, tel. 3467-6558. Seg. e dom.: 10h às 24h. Ter. a sáb.: 10h à 1h.

Feira de Orgânicos

Nas manhãs de terças e quintas, a feirinha oferece folhas, verduras, legumes, pancs e flores comestíveis, vendidos diretamente pelos produtores, no espaço cultural Epicentro.

R. da Consolação, 3.423, Cerqueira César, região oeste, s/ tel. Ter. e qui.: 9h às 15h.

Firma 269

Novidade na zona leste, o misto de empório de produtos orgânicos e restaurante de culinária vegana deve abrir as portas no dia 17/6. Lá, a chef Suzy Cardoso vai preparar receitas com verduras e legumes vindos do sítio da família, em São Miguel Arcanjo (SP). O foco da casa está na produção de queijos, salgados, pratos prontos e congelados para pronta-entrega ou encomenda, como a jacalinhada com arroz integral e quinoa.

R. Carutana, 12, Vila Formosa, região leste, tel. 95878-8594. Ter. a sáb.: 10h às 18h. 

Churrasco de seitan acebolado defumado artesanalmente com batatas gratinadas
Churrasco de seitan acebolado defumado artesanalmente com batatas gratinadas - Divulgação

Instituto Chão

O espaço, que comercializa produtos agroecológicos, funciona com base em princípios da economia solidária: o que é encontrado por lá é vendido pelo preço do produtos para o público que, em troca, deixa contribuições para que o espaço possa se manter —essa é a única fonte de financiamento do Instituto. Além de uma feira de alimentos orgânicos, há uma mercearia com pães, queijos, temperos e outros itens de pequenos produtores e cooperativas.

R. Harmonia, 123, Sumarezinho, região oeste, tel. 3530-0907. Seg., qua., qui., e sex.: 8h às 13h30. Ter.: 8h às 15. 

Feira do Instituto Chão *** ****
Feira do Instituto Chão, na Vila Madalena - Divulgação

Mercado Aldeia

Inaugurado em abril, oferece produtos orgânicos, dando preferência aos pequenos produtores e cooperativas. Além de feira e mercearia, a casa também tem restaurante vegetariano, que funciona com serviço de bufê: por R$ 28,90 come-se à vontade.

Av. Cotovia, 385, Indianópolis, região sul, tel. 98943-1686. Seg. a sáb.: 8h às 21h. Dom.: 10h às 17h. 

Divulgação. Ambiente do Mercado Aldeia, inaugurado em abril, na região de Moema.  ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Ambiente do Mercado Aldeia, inaugurado em abril, na região de Moema - Divulgação

Organique-se

Recém-inaugurado, o espaço reúne feira, empório e restaurante. O menu acompanha a sazonalidade dos ingredientes e é atualizado constantemente, mas algumas opções são fixas, caso do hambúrguer de beterraba Para adoçar o paladar, prove o pão de mel vegano. Os itens da feira também podem ser comprados via delivery.

R. Gomes de Carvalho, 1.212, Vila Olímpia, região sul, tel. 3467-5110. 70 lugares. Seg. a sex.: 11h30 às 18h30. 

Hambúrguer de beterraba do Organique-se
Hambúrguer de beterraba do Organique-se - Divulgação

Orgânico 35

O pequeno empório, dos mesmos sócios do Site dos Orgânicos, abriu as portas no fim de maio. No espaço, que tem como proposta limitar sua margem de lucro a 35%, dá para encontrar frutas, verduras, legumes, grãos, farináceos e outros produtos certificados.

R. Mq. de Itu, 456, Vila Buarque, região central, tel. 3486-0330. Ter. a sáb.: 8h30 às 14h.

Quitandoca

A quitanda de produtos agroecológicos divide espaço com o bar Pitico. Lá, dá para encontrar folhas, verduras, grãos, laticínios e outros produtos, que também podem ser comprados por delivery. Em parceria com o bar, serve café da manhã aos domingos.

R. Guaicuí, 53, Pinheiros, região oeste, tel. 3582-7367. Seg. a sex.: 9h às 20h30. Sáb. e dom.: 10h às 16h. 

Sabor de Fazenda

O viveiro oferece mais de 90 espécies de mudas de ervas e temperos orgânicos, além de cursos de jardinagem com diferentes abordagens para adultos e crianças.

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395, Vila Maria Baixa, região norte, tel. 2631-4915. Seg.: 13h às 17h. Ter. a sáb.: 8h às 17h.

Tem Café

Na loja, dá para encontrar grãos de café orgânicos, de produtores nacionais, com muitas opções certificadas. Para beber, serve café do dia, coado, com grãos moídos na hora.

R. Alagoas, 563, Higienópolis, tel. 3661-3239. Seg. a sex.: 8h às 19h. Sáb.: 9h às 19h. Dom.: 10h às 18h.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais