Bares e restaurantes poderão ficar abertos até as 23h em São Paulo

Mudança foi anunciada pelo governo após a capital progredir para a fase verde do plano de reabertura

Esther Morel
São Paulo

A reabertura anunciada pelo governo estadual nesta sexta-feira (9) não mudou as regras gerais para restaurantes e bares de São Paulo —o uso de máscara segue obrigatório, é preciso ter disponibilização de álcool em gel, fazer a medição da temperatura do clientes e manter o distanciamento entre as pessoas. Para isso, a ocupação máxima deve ser de 60%.

Uma das principais mudanças é o aumento do horário de funcionamento dos locais. Os clientes podem permanecer até as 23h, mas o serviço deve ser encerrado normalmente às 22h. No total, o estabelecimento pode ficar aberto por até 12 horas.

A prefeitura afirma que uma regulamentação desses novos horários, com a diferenciação entre período de funcionamento e período de serviço, deve ser divulgada no Diário Oficial nos próximos dias. ​

Antes, bares e restaurantes podiam ficar abertos por apenas oito horas e deviam encerrar as atividades às 22h.

A progressão de 76% do Estado de São Paulo para a fase verde do Plano São Paulo, que prevê a retomada de atividades culturais, permitiu a reabertura parcial de quase todas as atividades e estabelecimentos culturais.

No campo da gastronomia, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), destacou ainda a possibilidade de serem realizadas novas edições do projeto Ocupa Rua, caso a cidade continue na fase verde da reabertura. A iniciativa prevê a utilização de espaços públicos no entorno de restaurantes e bares, como calçadas e ruas, para aumentar a oferta de mesas para clientes e manter o distanciamento social.

Além da capital, a região metropolitana e as regiões de Campinas, Piracicaba, Sorocaba e Taubaté avançaram para a fase verde, que deve ser reavaliada no dia 16 de novembro.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais