Aplicativo do iFood é o que oferece a melhor navegabilidade, diz júri

App tem navegação fácil e intuitiva e é campeão em ranking de melhores deliveries

São Paulo

Um bom design vai além da aparência do produto. Se hoje em dia muito da vida pode ser resolvido com poucos toques na tela do celular, é porque há equipes dedicadas a melhorar a experiência do usuário —ou UX, sigla para “user experience”, em inglês— de sites e aplicativos.

Resumidamente, o design centrado no usuário busca entender o modo de pensar e o comportamento humano para garantir que os usuários que vão se aventurar naquele site ou aplicativo consigam atingir seu objetivo tranquilamente. E o aplicativo do iFood, campeão da categoria com 4,25 pontos, é um bom exemplo disso.

A maneira como o app está desenvolvido torna a navegação quase que intuitiva. É muito simples acessar e ativar os filtros, as seções são bem definidas, os destaques são interessantes. Chega a ser difícil se perder por ali.

Não é preciso quebrar a cabeça para acessar o histórico de pedidos, tampouco para solicitar ajuda caso você tenha tido um problema com uma entrega feita há semanas. Além disso, encontra-se de um tudo na aba perfil: histórico de chat, notificações, pacotes e cupons de desconto. Até um feed com as novidades de seu restaurante favorito existe —o que se torna mais uma mãozinha na hora de ajudar a escolher o que pedir no imenso cardápio de casas disponíveis na plataforma.

O segundo colocado, Rappi , dispõe de qualidades semelhantes, embora a profusão de oferta de serviços possa assustar o usuário menos acostumado com tecnologia.

O terceiro colocado foi o Uber Eats. A plataforma do gigante da mobilidade peca em alguns pontos —embora seja fácil navegar pelas seções na página principal, a aba de busca fica meio caótica, e as seções estão em inglês, o que pode gerar dificuldades.

Além disso, muitos restaurantes usam fotos genéricas no perfil. É mais importante que as imagens sigam a identidade visual proposta pelo aplicativo ou que elas representem o que o usuário vai encontrar naquele restaurante?

Para o Uber Eats, a resposta é a identidade visual. Mas eu tenho uma opinião diferente, após me frustrar algumas vezes ao procurar no cardápio os itens da foto da chamada do estabelecimento e só depois descobrir que eles estão na imagem, mas não no menu.

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