Crítica: Chef Henrique Fogaça reproduz Sal Gastronomia com boas novidades em shopping 

Henrique Fogaça sempre foi um chef talentoso e inventivo, da turma da "cozinha bossa nova" que, com técnicas modernas e tradições nacionais, inovou a gastronomia brasileira. A expansão dos seus domínios se deu notadamente com seus bares. Agora, ele replica seu primeiro e instigante restaurante, o Sal Gastronomia.

E não é uma réplica qualquer: do simpático e discreto ponto de poucas mesas numa vila, ele salta para o luxuoso ambiente do gueto milionário do shopping Cidade Jardim, com dois salões, bar, jardim, terraço e balcão diante da cozinha. O cardápio tem algumas poucas mudanças em relação ao original, sempre de cozinha brasileira contemporânea.

Tambaqui com molho de tucupi e jambu, farinha de Uarini e pimenta-de-cheiro está no menu - Elvis Fernandes/Divulgação

O lugar, no terceiro andar do shopping, com mesas ao ar livre e vista para a cidade, anda lotado. A boa notícia é que, mesmo com tanto movimento, a cozinha vem dando conta.

Há coisas que não entendo. A tostada de polvo é uma torrada com pedaços de maçã verde, e maçã e pão não casam —bem fico ali caçando o polvo e o tomate. O lombo de cordeiro, num ponto impecável, vem com purê de dois queijos (um aligot), funghi e molho de jabuticaba, mas um molho tão doce que parece cordeiro com romeu e julieta —outro casamento (agora a três) bem estranho.

Em compensação, há novidades como o tentáculo de polvo com arroz sete grãos e creme de azedinha, belo contraste de acidez com a quase doçura do polvo. Ou o tambaqui com molho de tucupi e jambu, farinha de Uarini e pimenta-de-cheiro  —deliciosos sabores amazônicos, não só para iniciados: tucupi e jambu comparecem clara, mas delicadamente.

Se a isso se juntam clássicos da casa —como o siri mole crocante, o nhoque de mandioquinha frito na manteiga com ragu de javali e o cupim na manteiga de garrafa com mandioca cozida e farofa de banana, já vale a visita às inóspitas paragens do shopping.

Avaliação: bom

Shopping Cidade Jardim - Av. Magalhães de Castro, 12.000, 3º piso, Butantã, região oeste, tel. 3198-9505. 150 lugares. Seg., ter. e qui.: 12h às 24h. Sex. e sáb.: 12h à 0h30. Dom.: 12h às 22h.  

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais