No Dia do Jazz, saiba quais bares de SP recebem boas bandas do estilo

Inspiradas em clubes de Nova Orleans, casas têm agenda semanal de música ao vivo

São Paulo

Ambientes com luz baixa, paredes de tijolos à mostra decoradas com instrumentos e cardápios regados a vinho são algumas das características dos bares paulistanos que se inspiram nas casas de jazz de Nova Orleans, no sul dos Estados Unidos.

Os redutos do gênero em São Paulo contam com uma agenda recheada de apresentações e são opção para conhecer neste sábado (30), quando é comemorado o Dia Internacional do Jazz.

Show de jazz da banda Groofboogaloo no Madeleine Jazz Bar, na Vila Madalena
Show da banda Groofboogaloo no Madeleine Jazz Bar, na Vila Madalena - Duda Morais/Divulgação

A data foi criada em 2012 pelo pianista, compositor e arranjador americano Herbie Hancock, para celebrar o ritmo que surgiu no início do século 20 entre a comunidade afro-americana. Louis Armstrong, Miles Davis, Billie Holiday e Ella Fitzgerald são alguns dos principais nomes responsáveis por popularizar o jazz pelo mundo, que desembarcou em terras brasileiras por volta dos anos 1950.

A capital paulista abriga bares clássicos, como o All of Jazz e o Bourbon Street Music Club, que funcionam há mais de duas décadas, e também novos, caso do Miles Wine Bar, inaugurado em 2021. A seguir, conheça cinco desses locais e a programação para esta semana.

All of Jazz
O pianista canadense Oscar Peterson foi a inspiração para criar o bar, que se dedica ao jazz desde 1985. A agenda de música ao vivo rola de terça a sábado, em um ambiente discreto. Uísques, coquetéis, caipirinhas e petiscos compõem o cardápio. Neste sábado (30), Dia Internacional do Jazz, a casa recebe show do trio Martino Jazz Band, a partir das 22h30.
R. João Cachoeira, 1.366, Itaim Bibi, região sul, tel. (11) 3849-1345


Bourbon Street Music Club
Aberto em 1993, o espaço é um dos endereços clássicos do jazz na capital paulista. Já passaram pelo palco nomes como B.B. King, Ray Charles e Nina Simone. A programação dedica-se ao jazz, mas também inclui outros estilos, como blues, soul, funk e MPB, com shows de quinta a domingo. Neste sábado (30), o grupo Serial Funkers se apresenta. No domingo, 1º de maio, é a vez do Caravana Tonteria, quarteto liderado por Leticia Sabatella. Para acompanhar o som, a casa tem menu de drinques, cervejas, vinhos e receitas inspiradas na culinária de Louisiana, nos Estados Unidos.
R. dos Chanés, 127, Moema, região sul, tel. (11) 5095-6100 e WhatsApp (11) 97060-0113

Show do músico B.B. King no Bourbon Street Music Club, em 2006
Show do músico B.B. King no Bourbon Street Music Club, em 2006 - Eduardo Knapp-30.nov.2006/Folhapress

JazzB
Outro conhecido reduto do jazz na cidade, a casa na região central tem agenda musical de quinta a domingo. A New Orleans Jazz Band toca a partir das 12h deste sábado, dia 30, e o Eduardo Machado Trio começa o som às 21h. No domingo (1º), sobe ao palco o Etama Septeto, às 18h30. Drinques clássicos, chopes e vinhos são a pedida para acompanhar os shows. Para comer, há entradas e hambúrgueres feitos na brasa.
R. Gen. Jardim, 43, República, região central, WhatsApp (11) 94980-3554


Madeleine Jazz Bar
Nas noites de terça a sábado, a música ao vivo toma conta do clube de jazz de ambiente charmoso na Vila Madalena. Neste sábado (30), a banda Brazil Bop toca um repertório de jazz e bossa nova, a partir das 19h30. O bar se dedica aos vinhos, com uma carta que lista cerca de 60 rótulos de diferentes países, que podem acompanhar os pratos assinados pela chef Ana Soares, da rotisseria Mesa 3. A casa também serve café da manhã e brunch aos sábados e domingos.
R. Aspicuelta, 201, Vila Madalena, região oeste, WhatsApp (11) 96070-0016


Miles Wine & Jazz Bar
O músico americano Miles Davis, um dos principais nomes do jazz, batiza o bar de ambiente despojado. A agenda de música ao vivo é agitada, com apresentações de jazz, blues e soul de quarta a sábado. A partir das 20h30 deste sábado (30), a cantora Juliane Hooper sobe ao palco para um show de soul e blues. Além de uma boa carta de vinhos, o destaque do menu são as pizzas napolitanas de fermentação natural.
R. Antônio de Macedo Soares, 1.373, Campo Belo, região sul, tel. (11) 5092-3270 e WhatsApp (11) 99308-2739

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais