Ao chegar ao It Sushi, cuja segunda unidade acaba de abrir em um trecho cobiçado da rua dos Pinheiros, um cardápio abarrotado de itens é oferecido ao cliente como menu-degustação.
Bem, à semelhança de um, de fato é possível experimentar uma pequena porção de preparos variados e bem apresentados em uma só refeição. Mas, ora, ora, menu-degustação não pressupõe as melhores e mais autorais criações do chef, servidas com parcimônia e vagar, de tal sorte que o cliente possa desfrutar cada elemento?
Parece, portanto, que o It Sushi serve um rodízio travestido —passou ali o raio gourmetizador?— uma sucessão de itens, que podem ser consumidos à vontade e servidos em ritmo acelerado.
Mal dá para conversar, embora o atendimento busque certa delicadeza. Paga-se um preço fixo de R$ 82, no almoço durante a semana, e R$ 109, no jantar, quando incorpora produtos como vieiras e foie gras.
Na sequência, identifica-se a presença questionável de elementos como kani, uma pasta de peixe processado com sabor artificial de siri. Ele surge em preparos como o yakimeshi —apresentado no menu como risoto oriental com legumes, ovo e frango— e em um enrolado empanado.
O azeite trufado, de aroma agressivo, também é usado sem parcimônia. Até as vagens empanadas, já enriquecidas com denso teriyaki, não se livram dele.
Nas frituras, aliás, a gordura sobra em repetidos preparos. Já o camarão surge ultracozido em pelo menos duas situações: no tempurá com molho cremoso, do qual pouco se sente a picância anunciada no cardápio, e no recheio do pão cozido no vapor.
Este parece ter sido feito com antecedência, pois chegou à mesa seco, e uma de suas virtudes é a umidade. A mesma massa envolve a barriga de porco com missô, que deve em untuosidade.
Há uma repetição exaustiva do salmão em tudo quanto é preparo: carpaccio, tartare, sushi prensado, com cream cheese, com molho cítrico.
Quando surge um carpaccio de peixe branco… Qual é o peixe? “Saint peter”, informa o garçom. Pois bem, a nossa tilápia de todo dia, com tempero sutil. Tem mais graça e mais força o ceviche de peixe e frutos do mar, com pimenta-dedo-de-moça e cebola-roxa.
No balanço, a tendência é agradar mais aos mais afeitos aos rodízios do que aos balcões.
Avaliação: ruim
R. dos Pinheiros, 267, Pinheiros, tel. 3213-3001. Seg. a qui.: 12h às 15h e 19h30 às 23h30. Sex.: 12h às 15h e 19h30 às 24h. Sáb.: 12h30 às 16h e 19h30 às 24h. Dom.: 12h30 às 16h e 19h30 às 23h.
Comentários
Ver todos os comentários