Certo ineditismo sempre rondou o cardápio do Corrutela, fincado na sazonalidade e, portanto, reciclado com frequência. Desta vez, porém, há que registrar o feito: o chef Cesar Costa recebe dois dos cozinheiros ingleses mais ativistas das práticas sustentáveis para comemorar um ano de seu restaurante na Vila Madalena, eleito pelo "Guia" como o melhor de 2018.
Nesta quinta (25) e sexta (26), o jantar será de autoria conjunta com Douglas McMaster, do Silo, reconhecido como um dos restaurantes mais sustentáveis do mundo. Instalado na cidade universitária de Brighton, no sul da Inglaterra, está de mudança para Londres depois de arrecadar 900 mil libras em uma campanha de financiamento coletivo.
Eles irão transitar pelas redondezas do Corrutela para coletar os ingredientes que darão forma ao cardápio de seis tempos (R$ 280, com reserva), com paradas em locais como o Instituto Chão, que vende produtos orgânicos a preço de produtor, e um parque para colher plantas selvagens, perícia comum entre Costa e McMaster. N'A Queijaria vão checar a oferta de laticínios brasileiros e, mais adiante, peixes e frutos do mar de Cauê Tessuto, fornecedor celebrado em São Paulo.
As refeições serão harmonizadas pelo jovem sommelier Bruno Bertoli, do Beverino, com vinhos naturais (feitos de uvas orgânicas sem intervenção química) e biodinâmicos (que respeita os princípios da agricultura orgânica e considera as influências celestes e terrestres em organismos), pagos à parte.
Do inovador Where The Light Gets In, cujas receitas excitantes partem de elementos coletados, colhidos e abatidos no dia em uma cidadezinha ao sul de Manchester, virá o chef Joe Otway.
No dia 5/5 ele fará um almoço ao lado da chef Alice Dias, com pratos para compartilhar, servidos à la carte. No dia 7/5, um jantar com Costa, a R$ 260.
Alice, que abrirá em breve seu restaurante em Pinheiros, conheceu Otway quando trabalharam no norte-americano Blue Hill at Stone Barns, a um só tempo local, orgânico e sustentável —esterco vira combustível para aquecer as estufas; ossos são carbonizados para alimentar a churrasqueira; e todo o lixo é compostado para adubar hortaliças.
Mas ela entrou na dança, essencialmente, por compartilhar o mesmo pensamento que esses chefs, que enxergam a sustentabilidade como a nova vanguarda da cozinha.
R. Medeiros de Albuquerque, 256, Jardim das Bandeiras, região oeste, tel. 3032-2443. 46 lugares. Ter. a sex.: 19h às 23h. Sáb.: 12h às 15h e 19h às 23h. Dom.: 13h às 16h. Não aceita tíquetes. Reservas p/foodpass.com.br. $$
Comentários
Ver todos os comentários