Comida di Buteco se adapta à pandemia e entrega pela primeira vez petiscos por delivery

Edição do concurso tem início na sexta (30) com 58 bares participantes em SP

São Paulo

Assim como ocorreu com diversos restaurantes, bares e botequins de São Paulo, o tradicional concurso Comida di Buteco andou na corda bamba na pandemia.

No ano passado, a Covid-19 impediu que o concurso, que elege os melhores petiscos da cidade, acontecesse. De lá para cá, foram quatro adiamentos. Até que a organização decidiu abraçar de vez o delivery, algo que não existia antes na competição —a 21ª edição tem início nesta sexta, dia 30, e vai até 29 de agosto, com todos os endereços participantes entregando seus petiscos e quitutes por delivery por causa das restrições sanitárias impostas pela pandemia.

Nascido em 2000, em Belo Horizonte, o evento hoje se espalha por cerca de 20 cidades do Brasil. Na capital paulista, em que 58 bares competem entre si neste ano, o Comida di Buteco ocorre desde 2012. O Bar do Jão, da zona leste, venceu o título de melhor bar da cidade nas três últimas edições —em 2017, o espaço também foi eleito o melhor do Brasil.

Na competição, os botecos escolhidos precisam criar um petisco especialmente para o evento, avaliados por jurados anônimos. Neste ano, serão analisadas a qualidade do petisco, o atendimento da casa, a temperatura da bebida e a higiene do local. Apenas o público que for presencialmente aos botecos também poderá votar —embora a novidade seja o delivery, quem preferir cuidar da saúde e ficar em casa não vai poder participar da votação.

Depois de 29 de agosto, uma segunda etapa do concurso tem início. Neste momento, os jurados voltarão a entrar em ação para avaliar os 21 vencedores da primeira etapa, um por localidade onde o concurso ocorre, e decidir qual bar leva o título de melhor do Brasil.

O tema deste ano é raízes. A ideia é que todos os petiscos feitos pelos botecos levem na receita algum ingrediente que nasça embaixo da terra, como mandioquinha, beterraba ou cenoura. Cada prato terá o preço único de R$ 27.

Um dos participantes paulistanos desta edição é o Bar Bambu. Para o festival, a casa preparou bolinhos feitos com massa de cenoura recheados com calabresa artesanal e azeitona verde. Outra opção é o escondidinho de carne com creme de mandioca feito pelo Bar do Vardema, que acompanha crispy de batata. O São Jorge, por sua vez, criou um prato com cubos de filé-mignon cobertos com molho de beterraba com requeijão e queijo.

O site do concurso mostra como fazer o pedido e traz a lista de botecos participantes. Neste ano foi criado também o movimento Salve os Butecos, que pretende ajudar a retomada dos bares, gravemente afetados pela pandemia. Numa espécie de vaquinha, a intenção do concurso é arrecadar R$ 3 milhões até o fim de agosto, que será dividido entre todos os botecos participantes do concurso.

21º Comida di Buteco

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais