Bar da Dona Onça volta atrás e mantém estrogonofe horas após protesto contra guerra

Por causa da invasão da Ucrânia, restaurante de Janaína Rueda em SP disse que retiraria seu prato

São Paulo

O protesto contra a guerra na Ucrânia durou menos de 24 horas. Após afirmar na terça-feira (8) que retiraria seu famoso estrogonofe do menu, o Bar da Dona Onça voltou atrás e anunciou, pelas redes sociais, que o prato permanece no cardápio.

A casa havia decidido deixar de preparar a receita como forma de chamar a atenção para o confronto, que começou em 24 de fevereiro, com tropas russas invadindo o território ucraniano. A ideia era voltar com o item apenas quando a guerra terminasse.

Em publicação feita no Instagram nesta quarta (9), porém, o restaurante comandado pela chef Janaína Rueda na região central de São Paulo voltou atrás e disse que o prato permanecerá no cardápio. A casa anunciou também que, durante o mês de março, a renda obtida com a venda do item será revertida para o projeto Pão do Povo da Rua. O estrogonofe custa R$ 76.

Estrogonofe do Bar da Onça; após dizer que tiraria prato do menu em protesto contra a guerra, casa volta atrás e mantém receita no menu
Estrogonofe do Bar da Onça; após dizer que tiraria prato do menu em protesto contra a guerra, casa volta atrás e mantém receita no menu - Mauro Holanda/Divulgação

O Pão do Povo da Rua é um projeto social que entrega comida na região central da capital para pessoas que vivem na rua ou estão em situação de vulnerabilidade. Eles também têm uma padaria social no Bom Retiro. Rueda colabora como cozinheira no projeto desde o ano passado.

Além de doar o valor das vendas para a organização, a chef vai entregar quentinhas de estrogonofe para a população de rua na praça Princesa Isabel, também no centro, uma vez por semana, durante o mês de março.

O Bar da Dona Onça, contudo, não foi o único restaurante da capital a usar o cardápio para protestar –mesmo que de forma simbólica– contra o conflito entre Rússia e Ucrânia. Outras casas, como Piselli e Tadashii passaram a surfar na onda global de cancelamento do país liderado por Vladimir Putin, mudaram nomes de receitas e até trocaram marcas usadas na cozinha.

Com isso, drinques como o badalado moscow mule foram rebatizados e ganharam nomes como Kiev Mule. A vodca russa também dançou e deixou as prateleiras, sendo substituída pela sueca Absolut.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais