Três pizzarias de SP estão entre as 100 melhores do mundo; conheça cada uma

A Pizza da Mooca, Leggera e QT aparecem no ranking 50 Top Pizza deste ano

São Paulo

Não é exagero dizer que São Paulo é uma das capitais mundiais da pizza. São cerca de 26 mil pizzarias no estado, segundo a Apubra, a Associação de Pizzarias Unidas do Brasil. Mas o reconhecimento agora veio num prêmio internacional.

O ranking 50 Top Pizza World 2022 elegeu três pizzarias de São Paulo entre as cem melhores do mundo.

Pizza em cima de superfície cinza escuro. Mão branca tira um pedaço
Pizza Carbonara da A Pizza da Mooca, da região leste - Mário Rodrigues/ Divulgação

O troféu foi entregue no Palácio Real de Nápoles no início deste mês. Nenhum brasileiro entrou na cobiçada lista de 50 melhores restaurantes, cujo primeiro lugar foi dividido entre a italiana I Masanielli, que fica em Caserta, a cerca de 30 km de Nápoles, e a americana Una Pizza Napoletana, de Nova York.

A primeira casa brasileira a aparecer é A Pizza da Mooca, de Fellipe Zanuto e Bruna Zanuto, em 77º lugar. Depois vem a Leggera Pizza Napoletana, de André Guidon, em 83º lugar. Quase fechando o ranking está a QT Pizza Bar, de Matheus Ramos, em 99º lugar.

Saiba mais sobre cada uma delas abaixo.

A Pizza da Mooca
Criada em 2011 na Mooca, um dos bairros mais italianos de São Paulo, a pizzaria tem ambiente descolado e receitas preparadas com ingredientes frescos e massa de fermentação lenta produzida com farinha italiana. "É uma honra receber o prêmio e representar o país numa lista tão importante para o mundo da pizza", diz Bruna Zanuto, sócia do endereço. Segundo o 50 Top, a pizza caprese, feita com muçarela de búfala, é a opção que não pode faltar em uma visita ao local.
Rua da Mooca, 1.747, Mooca, região leste, @apizzadamooca. Delivery via iFood

Pizza em cima de superfície cinza escuro
Pizza Gordon Ramsay da A Pizza da Mooca - Mário Rodrigues/ Divulgação

Leggera Pizza Napoletana
Com certificado de autenticidade da Associazione Verace Pizza Napoletana, que certifica as receitas de pizzas napolitanas feitas de acordo com o padrão italiano, a Leggera serve opções com ingredientes importados da Itália desde 2013. As pizzas individuais são abertas manualmente e assadas em forno a lenha, com massas de fermentação natural elaboradas conforme a técnica reconhecida como patrimônio imaterial pela Unesco. O ranking considerou a pizza marinara do local uma "obra-prima".
Rua Diana, 80, Perdizes, região oeste, tel. (11) 3862-2581, @leggerapizzanapoletana. Delivery via WhatsApp


QT Pizza Bar
Com massa fina de bordas crocantes e centro macio, a última pizzaria brasileira do ranking serve as redondas num ambiente de estilo industrial. O cardápio prioriza as pizzas napolitanas, que são feitas com a técnica de fermentação chamada "sourdough", em que a massa é fermentada com lactobacilos e leveduras presentes naturalmente no ambiente e nos grãos do cereal do qual a farinha foi feita. O chef Matheus Ramos diz que o objetivo agora é trabalhar para subir no ranking.
Al. Ministro Rocha Azevedo, 1.096, Cerqueira César, região oeste, @qtpizzabar. Delivery via iFood e Rappi

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais