Guia prova primeiro hambúrguer vegano brasileiro com cheiro e sabor de carne

Por enquanto, o Futuro Burger é exclusivo da Lanchonete da Cidade, em SP, e da T.T. Burger, no RJ

-
São Paulo

Com cheiro e gosto de carne bovina, mas nenhum animal na composição, o Futuro Burger, desenvolvido pela foodtech Fazenda Futuro, começa a ser vendido em São Paulo, a partir desta segunda (13), nas cinco unidades da Lanchonete da Cidade. No Rio de Janeiro, o item pode ser encontrado nas unidades da T.T. Burger.

O ingrediente entra como opcional nos lanches do cardápio regular da casa e pode ser consumido no sanduíche desenvolvido especialmente para o lançamento, batizado LC Futuro. Por R$ 29, o lanche combina o burger com pão, queijo e maionese veganos, além de alface e tomate orgânicos.

Desenvolvido à base de proteínas isoladas de ervilha, soja e grão-de-bico, o hambúrguer também leva beterraba, para imitar a cor do sangue da carne. O produto também é livre de glúten e não usa transgênicos em sua composição. 

Hambúrguer de origem vegetal com cheiro e textura de carne servido na Lanchonete da Cidade
Hambúrguer de origem vegetal com cheiro e textura de carne servido na Lanchonete da Cidade - Carol Gherardi/Divulgação

A convite da Lanchonete da Cidade, o Guia provou o sanduíche criado especialmente para a novidade, o LC Futuro, nesta segunda (13).

Com 115 g, o disco vegetariano é um pouco mais pesado que o smash carnívoro do local, com 110 g. A cor não lembra a de um hambúrguer convencional —é mais clara, puxada para o vermelho. A textura também deixa um pouco a desejar, dá a impressão de ser a de uma carne moída várias vezes.

Já cheiro e sabor não decepcionam. O disco forma aquela crostinha típica de hambúrgueres e tem sabor defumado que lembra, mesmo, o da carne bovina.

Segundo a empresa brasileira, o valor nutricional é muito próximo ao da carne vermelha, com 17 g de proteína, mas com quantidade menor de gordura.

A ideia não é inédita de um hambúrguer vegetal que pareça carne. Em 2016, a Impossible Foods causou rebuliço no meio gastronômico com o anúncio do Impossible Burger, um hambúrguer 100% vegetal com cheiro, sabor e textura de carnes. Um dos objetivos dos cientistas era oferecer uma opção vegana, tão saborosa quanto a proteína animal e com valores nutricionais semelhantes. 

Apesar de ter proposta semelhante à do Futuro Burger, há um minúsculo, porém importantíssimo, detalhe que separa os dois produtos: uma molécula. Chamada heme, ela contém ferro e está presente em todas as plantas e animais. E, para os cientistas da Impossible Foods, é o ingrediente mágico que dá à carne seu aroma, sabor e textura. Na empresa americana, a heme é produzida por meio de engenharia genética e fermentação de levedo. 

Mesmo sem ter o tal ingrediente mágico, o brasileiríssimo Futuro Burger cumpre a missão de se assemelhar à carne bovina.

Em breve, o Futuro Burger também poderá ser consumido em casa. O ingrediente tem distribuição prevista para supermercados das redes Pão de Açúcar e St. Marche, em São Paulo, de acordo com o Painel S.A.

Lanchonete da Cidade
​Pinheiros

R. Coropé, 51, tel. 3819-0229. Seg.: 12h às 15h e 18h às 24h. Ter. a qui.: 12h à 1h. Sex. e Sáb.: 12h às 2h. Dom.: 12h à 0h

Higienópolis
Shopping Higienópolis -  Av. Higienópolis, 618 , piso Veiga Filho, tel. 3823-2642. Seg. a qui.: 12h às 23h. Sex e sáb. 12h às 0h; dom, das 12h às 22h

Jardins
Al.Tietê, 110, Jardim Paulista tel: 3086 3399. Dom. a qui.: 12h à 1h. Sex. e sáb.: 12h às 3h

Moema
R. Macuco, 355, tel. 3569-8252. Seg.: 12h às 15h e 18h à 0h. Ter. a qui.: 12h às 15h e 18h à 1h. Sex e sáb.: 12h às 2h. Dom.: 12h à 0h

Cidade Jardim
Shopping Cidade Jardim - Av. Magalhães de Castro, 12.000, tel.: 3198-9301. Seg. a qui.: 12h às 23h. Sex e sáb.: 12h à 0h. Dom.: 12h às 22h

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais