Descrição de chapéu Coronavírus
Restaurantes

Saiba quais restaurantes e bares fecham em SP por causa do coronavírus

Enquanto algumas casas pausam por tempo indeterminado, outras anunciam mudanças na operação

-
São Paulo

Seguindo a onda de fechamentos de cinemas, teatros, museus e casas de shows por conta do novo coronavírus, restaurantes também estão fechando as portas ou alterando o funcionamento para evitar a propagação da Covid-19.

O governador de São Paulo anunciou no sábado (21) o fechamento de todos os serviços não essenciais para o estado durante 15 dias, a partir de terça (24), como medida de combate à pandemia de coronavírus.

Serviços de alimentação preparada, como bares, cafés e restaurantes, também devem fechar as portas a partir da próxima terça-feira (24), mas poderão continuar vendendo no sistema delivery. ​Padarias ou lojas de conveniência, por exemplo, poderão vender alimentos prontos, como pão, mas não servir refeições dentro do local.

Com isso, muitos restaurantes, bares e lanchonetes estão apostando em delivery, inclusive, criando a modalidade de entrega. Nos próximos dias, novas casas devem aparecer com a alternativa. Confira uma lista com 24 estabelecimentos que entregam comida e bebida via aplicativos ou telefone.

Já endereços renomados na capital paulista, como Maní e Tuju, optaram por pausar as atividades. Abaixo, uma lista em constante atualização de endereços que pararam de funcionar temporariamente.

A Casa do Porco
Conhecido pelas filas que acumulava à porta, é o melhor restaurante do país segundo o World's 50 Best —é o 6º no ranking latino, e o único brasileiro na lista mundial, em 39º, está com o serviço temporariamente suspenso, inclusive o do delivery. Os outros estabelecimentos de Jefferson e Janaina Rueda, como o Bar da Onça e a lanchonete Hot Pork, também estão com as operações suspensas neste momento.
R. Araújo, 124, República, região central, tel. 3258-2578.

A Baianeira
Com endereços na Barra Funda e no Masp, a casa da chef Manuelle Ferraz fechou as portas no dia 17/3. No último dia 3, contudo, voltou a operar com delivery (via telefone e iFood) e retirada na unidade da Barra Funda. O menu é divulgado no Instagram (@abaianeira).
R. Dona Elisa, 117, Barra Funda, região central, tel. 2538-0844.
Av. Paulista, 1.578, Bela Vista, região central, s/tel.

Albertina
O restaurante de culinária italiana fechou as portas do salão por prazo indeterminado, a partir de terça (17). “Nossa contribuição possível agora é evitar que o impacto [da epidemia] seja ainda maior”, justificaram em comunicado publicado nas redes sociais. A casa entrega encomendas e sugere uma vaquinha para os funcionários; saiba mais em restaurantealbertina.com.br/albertinaemcasa.
R. Simão Álvares, 484, Pinheiros, região oeste, tel. 2838-0957.

Animus
Com apenas dois meses de funcionamento, o restaurante da jovem chef Giovanna Grossi suspendeu temporariamente as atividades, inclusive a do sistema de entregas.
R. Vupabussu, 347, Pinheiros, região oeste, tel. 2371-7981.

Boca de Ouro
Pequenino e lotado, o boteco atrai convivas com seus drinques e o seu famoso bolovo. A casa anunciou uma pausa no funcionamento a partir de quarta (18), ainda sem previsão de retorno.
R. Cônego Eugênio Leite, 1.121, Pinheiros, tel. 4371-3933.

Boto
Em funcionamento há menos de um ano, a casa do chef Leo Botto suspendeu as atividades por tempo indeterminado, mas lançou o delivery via iFood. “É uma decisão muito difícil, mas, perante a situação atual, nossa posição é a de preservar a saúde de nossa equipe e de clientes para prevenir qualquer possibilidade de transmissão”, disseram em nota. O serviço de entrega deve estrear nos próximos dias.
R. Cônego Eugênio Leite, 1.152, Pinheiros, região oeste, tel. 3031-0680.

Cabíria Bar
O bar usou as redes sociais para informar que faz uma pausa até o dia 31/3. "Agradecemos a compreensão de todos e logo estaremos brindando a vida novamente", disseram.
R. Cônego Eugênio Leite, 1.028, Pinheiros, tel. 98326-6617

Cais
Apontado pelo júri do Guia como melhor estreia do ano, o restaurante de ingredientes do mar fechou as portas do salão e encerrou as operações da cozinha por tempo inderteminado.
R. Fidalga, 314, Vila Madalena, tel. 3819-6282.

Café Habitual
Com duas unidades, nos Jardins e no shopping JK Iguatemi, a casa tem a proposta de oferecer comida de brunch o dia inteiro. Na sexta (20), anunciou que fecha as duas unidades, além de suspender o serviço de delivery.
Al. Tietê, 602, Jardim Paulista, região oeste
Shopping JK Iguatemi - Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2.041, Itaim Bibi, região sul

Cajuí
Recém-inaugurado na Vila Madalena, o vegano Cajuí encerrou o serviço do salão temporariamente na quarta-feira (18). Na data, a casa anunciou o serviço de entregas e retirada, de terça a domingo, das 11h às 22h. Os pedidos são feitos pelo telefone 3819-6169, e as entregas são realizadas nos seguintes bairros: Aclimação, Alto de Pinheiros. Butantã, centro, Cerqueira César, Consolação, Itaim Bibi, Jardins, Jardim Paulista, Jardim Europa, Higienópolis, Lapa, Moema, Pacaembu, Paraíso, Perdizes, Pinheiros, República, Santa Cecília, Vila Madalena, Vila Mariana, Vila Nova Conceição, Vila Olímpia e Vila Romana. O menu traz pratos como o risoto de cajuí grelhado feito com arroz cateto, carne de jaca e açafrão da terra, finalizado com queijo de castanhas e pó de urucum (R$ 48).
R. Aspicuelta, 202, Vila Madalena, tel. 3819-6169.

Cangote
Até o momento, continua funcionando, mas com restrições, como quantidade de mesas reduzidas, janelas e portas abertas e higienização redobrada em itens compartilhados. O bar de acento nordestino também anunciou que vai começar a operar em apps de delivery, aceitar encomendas e preparar opção de escondidinho para viagem.
R. Doutor Albuquerque Lins, 232, Santa Cecília, tel. 94550-1915.

Catzo
O bar de inspiração italiana, localizado na Bela Vista, também fechou as portas na terça (17), por tempo indeterminado.
R. 13 de Maio, 772, Bela Vista, região central.

Capivara Bar
O badalado restaurante na Barra Funda que, normalmente, só abre para o jantar de segunda a quinta e com cardápio rotacional, fechou na terça (17), sem data para voltar. Já a pizzaria vizinha, Bocada's, lançou serviço de serviço de entrega ou a alternativa de retirada no local.
R. Doutor Ribeiro de Almeida, 157, Barra Funda, s/ tel.

Charco
O casal de chefs Tuca Mezzomo e Nathalia Gonçalves decidiu fechar seu restaurante, nos Jardins, e investir no delivery. No momento, a casa oferece um menu para retirada no local, das 19h às 23h. Os pedidos podem ser feitos pelos telefones 3063-0360 ou 98998-5153. O menu está disponível no Instagram do local (@charcorestaurante).
R. Peixoto Gomide, 1.492, Jardim Paulista, tel. 3063-0360.

ChefVivi
Desde o dia 15, domingo, a chef Viviane Gonçalves decidiu fechar, temporariamente, seu restaurante na Vila Madalena. “Estamos respeitando o momento que o planeta precisa: recolhimento, respeito, prevenção, cuidado com o próximo, saúde”, disse em vídeo publicado nas redes sociais.
R. Girassol, 833, Vila Madalena, região oeste, tel. 3031-0079.

Cia. Tradicional de Comércio
Quem mora em São Paulo e não reconhece o nome do grupo, certamente conhece uma das casas que ele comanda: Bráz, Bráz Elettrica, Astor, SubAstor, Câmara Fria, Ici Brasserie, Lanchonete da Cidade, Bar do Cofre e Pirajá. O grupo anunciou na quarta (18) que os endereços estão com as portas fechadas, com exceção de alguns, que mantém o delivery: Pirajá Alphaville, Pirajá Prainha Pinheiros, Pirajá Paulista, Delivery Luminárias (Braz e Eléttrica, Lanchonete da Cidade (Jardins, Moema, Pinheiros, e Futuro) e ICI Bela Cintra.

Corrutela
Após tomar medidas preventivas para conter a propagação do coronavírus, o restaurante do chef César Costa decidiu fechar por tempo indeterminado. Em breve, deve iniciar um serviço pop-up de entrega, a ser divulgado nas redes sociais da casa, que tem menu autoral com destaque para ingredientes orgânicos.
R. Medeiros de Albuquerque, 256, Jardim das Bandeiras, tel. 3032-2443.

Degrau Bar
Em Santana, o bar anunciou que vai operar de modo reduzido nas próximas semanas, das 11h às 24h, de terça a domingo. O estabelecimento incentiva o esquema de retirada e deve abrir uma pequena venda, para compra de alimentos e bebidas, além de operar delivery com alguns dos itens do cardápio, como sanduíches.
R. Heliodora, 411, Santana, região norte, tel. 2281-8261.

Elevado Bar
Inaugurado em outubro, o discreto bar de vinhos na Vila Buarque entrou para a lista dos estabelecimentos fechados temporariamente para evitar a disseminação do coronavírus. “Quanto antes tomarmos essa atitude, mais cedo vamos superar essa crise”, escreveram nas redes sociais.
R. Jesuíno Pascoal, 16, Vila Buarque, região central, s/ tel.

Enoteca Saint Vinsaint
Em publicação nas redes sociais, o restaurante de cozinha orgânica anunciou que vai fechar por tempo indeterminado, “até que a situação no país se regularize”. Já as vendas de vinhos e dos produtos da mercearia continuam pelo site, e-mail (enoteca@saintvintsaint.com.br) e pelo WhatsApp (95085-0448). Uma das especialidades da casa são os vinhos naturais e orgânicos.
R. Professor Atílio Innocenti, 811, Vila Nova Conceição, região sul, tel. 3846-0384.

Evvai
Comandado por Luiz Filipe Souza, o restaurante italiano pausou as atividades nesta terça (17), sem previsão de retorno. Segundo nota publicada nas redes sociais, as reservas feitas anteriormente pelos clientes serão reagendadas. Após a suspensão das atividades do salão, a casa lançou o serviço de deliveru no iFood ou pelo telefone 3062-1160. Também oferece a opção de retirada no local.
R. Joaquim Antunes, 108, Pinheiros, região oeste, tel. 3062-1160.

Frank Bar
Um dos bares mais premiados da cidade anunciou, via redes sociais, que apesar de terem reforçado as medidas de segurança e higienização, optaram por fechar as portas provisoriamente.
R. São Carlos do Pinhal, 424, Bela Vista, tel. 3145-8000

Gael
Instalada em uma aprazível casa no Baixo Pinheiros, o restaurante de cozinha variada optou por fechar as portas após o almoço de sexta-feira (20).
R. Ferreira de Araújo, 322, Pinheiros, região oeste.

Grupo Eme
A badalada chef Renata Vanzetto anunciou em suas redes sociais que todos os restaurantes e bares sob seu comando vão fechar temporariamente. São eles: Ema, MeGusta, Mé, Muquifo e Matilda Lanches. Os serviços de delivery continuam funcionando —o do Ema, sua casa mais autoral, inclusive, estreia nesta terça (17). “Entendemos que fazemos parte de uma comunidade e temos que fazer nossa parte para restringir o número de pessoas em nossos ambientes, sejam eles clientes ou funcionários”, disse a chef.
Ema - R. Bela Cintra, 1.551, Consolação, tel. 98232-7677.
Matilda Lanches - R. Bela Cintra, 1.541, Consolação, tel. 3081-8358.
Matilda Lanches - R. Mateus Grou, 31, Pinheiros, tel. 2309-2655.
- R. Bela Cintra, 1.551, Consolação, tel. 98232-7677.
MeGusta - R. Bela Cintra, 1.551, Consolação, tel. 3081-8358.
Muquifo - R. da Consolação, 2.910, Cerqueira César, tel. 98232-7677.

Homa
O restaurante vegetariano em Pinheiros, que destaca os vegetais no cardápio, decidiu fechar as portas temporariamente, por causa da pandemia. Ainda não há data para reabertura. O serviço de entrega também está suspenso.
R. Benjamim Egas, 275, Pinheiros, região oeste, tel. 3097-9031.

Isla Café
Frequentemente lotado, o restaurante de Izadora Ribeiro Dantas fecha desde terça (17), sem previsão de reabertura. Por conta disso, a casa criou um cardápio novo de pratos congelados e passa a oferecer delivery por telefone e retirada na loja ou entrega num raio de até 2 km, na região de Pinheiros. Entre os pratos oferecidos, estão o molho de tomate para shakshuka ou massa (R$ 16 com 250 g) e o frango orgânico agridoce com repolho-roxo (R$ 30).
R. Simão Álvares, 97, Pinheiros, região oeste, tel. 99976-0378.

Jiquitaia
A partir de quarta (18), a casa autoral do chef Marcelo Corrêa Bastos (também do Vista) abre somente para o almoço. Oferece, ainda, delivery próprio —para fazer os pedidos, é necessário ligar para o telefone 3262-2366 ou entrar em contato pelo WhatsApp (96366-9331). No cardápio, há opções como baião de dois, arroz de pato no tucupi, moqueca vegana e cupim de creme com mandioca.
R. Antônio Carlos, 268, Consolação, tel. 3262-2366.

Jojo Ramen
A agitada casa de lamen suspendeu o serviço do salão na quarta (18). A irmã mais nova, Jojo Lab, também está com as portas fechadas. Mas dá para garantir a refeição no delivery, disponível no Rappi, das 11h30 às 14h30 e das 18h à s 22h.
R. Dr. Rafael de Barros, 262, Paraíso, tel. 3262-1654

Kaia
Uma das casas mais queridas da região da Santa Cecília e Vila Buarque está com os salões fechados, mas funciona com sistema de retirada na própria casa. No menu, hambúrgueres e sanduíches (R$ 20 cada, acompanha batata chips).
R. Marquês de Itu, 413, Vila Buarque, tel. 3222-2075

Kyokuto Chibi
Reaberto recentemente em novo endereço em Pinheiros, o bar que oferece petiscos japoneses e coreanos, além de cervejas e drinques, optou por fechar temporariamente a partir de quarta-feira (18), para evitar a propagação do coronavírus. Ainda não há data de retorno.
Av. Pedroso de Morais, 780, Pinheiros, região oeste, s/ tel.

La Frontera
Nos arredores do cemitério da Consolação, o simpático restaurante de cozinha sul-americana informou, via redes sociais, que decidiu suspender as atividades desde quarta (18) "afim de garantir a segurança de nossos funcionários, clientes e amigos".
R. Cel. José Eusébio, 105, Higienópolis, tel. 3159-1197

Le Jazz
Desde quarta (18), as quatro unidades do bistrô estão fechadas: Pinheiros, Jardins e dos shoppings Iguatemi e Pátio Higienópolis. Além disso, o bar Le Jazz Petit, vizinho à unidade de Pinheiros, também está com as atividades suspensas. Mas dá pra pedir a comida em casa, via aplicativo iFood, com menu reduzido --nem tudo viaja bem. Há opções de prato do dia, como o confit de pato com batatas salteadas (R$ 60), sugestão das quartas. Outra pode ser o farfalle ao pesto com brócolis, rúcula, queijo de cabra e amêndoas (R$ 56). Atenção: há um acréscimo de 5% em relação ao preço das lojas físicas. A unidade da rua Melo Alves oferece o serviço de retirada --basta ligar na casa ou escrever para o WhatsApp (95311-5884). A casa oferece desconto de 30% para médicos e profissionais da enfermagem.
R. Dr. Melo Alves, 734, Cerqueira César, região oeste, tel. 3062-9797.

Lido Amici di Amici
Com receitas tradicionais da região italiana da Ligúria, a casa anunciou que fecha as portas nesta terça (17), sem previsão de retorno, para evitar a propagação do novo coronavírus.
R. Fradique Coutinho, 282, Pinheiros, região oeste, tel. 2384-9839.

Maria Farinha Cozinha
A chef Lisandra Amaral anunciou na quarta (18), nas redes sociais, que decidiu interromper, temporariamente, a operação de seu restaurante de comida caipira. “Motivada pelo senso de responsabilidade com meus clientes, bairro e colaboradores, optei por me adiantar a este cenário que será muito difícil, triste e que pede por esta breve pausa”, justificou.
R. Padre Carvalho, 771, Pinheiros, região oeste, tel. 3031-5496.

Maní
O estrelado endereço da chef Helena Rizzo, na rua Joaquim Antunes, fechou temporariamente, a partir de terça (17), “motivado pelo senso de responsabilidade com a nossa comunidade, com a saúde dos nossos colaboradores e clientes”. A vizinha Padoca do Maní e o Manioca, no shopping Iguatemi, também fecham.
Rua Joaquim Antunes, 210 e 138, Pinheiros, região oeste, tel. 3085-4148.

Mapu
A casa de culinária taiwanesa pausou o funcionamento nesta terça (17), “para garantir a segurança dos clientes, da equipe e da sociedade como um todo”, segundo comunicado. Por enquanto, não há previsão para retorno e o restaurante estuda oferecer delivery ou retirada de pedidos na Vila Mariana.
R. Áurea, 307, Vila Mariana, região sul, tel. 5083-4778.

Mensa
Na quarta (18), o restaurante autoral do chef Rafael Navarini fechou as portas por tempo indeterminado. "Esperamos que possamos retomar nossas atividades o quanto antes", dizem, em comunicado.
R. Wisard, 88, Vila Madalena, região oeste, tel. 3031-7536.

Modern Momma Osteria
A badalada casa no Itaim Bibi comandada pelo chef italiano Salvatore Loi junto a Paulo Barros anunciou, via redes sociais, que decidiu suspender temporariamente as atividades.
R. Manuel Guedes, 160, Itaim Bibi, tel. 3078-2263

Não É Pão
A partir de quarta (18), a lanchonete funciona em horário reduzido, das 11h às 15h30, de segunda a sexta-feira. No mesmo horário, atendem via apps de delivery.
R. Hayden, 242, Vila Leopoldina, tel. 3645-4080.

Picco
Misto de bar e pizzaria, a casa suspendeu as atividades no salão na terça (17). Oferece suas pizzas individuais no delivery, via Rappi, das 18h às 24h, de terça a domingo.
R. Lisboa, 294, Pinheiros, tel. 3081-0066.

Quincho
Comida e petiscos vegetarianos compõem o gostoso menu desta casa, que optou por fechar as portas na quarta (18). Na ocasião, anunciou o delivery com um menu com itens avulsos ou com kits prontos. O de bobó de palmito, por exemplo, também de farofa de castanha e arroz (R$ 60). Serve dois. Os pedidos são feitos pelo WhatsApp 9303-28949.
R. Mourato Coelho, 1.140, região oeste, Vila Madalena, tel. 2597-6048

Ritz
Todas unidades do icônico restaurante estão fechadas. Mas o delivery segue operando: funciona pelo aplicativo do iFood ou pelo telefone 3088-6808.

Al. Franca, 1.088, Jardim Paulista, tel. 3062-5830.
R. Jerônimo da Veiga, 141, Jardim Europa, tel. 3079-2725.
Shopping Iguatemi - Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.232, Jardim Paulistano, tel. 2769-6752.
Shopping Market Place - Av. Doutor Chucri Zaidan, 902, Vila Cordeiro, tel. 5181-6382.

Scar
O bar que reúne fãs de hard core e punk rock, na Barra Funda, também fechou as portas nesta terça (17) —e deve permanecer assim até o fim da semana. Em anúncio, afirma que "ficaremos atentos aos desdobramentos que virão a seguir e esperamos poder recebê-los em breve".
R. Margarida, 30, Barra Funda, região central, s/tel.

Spot
Uma das casas mais bombadas da cidade, o Spot fechou os salões desde quarta (18), oferecendo apenas o delivery aos clientes.
Al. Ministro Rocha Azevedo, 72, Cerqueira César, tel. 3283-0946.
Shopping JK Iguatemi - Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2.041, Vila Nova Conceição, tel. 3079-3448.

Sede 261
O wine bar fechou as portas para atendimento ao público por tempo indeterminado e, em breve, deve disponibilizar um serviço de entregas de vinho, com pedidos feitos online.
R. Benjamim Egas, 261, Pinheiros, região oeste, tel. 3819-0618.

Tabuleiro do Acarajé
Na Santa Cecília, a casa de culinária típica baiana anunciou nas redes sociais que fecha a partir desta terça (17), por tempo indeterminado.
Rua Jesuíno Pascoal, 30, Santa Cecília, região central, tel. 95374-6357.

Tan Tan Noodle Bar
A partir de quarta (18), a casa baseada nos lamens fará uma pausa no atendimento, sem previsão de retorno. O restaurante do chef Thiago Bañares é mais um que estuda a possibilidade de começar a operar os serviços de delivery e retirada no local nas próximas semanas, por causa da pandemia.
R. Fradique Coutinho, 153, Pinheiros, região oeste, tel. 2373-3587.

Tappo Trattoria
A casa italiana do chef Benny Novak anunciou, via redes sociais, que decidiu fechar as portas na quarta (18). "A decisão tem como objetivo proteger clientes, funcionários e suas respectivas famílias", informa o comunicado.
R. da Consolação, 2.967, Cerqueira César, tel. 3063-4864

Trilha Cervejaria
Desde terça (17), a cervejaria suspendeu o consumo em suas 12 torneiras no local: para beber os rótulos artesanais próprios, deve-se comprar e levar para casa, ou pedir pelo delivery (WhatsApp: 98815-5510). O horário de funcionamento também mudou para 13h às 21h, de terça a domingo.
R. Apinajés, 137, Perdizes, tel. 4329-0193

Tuju
Também nesta terça (17), o conceituado endereço do chef Ivan Ralston em Pinheiros anunciou via redes sociais que fechou as portas por tempo indeterminado, como medida de segurança para evitar a disseminação do novo coronavírus.
R. Fradique Coutinho, 1.248, Pinheiros, região oeste, tel. 2691-5548.

Void
As duas unidades paulistanas do bar e loja, no largo da Batata e na região da República, fecham a partir desta quarta (18) por tempo indeterminado. “Somos um ponto de encontro, está na nossa essência reunir rolês, dividir um rango, uma cerveja. Tudo o que o vírus mais gosta. Precisamos criar essa ruptura para evitar sua disseminação”, escreveram nas redes sociais.
R. Martim Carrasco, s/nº, Pinheiros e r. Dom José de Barros, 297 e 281, República.

Zena
A casa do chef Carlos Bertolazzi fechou as portas do salão, mas continua a oferecer o menu completo no delivery. Está disponível no Rappi, iFood e Uber Eats. Um dos pratos mais famosos por ali é o nhoque, que ganha diversas versões.
R. Peixoto Gomide, 1.901, Jardins, São Paulo, tel. 3081-2158

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais