Uma verdadeira instituição brasileira, a cachaça tem um dia só dela no calendário: o Dia da Cachaça é celebrado nesta terça, dia 13 de setembro. Criada há mais de 500 anos nos engenhos de açúcar no litoral do país, a aguardente de cana é considerada a primeira bebida destilada da América Latina.
Base de outro clássico nacional, a caipirinha, e de tantas outras receitas, a bebida inspirou uma programação especial no restaurante Preto Cozinha, em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, em setembro.
Dedicada aos sabores brasileiros, especialmente os baianos, a casa celebra a data com uma programação de aulas sobre o assunto com especialistas, bartenders e, é claro, uma carta de drinques que celebra a cachaça. Quem assina o menu e a agenda é Christopher Carijó, chefe de bar do restaurante e ex-diretor da Confraria Paulista da Cachaça. As atividades são abertas ao público e não é preciso fazer inscrição.
Foram oito os coquetéis criados para o cardápio temático. É o caso da Galo Preto, elaborado com cachaça com infusão de óleo de coco, Cynar, vermute tinto e um beiju de tapioca com manteiga de coco saborizada com laranja e pimenta de cheiro. Também do Goiabinha Sour, que tem limão-siciliano, goiabada, clara de ovo pasteurizada e goiaba desidratada. Cada um deles custa R$ 44.
Durante o mês de setembro, o endereço ainda sugere um menu harmonizado com três petiscos e três cachaças que custa R$ 127 e serve até duas pessoas.
A agenda dedicada à bebida prevê encontros nas noites de segunda e quarta-feira até o fim do mês. Nesta quarta (14), por exemplo, o restaurante recebe David Barreiro –embaixador da Yaguara— e Alysson Antenor —embaixador da Jägermeister— para prepararem drinques a partir das 20h.
Carijó também mobilizou outros endereços na capital para oferecer receitas com o destilado neste mês. Entre eles estão casas como o Sky Hall, Cão Véio, Pirajá e Flora Bar.
A programação pode ser conferida no perfil @preto.cozinha e pela hashtag #mêsdacachaça no Instagram.
Comentários
Ver todos os comentários