Com diversidade de cozinhas, complexos gastronômicos se expandem em SP

Capital vive onda de espaços com diferentes formatos que reúnem restaurantes e bares

-
São Paulo

Um portão quase escondido dá acesso a uma vila charmosa, com predinhos antigos rodeados por árvores, no Jardim Paulista. Cada um deles abriga um restaurante diferente, que compõem o Vilarejo Jardins, novo complexo gastronômico que se soma a outros estabelecimentos do tipo abertos nos últimos anos na capital paulista.

Na área de 700 m², o público pede entradas, pratos principais, sobremesas e bebidas de qualquer uma das cozinhas para comer em mesas num pátio externo. O endereço funciona em soft-opening desde o último dia 17 e já acumula filas, recebendo cerca de 2.500 pessoas por semana.

Ambiente do Vilarejo Jardins, complexo gastronômico
Pátio externo do Vilarejo Jardins - Vilarejo Jardins/Divulgação

Esse movimento surgiu em meados de 2015 com a abertura dos food parks, espaços que concentram food trucks. A maioria foi fechada nos anos seguintes, mas lograram endereços como o Calçadão Urbanóide, o Lazy Park e a Vila Tupiniquim, ainda em funcionamento.

A praticidade de encontrar restaurantes e bares com diferentes propostas no mesmo lugar —podendo escolher apenas na hora o que comer— é um dos motivos que ajudam a explicar o aumento desses complexos.

"É uma tendência do setor que existe lá fora, em países como Portugal e os Estados Unidos, que já têm muitos complexos gastronômicos", diz Guilherme Temperani, do Vila Anália, aberto há um ano e meio na zona leste.

Esses complexos variam de grandes estruturas, como o Vila Anália, que reúne cinco cozinhas e uma confeitaria em um prédio, a outros de espaço mais reduzido, como o Le Quartier, empreendimento do chef francês Claude Troisgros, com dois restaurantes e um bar. Conheça a seguir.

Eataly
Aberto em 2015 na Vila Nova Conceição, foi um dos pioneiros do movimento. Reúne mercado de itens italianos, restaurantes e bares, distribuídos em um edifício de 4.000 m². A novidade é o Giro Ristobar, do chef Salvatore Loi, que serve receitas italianas clássicas com toque moderno. Para beber, há bar de coquetelaria e adega de vinhos. Além do Giro, o Pasta & Cucina e a Trattoria Italia servem receitas típicas italianas. Já o Bistecca destaca o churrasco brasileiro e o Brace Bar & Griglia, preparos na grelha —a casa também oferece chopes da marca Paulistânia, produzidos no local. A Venchi, no térreo, prepara gelatos e doces. Há ainda cafeteria, pizzaria e padaria de produção própria.
Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1.489, Vila Nova Conceição, região sul, @eatalybr


Le Quartier
Um casarão charmoso de esquina no Itaim Bibi abriga dois restaurantes e um bar do chef francês Claude Troisgros. Em junho do ano passado, ele incorporou o imóvel ao lado de seu restaurante autoral Chez Claude, original do Rio de Janeiro, e abriu um espaço integrado. Cada restaurante tem sua própria cozinha e decoração. Além do Chez, os novos negócios incluem o Bistrot du Quartier, que apresenta receitas clássicas francesas com toques do chef, num ambiente com clima de bistrô. Ao lado, um balcão longo recebe clientes no Bar du Quartier. Drinques autorais e clássicos esquecidos são o destaque do menu. Há planos de expansão para o próximo ano.
R. Professor Tamandaré Toledo, 25, Itaim Bibi, região oeste, Whatsapp (11) 3071-4228, @lequartiersp

Ambiente do Le Quartier, complexo gastronômico do chef Claude Troisgros
Um dos ambientes do Le Quartier, do chef Claude Troisgros - Ricardo D'Angelo/Divulgação

Santo Mercado
Após sofrer um incêndio em 2017 e passar por reformas, o mercado municipal de Santo Amaro foi ampliado com um espaço gastronômico. Reaberto em dezembro do ano passado, conta hoje com restaurantes de diferentes culinárias, hamburgueria, bares e quiosques dedicados a açaí, pães, crepe e pastel, entre outros itens. São opções como o Lo Sal Peruano, com menu de pratos típicos do país sul-americano. No formato de bondinho, o BeerBonde oferece cervejas e receitas alemãs.
R. Min. Roberto Cardoso Alves, 359, Santo Amaro, região sul, @santomercadosp


Vila Anália
O complexo na zona leste da cidade reúne cinco restaurantes e uma confeitaria, além de empório. Mais badalado do endereço, o Mii fica no terraço, com uma área a céu aberto, e tem menu de inspiração grega. O Temperani Cucina leva o sobrenome da família dos fundadores do local, de origem italiana, e serve massas artesanais. O Susume é o representante da culinária japonesa. No Merci, a cozinha é francesa. Na entrada, uma vitrine exibe os doces preparados pelo chef-confeiteiro Pedro Frade na Confeitaria Caramelo. Por último, a novidade é uma filial do restaurante árabe Arais do Carlinhos.
R. Cândido Lacerda, 33, Jardim Anália Franco, região leste, @grupovilaanalia


Vila Gastronômica Mariana
Aberto há duas semanas na Vila Mariana, conta com 14 operações gastronômicas. Entre elas, estão a The Poke Store, especializada em comida japonesa, a Mr. Garlic, que vende sanduíches feitos com pasta de alho, a Cantina Santa Maria, de massas artesanais, e a Prima Pizza, que serve redondas de fermentação natural. Na ala de bebidas, a Kento Café prepara cafés com grãos especiais e a Soul Hops oferece cervejas artesanais. Na seção doce, a Amollis serve sorvetes artesanais, a Nella, cookies, a Bake Sale prepara macarons e a Pudim Din é dedicada à sobrememesa de leite.
Av. Domingos de Morais, 2.036, Vila Mariana, região sul, @vilagastronomicamariana


Vilarejo Jardins
A vila charmosa no Jardim Paulista reúne sete restaurantes e bares —os clientes pedem entradas, pratos principais, sobremesas e bebidas em mesas espalhadas em um pátio externo, rodeado de árvores. São opções para comer o Fat Buddah, de comida asiática, o Cristal Express, braço da pizzaria Cristal que serve redondas individuais, o Carnivoria, dedicado ao churrasco, e o japonês Shuga Zushi, do mesmo chef do Imakay. Além deles, há o Olí.via, que serve tapas regadas a azeite, um bar central com drinques, saquês e cervejas, e um posto da importadora de vinhos De La Croix. Na entrada fica o restaurante brasileiro Duas Terezas, da chef Mariana Pelozio.
Al. Lorena, 678, Jardim Paulista, região oeste, @vilarejojardins

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais