Chefs ensinam como fazer quentão e outras receitas juninas

Quentão? Bolo de milho gelado? Os chefs Carole Crema, Carlos Ribeiro, Angelita Gonzaga e Morena Leite compartilharam com o "Guia" algumas receitas típicas de festa junina.

Dá para ir para cozinha e fazer sua própria quermesse. Ou, então, aproveitar que nessa época do ano lojas oferecem comidinhas inspiradas no tema e levar a festa para casa. Veja aqui.


Bolo de milho gelado
Chef Carole Crema (La Vie en Douce)

Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 15 a 18 porções

Ingredientes
4 espigas de milho cruas
1 lata de leite condensado
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento
4 ovos

Tire os grãos de milho da espiga ainda crua e bata com o restante dos ingredientes no liquidificador. Coloque para assar em assadeira retangular (20x30 cm) untada. Asse até firmar, mas não deixe demais no forno, para garantir o efeito "molhadinho". Espere esfriar, corte, embrulhe em papel alumínio e deixe na geladeira antes de servir.


Lelê
Chef Carlos Ribeiro (Na Cozinha)

Tempo de preparo: 50 min.
Rendimento: 12 porções individuais ou 15 pedaços em uma fôrma de bolo tradicional

Ingredientes
500 g de xerém (quirela ou canjiquinha de milho)
1/2 litro de leite
200 ml de leite de coco
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de coco ralado (fresco ou desidratado)
Cravos a gosto
1 pitada de sal
Açúcar misturado com canela em pó

Em um recipiente, coloque o xerém de molho em água por duas horas. Depois, lave bem com água corrente e escorra numa peneira. Coloque o xerém na panela de pressão com os cravos e adicione água (o suficiente para ficar em torno de dois dedos acima do xerém). Tampe a panela de pressão e leve ao fogo. Quando a válvula começar a chiar, baixe o fogo, deixe por mais 20 minutos e desligue. Retire a pressão da panela, abra, coloque os dois tipos de leite, uma pitada de sal, o açúcar e o coco ralado. Misture bem e volte ao fogo, sem usar a pressão. Quando começar a ferver, baixe o fogo e vá mexendo até a mistura engrossar e o líquido ser absorvido. Despeje em forminhas individuais molhadas (ou em fôrma única) e espere ficar bem frio para desenformar. Sirva polvilhado com o açúcar e a canela em pó.


Quentão
Chef Angelita Gonzaga (Arimbá, com previsão de abertura para o fim de julho)

Tempo de preparo: 35 min.
Rendimento: 18 copos

Ingredientes
1 1/2 litro de cachaça
1 1/2 xícara de açúcar
600 ml de água
100 g de gengibre picado
8 paus de canela
10 cravos-da-índia
2 cascas de laranja

Despeje açúcar, canela, cravo, gengibre e cascas de laranja em uma panela de fundo grosso (mexendo sempre até dourar). Coloque a cachaça e a água. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo médio por 25 minutos. Coe e sirva. Lembre-se que o quentão deve ser mantido sempre aquecido e tampado.


Suflê de pinhão com taioba
Chef Morena Leite (Capim Santo e Santinho)

Tempo de Preparo: 30 min.
Rendimento: 2 porções

Ingredientes
2 colheres de chá de azeite
1 cebola pequena
20 g de taioba
50 g de pinhão cozido e processado
15 g de sal
5 g de pimenta-do-reino
100 ml de creme de leite fresco
3 gemas
3 claras batidas em neve
4 colheres (sopa) de queijo serra da Canastra ralado
10 g de manteiga para untar
2 colheres (sopa) de farinha de trigo

Aqueça o azeite em uma frigideira, deixando murchar e dourar a cebola bem picada. Adicione a taioba (hortaliça pouco maior que a couve) picada na ponta da faca. Acrescente o pinhão cozido e processado deixando-o refogar. Tempere com sal e pimenta do reino. Reserve.

No liquidificador ou na batedeira, bata o creme de leite e as gemas. Incorpore aos poucos o pinhão já refogado e o queijo ralado. Junte suavemente as quatro claras batidas em neve. Ponha no ramequim (fôrma para suflê) untado, assando em fogo moderado (160 ºC )por cerca de 10 minutos. Sirva em seguida.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais