Descrição de chapéu harry potter
Guloseimas

Bar inspirado em Harry Potter é obrigado a mudar de nome devido a direitos autorais

Espaço foi batizado de Vassoura Quebrada após contato da Warner Bros.

São Paulo

Inaugurado na terça (31), em São Paulo, após grande repercussão nas redes sociais, um mix de bar e hamburgueria inspirado na saga Harry Potter precisou, às vésperas da abertura, mudar de nome devido a um pedido do estúdio Warner Bros., detentor dos direitos autorais do universo mágico do personagem criado por J.K. Rowling.

Antes batizado de Beedle, o Bar —uma referência ao livro fictício "Os Contos de Beedle, o Bardo", citado com frequência na série—, o estabelecimento agora leva o nome de Vassoura Quebrada, uma menção à crença de que bruxos podem voar utilizando vassouras.

Uma situação semelhante havia ocorrido em 2016, com a hamburgueria Jeti's Burger (antes chamada Jedi's Burger, em referência aos personagens da franquia Star Wars). O local precisou mudar de nome e de decoração.

No caso do Vassoura Quebrada, um post nas redes sociais na última sexta (27) informou aos futuros clientes sobre a mudança, em um texto que também agradecia pela atenção recebida.

"Gostaríamos de informar a todos vocês que, após a enorme repercussão que nosso estabelecimento teve na mídia, fomos cordialmente contatados pela Warner Bros. Nesse contato nos foi solicitada a alteração do nome Beedle, o Bar. Entendemos a posição que nos foi dada em relação ao que, em um primeiro momento, era um trocadilho fofo e acatamos de imediato, pois, como já havíamos citado, nossa inspiração sempre teve um limite", diz a publicação.

Algumas fotos utilizadas na divulgação do estabelecimento e que exibiam objetos diretamente relacionados à saga Harry Potter também foram apagadas das redes sociais.

"Nossa ambientação, produtos (hambúrgueres, drinques e sobremesas) e essência não sofreram alterações, pois desde o principio nosso ideal era criar um local imersivo sobre o mundo da magia, não um local temático de apenas uma história famosa em si", conclui o texto.

Procurada pela Folha, a Warner Bros. confirma que houve uma solicitação para que o nome fosse alterado, mas destaca que o contato entre a empresa e o bar ocorreu de forma amigável. "Eles nos pareceram ter boas intenções. Muita gente acaba fazendo isso [utilizar propriedades intelectuais] por falta de conhecimento mesmo", diz Igor Reis, responsável pelo licenciamento da marca no Brasil.

De acordo com ele, essa é a primeira vez que esse tipo de situação envolvendo a série Harry Potter acontece no país.

A necessidade de alterar o nome e outros elementos do bar para que não infrinjam direitos autorais se deve, segundo Reis, ao fato de que fãs dos livros e filmes do bruxo britânico poderiam entender que o estabelecimento era uma criação ou uma parceria feita com a própria Warner Bros.

Inspirado na literatura de fantasia, o cardápio da casa inclui drinques como o Licantro —que vem do termo folclórico licantropia, a capacidade de um homem se transformar em lobo. Apesar de seus ingredientes serem mantidos em segredo, a bebida alcoólica tem cor preta e um gelo em formato de círculo, simbolizando uma lua cheia.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais