Com os salões fechados desde março como medida de combate ao novo coronavírus, o setor de bares e restaurantes é um dos mais afetados pela pandemia. Enquanto alguns adaptaram o menu e serviço para oferecer delivery ou retirada, outros optaram por aguardar a reabertura ou flexibilização das medidas restritivas.
Houve também os que tiveram que encerrar as atividades. Foi o caso de lugares como o La Frontera e o Pasv, em abril. E, agora, de endereços como o bar Cateto, em Pinheiros, e os restaurantes Capivara, na Barra Funda, e Itamarati, no centro.
Inaugurado como bar dedicado às cervejas e embutidos artesanais na Mooca, em 2014, o Cateto também tinha unidade em Pinheiros desde 2015. Se a matriz, na zona leste, encerrou as atividades em 2019, a casa da região oeste não resistiu à quarentena.
O espaço tentou se adequar para o sistema de entregas, mas não funcionou. "No começo, acreditávamos que a situação seria passageira", conta Eduardo Jarussi, sócio da casa. "Mas diante da falta de perspectiva do momento, não houve como prosseguir", afirma.
Agora, o Cateto está tentando se reinventar: virou um clube de assinaturas. "Assim vamos poder continuar a apoiar pequenas iniciativas, de pequenos queijeiros, charcuteiros, produtores de café, mel, vinho e, claro, cerveja."
Disponíveis em catetocrafters.com.br, as caixas trazem uma seleção que destaca, a cada mês, uma microrregião brasileira. O local escolhido para a estreia foi a serra do Japi, em São Paulo. Dê atenção às datas, pois os pedidos para junho serão encerrados em breve —as entregas são feitas na primeira semana do mês, somente para a região da Grande São Paulo.
Um cantinho bem particular na Barra Funda, o Capivara conquistou clientes e a crítica com o contraste entre a informalidade do salão e a sofisticação da cozinha comandada por Rodrigo Felício.
O anúncio do encerramento das atividades foi feito no Instagram da casa. "Informamos que o Capivara Bar, como se conhece, não existe mais. A pandemia não forçou seu fechamento, mas impediu que eventos especiais de despedida, que estavam em planejamento, fossem colocados em prática. O que, aliás, lamentamos muito. Isso se deu de forma natural –um ciclo que chegou ao seu fim", diz o texto, que também informa que "um projeto de spin-off está em vias de se iniciar".
A casa-irmã do Capivara, a pizzaria Bocada's, mantém a operação de delivery. É possível pedir o no iFood ou pelo WhatsApp (11) 9 5177 3061. O menu destaca as pizzas individuais de fermentação natural, com coberturas como a de pancetta, alecrim e queijo pecorino (R$ 46).
Desde 1940 no largo São Francisco, o Itamarati era conhecido como ponto de encontro de juízes e advogados devido à proximidade com o prédio da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).
Segundo informações do UOL, o local resolveu fechar as portas. Sem condições de pagar o aluguel de cerca de R$ 20 mil, já demitiu seus funcionários e solicitou à Justiça a rescisão do contrato com a Santa Casa de Misericórdia, proprietária do imóvel, sem o pagamento de multa.
Cerca de 250 advogados, muitos dos quais ex-estudantes do Largo São Francisco, estão tentando se mobilizar para salvar o restaurante. A intenção do grupo é fazer um apelo à direção da Santa Casa pela redução do aluguel e tentar obter patrocínio de algum grande fornecedor, assim como discutir com a prefeitura e entidades de advogados um projeto para a revitalização do largo São Francisco.
Comentários
Ver todos os comentários