Descrição de chapéu Coronavírus
Restaurantes

Bar Cateto e restaurantes Capivara e Itamarati fecham as portas durante a quarentena

Endereços paulistanos encerram as atividades

Gilson, funcionário que recebia os clientes no salão do restaurante Itamarati, no centro de São Paulo
Gilson, funcionário que recebia os clientes no salão do restaurante Itamarati, no centro de São Paulo - Gabriel Cabral-22.nov.2017/Folhapress
-
São Paulo

Com os salões fechados desde março como medida de combate ao novo coronavírus, o setor de bares e restaurantes é um dos mais afetados pela pandemia. Enquanto alguns adaptaram o menu e serviço para oferecer delivery ou retirada, outros optaram por aguardar a reabertura ou flexibilização das medidas restritivas.

Houve também os que tiveram que encerrar as atividades. Foi o caso de lugares como o La Frontera e o Pasv, em abril. E, agora, de endereços como o bar Cateto, em Pinheiros, e os restaurantes Capivara, na Barra Funda, e Itamarati, no centro.

Inaugurado como bar dedicado às cervejas e embutidos artesanais na Mooca, em 2014, o Cateto também tinha unidade em Pinheiros desde 2015. Se a matriz, na zona leste, encerrou as atividades em 2019, a casa da região oeste não resistiu à quarentena.

O espaço tentou se adequar para o sistema de entregas, mas não funcionou. "No começo, acreditávamos que a situação seria passageira", conta Eduardo Jarussi, sócio da casa. "Mas diante da falta de perspectiva do momento, não houve como prosseguir", afirma.

Agora, o Cateto está tentando se reinventar: virou um clube de assinaturas. "Assim vamos poder continuar a apoiar pequenas iniciativas, de pequenos queijeiros, charcuteiros, produtores de café, mel, vinho e, claro, cerveja."

Disponíveis em catetocrafters.com.br, as caixas trazem uma seleção que destaca, a cada mês, uma microrregião brasileira. O local escolhido para a estreia foi a serra do Japi, em São Paulo. Dê atenção às datas, pois os pedidos para junho serão encerrados em breve —as entregas são feitas na primeira semana do mês, somente para a região da Grande São Paulo.

Um cantinho bem particular na Barra Funda, o Capivara conquistou clientes e a crítica com o contraste entre a informalidade do salão e a sofisticação da cozinha comandada por Rodrigo Felício.

O anúncio do encerramento das atividades foi feito no Instagram da casa. "Informamos que o Capivara Bar, como se conhece, não existe mais. A pandemia não forçou seu fechamento, mas impediu que eventos especiais de despedida, que estavam em planejamento, fossem colocados em prática. O que, aliás, lamentamos muito. Isso se deu de forma natural –um ciclo que chegou ao seu fim", diz o texto, que também informa que "um projeto de spin-off está em vias de se iniciar".

A casa-irmã do Capivara, a pizzaria Bocada's, mantém a operação de delivery. É possível pedir o no iFood ou pelo WhatsApp (11) 9 5177 3061. O menu destaca as pizzas individuais de fermentação natural, com coberturas como a de pancetta, alecrim e queijo pecorino (R$ 46).

Pizza sabor marguerita do restaurante Bocada's, na Barra Funda
Pizza sabor marguerita do restaurante Bocada's, na Barra Funda - Ricardo Ferré/Divulgação

Desde 1940 no largo São Francisco, o Itamarati era conhecido como ponto de encontro de juízes e advogados devido à proximidade com o prédio da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

Segundo informações do UOL, o local resolveu fechar as portas. Sem condições de pagar o aluguel de cerca de R$ 20 mil, já demitiu seus funcionários e solicitou à Justiça a rescisão do contrato com a Santa Casa de Misericórdia, proprietária do imóvel, sem o pagamento de multa.

Cerca de 250 advogados, muitos dos quais ex-estudantes do Largo São Francisco, estão tentando se mobilizar para salvar o restaurante. A intenção do grupo é fazer um apelo à direção da Santa Casa pela redução do aluguel e tentar obter patrocínio de algum grande fornecedor, assim como discutir com a prefeitura e entidades de advogados um projeto para a revitalizaão do largo São Francisco.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais