Restaurante Lilu fecha as portas para dar lugar a prédios em São Paulo

'Isso tudo vai virar lixo', diz o chef André Mifano, que pretende abrir uma nova casa em 2021

São Paulo

Mais um restaurante vai fechar as portas em São Paulo durante a pandemia —desta vez, o Lilu, que vai encerrar suas atividades no dia 30 de outubro. Mas, ao contrário de tantos outros que foram fechados por causa da crise nascida da pandemia, a casa em Pinheiros deixará de existir porque o ponto foi comprado por uma construtora.

“É uma situação de merda”, desabafa o chef André Mifano, que critica a construção de três novos prédios na rua do restaurante. “A rua Francisco Leitão vai virar uma aberração.”

Além de tocar o Lilu, o chef também apresenta o programa de Anthony Bourdain, na CNN Brasil, e o “The Taste”, no GNT. Em 2017, Mifano foi eleito o melhor chef do ano pela revista O Melhor de São Paulo, da Folha.

“Isso tudo vai virar lixo”, diz ele sobre a casa que construiu para o Lilu. “Aquele ideia de que a pandemia vai fazer o ser humano ficar melhor é mentira. Vai deixar pior. As construtoras estão se aproveitando que as pessoas estão sem dinheiro.”

A principal proposta do Lilu, inaugurado em 2016, era servir comida para ser compartilhada. Já que a pandemia impossibilitou o compartilhamento, agora Mifano se prepara para abrir um novo restaurante, com um novo perfil, nos Jardins. A previsão é que ele comece a funcionar em 2021.

A ideia é que seja uma marca nova, num ponto menor, que comporte de 20 a 25 lugares. O chef conta que pretende fazer um cardápio acessível durante o dia e um menu degustação para a noite. Além disso, quer voltar a cozinhar ingredientes como massas, embutidos e frutos do mar.

Durante a quarentena, o Lilu continuou funcionando via delivery. Mifano diz que decidiu não reabrir o salão porque já sabia da venda da casa. Segundo ele, o investimento para a reabrir e funcionar no espaço físico por poucos meses não valeria a pena.

O Lilu, por ora, deve ficar “dormente”, segundo ele. Mas o chef garante que o projeto vai voltar em outro formato.

“Quando a gente estava conseguindo fazer as pessoas pararem de fotografar a comida, acabou o restaurante", diz. "Nossa proposta não era só compartilhar comida, mas criar momentos com pessoas queridas."

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais