Relembre 10 restaurantes que abriram as portas em São Paulo em 2022

Casas de chefs renomados como Erick Jacquin surgem após onda de fechamentos na pandemia

Pratos servidos no restaurante Mico, nova casa da chef Renata Vanzetto, nos Jardins

Pratos servidos no restaurante Mico, nova casa da chef Renata Vanzetto, nos Jardins Rubens Kato/Divulgação

São Paulo

Depois que a crise causada pela Covid provocou uma avalanche de fechamentos de restaurantes e bares em São Paulo, a capital paulista viu surgirem novos endereços no último ano, seguindo uma melhora na pandemia no país.

E não foram poucas as novidades gastronômicas na cidade. Segundo a Abrasel, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, houve um crescimento de 35% no número de novos estabelecimentos em relação aos empreendimentos sobreviventes da pandemia.

Ambiente do Steak Bife, novo restaurante com assinatura do chef Erick Jacquin, em Pinheiros
Ambiente do Steak Bife, novo restaurante do chef Erick Jacquin, em Pinheiros - VeCComm/Divulgação

Entre os endereços que abriram as portas neste ano estão casas comandadas por chefs renomados, como o francês Erick Jacquin, que inaugurou seu quinto restaurante, e Renata Vanzetto, agora à frente de nove negócios.

O ano de 2022 também foi marcado pela chegada de cozinhas internacionais a São Paulo. É o caso do peruano Osso, eleito um dos melhores da América Latina e que ganhou filial no Itaim Bibi. O bairro também virou endereço do Boucherie, do chef francês Claude Troisgros.

O rodízio carioca faz parte de um complexo gastronômico batizado de Le Quartier, que inclui ainda o Chez Claude e o Bar do Quartier. Esses complexos, que reúnem diferentes restaurantes em um único local, foram outra tendência. Um dos maiores exemplos é o Vila Anália, na zona leste.

A seguir, relembre dez dos principais restaurantes inaugurados em São Paulo neste ano e saiba o que encontrar em cada um deles.

Atto
O novo restaurante no Itaim Bibi não foi aberto em um lugar qualquer: ele está instalado na antiga casa de Cacilda Becker, a grande dama do teatro brasileiro. No menu da chef Luiza Hoffman estão preparos mediterrâneos, asiáticos e brasileiros. O ambiente remete ao universo do teatro.
R. Pais de Araújo, 138, Itaim Bibi, região oeste, Instagram @atto.restaurante


Aussie Grill
A casa do grupo do Outback é dedicada aos frangos fritos, que começaram a ficar em alta em bares e restaurantes de São Paulo. Há versões comuns da fritura, mas também opções inusitadas, caso da casquinha de chocolate recheada com frango e queijo.
Shopping Eldorado - av. Rebouças, 3.970, Pinheiros, região oeste, Instagram @aussiegrill.br

Casquinha de chocolate com frango e queijo do Aussie Grill
Casquinha de chocolate com frango e queijo do Aussie Grill - Divulgação

Boucherie
O chef francês Claude Troisgros trouxe à capital paulista o restaurante aberto há 12 anos no Rio de Janeiro. A casa tem sistema de rodízio com cortes de carnes, frangos e peixes. A novidade faz parte de um complexo gastronômico batizado de Le Quartier, que inclui ainda o Chez Claude e o Bar do Quartier.
R. Professor Tamandaré Toledo, 25, Itaim Bibi, região oeste, WhatsApp (11) 3071-44228, Instagram @boucheriesp


Casa Cascais
O complexo é dedicado à cultura portuguesa e tem dois restaurantes e um empório. No Pátio das Cantigas, chefiado por Maria Conceição Costa, são servidos pratos tradicionais de Portugal. Já o Café do Santo funciona desde o café da manhã até o jantar.
Av. Nove de Julho, 4.984, Jardim Europa, região oeste, Instagram @casacascais


Caviar Kaspia
O local é a primeira filial na América Latina do restaurante clássico inaugurado em Paris, em 1927. Por lá, a estrela do menu é o caviar. A iguaria luxuosa pode ser pedida à parte ou aparecer em receitas, com preços que podem chegar a até R$ 4.300.
Shops Jardins - r. Haddock Lobo, 1.626, Jardins, região oeste, tel. (11) 91259-8129, Instagram @kaspiabrasil


Mico
A chef Renata Vanzetto montou um cardápio de inspiração mediterrânea neste que é o nono empreendimento sob seu comando. A casa fica na rua Bela Cintra, onde estão concentrados a maior parte dos seus negócios, na zona oeste paulistana.
R. Bela Cintra, 1.533, Jardins, região oeste, Instagram @mico.restaurante


Osso
É a primeira unidade do restaurante peruano, eleito um dos melhores da América Latina pelo 50 Best, fora de seu país de origem. Comandada pelo chef Renzo Garibaldi, a casa é especializada em carnes dry-aged –ou maturação a seco.
R. Bandeira Paulista, 520, Itaim Bibi, região oeste, Instagram @ossosaopaulo


Stasera
A cozinha italiana ocupa o antigo endereço do Jiquitaia, no Baixo Augusta. A empreitada é encabeçada pelos irmãos Marcelo e Nina Bastos, que assinam o cardápio, Jean Ponce e Greg Caisley, do Guarita. No andar superior do imóvel há um bar.
R. Antonio Carlos, 268, Consolação, região central, tel. (11) 2367-1558. Instagram @staserasp


Steak Bife
O novo restaurante do chef francês Erick Jacquin é especializado em carnes e funciona em esquema de rodízio, em um salão de paredes vermelhas e cozinha aberta. Este é o quinto empreendimento do jurado do Masterchef na capital paulista.
Av. Rebouças, 2.636, Pinheiros, região oeste, Instagram @steakbifedojacquin


Vila Anália
O complexo gastronômico reúne cinco restaurantes de culinárias diferentes em um prédio no Jardim Anália Franco, na zona leste da cidade. São eles: o francês Merci, o italiano Temperani, o espanhol Tapas 93, o japonês Susume e o grego Mii, no terraço.
R. Cândido Lacerda, 33, Jardim Anália Franco, região leste, tel. (11) 2373-5378. Instagram @grupovilaanalia

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais