Obras de Miró, grafiteiro Banksy e artista cubano são expostas em SP

A Caixa Cultural São Paulo (centro) inaugura quatro exposições simultâneas neste sábado (dia 22).

Nelas há desde obras do celebrado pintor espanhol Joan Miró (1893-1983) a um trabalho inédito do grafiteiro Banksy.

Veja abaixo mais informações e imagens dessas mostras.


"A Magia de Miró"
Uma das grandes exposições do primeiro semestre, a mostra reúne 69 obras do artista. Nascido em Barcelona, por volta dos 25 anos ele se mudou para Paris, onde iria entrar em contato com as diversas vanguardas artísticas da época, tal qual o surrealismo. A mostra também exibe 23 fotografias tiradas por Alfredo Melgar, curador da retrospectiva, que estará presente na abertura da exposição para a realização de uma palestra às 16h30. A inauguração também será marcada pela e exibição do documentário "Miró @ Tate Modern" na praça em frente à Caixa Cultural (centro), e ainda contará com a apresentação de um duo de música flamenca e espanhola e com a gastronomia do Holy Pasta Food.



"Werner Haberkorn e a Fotolabor"
A história da agência de fotografia do engenheiro alemão Werner Haberkorn (1937-1997) é contada por meio de fotografias e cartões postais, que foram produzidos durante sua época de funcionamento na av. São João (centro) entre os anos de 1950 e 1990. O empreendimento atendeu clientes como a Brinquedos Estrela e o arquiteto Flávio de Carvalho. A exposição também marca o lançamento do livro "Fotolabor, a Fotografia de Werner Haberkorn".

Caixa Cultural São Paulo - pça. da Sé, 111, Sé, centro, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3321-4400. Ter. a dom.: 9h às 19h. Abertura 22/2, às 11h. Até 20/4. Livre. GRÁTIS



"Gustavo Acosta - Espaço do Silêncio"
O artista cubano ocupa o segundo andar da instituição com 30 obras que dão ao público um panorama geral de seus mais 20 anos de carreira. Atualmente radicado em Miami (EUA), Acosta, que se destacou na década de 1980, estará presente na ocasião da abertura para realizar uma visita guiada a partir das 12h. Suas pinturas retratam paisagens urbanas, misturando memórias de Havana, sua cidade natal, e de Miami. A mostra ainda conta com material audiovisual com o qual os visitantes terão acesso a parte do processo artístico do expositor por meio de pesquisa fotográfica e modelagem tridimensional.



"Street Art - Um Panorama Urbano"
Um trabalho inédito do grafiteiro inglês Banksy é a atração principal desta exposição que reúne obras de nomes conceituados da arte urbana mundial. Batizada "Everyday a Fresh Load of Compromise", a peça produzida em 2006 foi cedida por um colecionador e dividirá o espaço com materiais criados pelo brasileiro Nunca, pelos franceses Jef Aerosol e Rero, pelos portugueses Vhils e MaisMenos e pela dupla italiana StenLex. A seleção aborda as mais variadas técnicas, como pintura, estêncil, colagem, mosaico, resina, instalações e até esculturas. Saindo de São Paulo, a coletiva segue para o Rio de Janeiro e para Brasília.


Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais