Saiba quais exposições foram abertas em SP durante a fase vermelha da quarentena

Mesmo com endurecimento da quarentena, exposições continuam sendo abertas na capital paulista

-
São Paulo

Mesmo com regras mais restritivas para a quarentena no fim de semana em São Paulo, museus e centros culturais não cancelaram as suas programações. Nesta semana, por exemplo, novas mostras são abertas ao público na capital paulista.

Entre as novidades, está a exposição interativa sobre Joan Miró, no Farol Santander, voltada para crianças, e a retrospectiva do artista concretista Ivan Serpa, que vai ocupar todo o prédio do CCBB.

As instituições informam que seguem todos os protocolos de segurança, como disponibilização de álcool em gel, funcionamento com capacidade reduzida e necessidade de agendamento com antecedência.

As aberturas acontecem em meio à fase vermelha decretada no estado de São Paulo, válida para os dias de descanso, quando só é permitido o funcionamento dos serviços essenciais. Já nos dias úteis, a cidade permanece na fase laranja, um pouco mais flexível, mas com as atividades de lazer permitidas só até às 20h.

Confira abaixo as novas exposições em São Paulo.

Do: O Caminho de Shoko Kanazawa
Depois de expor o design de embalagens, a Japan House inaugura mais uma mostra. Agora, o museu abre as portas para uma exposição sobre a arte do shodo, a caligrafia nipônica. Por ali, estarão expostas 11 obras em grande escala da artista Shoko Kanazawa com mensagens de esperança e positividade.
Japan House - av. Paulista, 52, Bela Vista, região central. Ter. a sex.: 11h às 17h. Grátis. Agendamento em agendamento.japanhousesp.com.br.


Fayga Ostrower - Imaginação Tangível
A primeira abertura do ano na Pinacoteca é uma mostra, com 130 obras, de Fayga Ostrower. Ela é reconhecida como uma das pioneiras na gravura abstrata no Brasil e ampliou as técnicas da xilogravura e gravura em metal. Além disso, os trabalhos da artista se relacionam com temas como literatura, estamparia e arquitetura.
Pinacoteca Estadão - Largo General Osório, 66, Santa Ifigênia, tel. (11) 3335-4990. Seg., e qua. a sex.: 10h às 18h. Grátis. Abertura nesta seg. (1º). Até 31/5. É necessário agendamento p/ pinacoteca.byinti.com.


Ivan Serpa: A Expressão do Concreto
Mais de 200 obras integram a retrospectiva do artista Ivan Serpa no CCBB. Ele foi responsável por liderar o Grupo Frente, em 1954, um marco histórico do movimento construtivista no Brasil, que contou com integrantes como Lygia Clark, Abraham Palatnik e Hélio Oiticica. A mostra vai ocupar todo o prédio do centro cultural e conta com a curadoria de Marcus de Lontra Costa e de Hélio Márcio Dias Ferreira.
CCBB - r. Álvares Penteado, 112, centro, região central, tel. (11) 4298-1270. Seg., e qua. a sex.: 10h às 18h. Grátis. Abertura nesta qua. (3). É necessário fazer agendamento p/ eventim.com.br.


O Jardim das Maravilhas de Miró
O espanhol Joan Miró é apresentado em mostra de forma imersiva. Voltada ao público infantil, a exposição propõe um passeio por oito estações temáticas inspiradas nos trabalhos do artista. O centro cultural informa que o passeio é interativo, mas que todos os visitantes serão orientados a higienizar as mãos antes e depois de cada interação.
Farol Santander - r. João Brícola, 24, centro, região central, tel. (11) 3553-5627. Seg. a sex.: 11h às 19h. Ingr.: R$ 25 p/ sympla.com.br.


Quem Conta Essa História: Jornalistas Refugiados ou Refugiados Jornalistas?
A exposição integra as comemorações do aniversário da Folha, que completa cem anos em 2021, com a Acnur, agência da ONU para refugiados, que celebra sete décadas de existência. No Museu da Imigração, a mostra reúne relatos de quatros profissionais da imprensa que tiveram terem de deixar seus países ----Venezuela, República Democrática do Congo, Síria e Turquia----- em busca de proteção internacional no Brasil. Ali, as trajetórias são contadas por meio de fotografias, áudios e textos.
Museu da Imigração - r. Visconde de Parnaíba, 1.316, Mooca, tel. (11) 2692-1866. Abertura qua. (3). Qua. a dom.: 11h às 17h (fechado nos dias 6 e 7 de fevereiro). R$ 10. museudaimigracao.org.br.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais