Exposição 'Terzo Paradiso' celebra os 90 anos do artista visual Michelangelo Pistoletto em SP

Mostra gratuita acompanha comemorações ao redor do mundo pelos 60 anos de carreira do italiano

São Paulo

Um dos principais expoentes da arte povera, movimento artístico que consiste na reutilização de materiais tidos como inúteis, como a sucata, para a formação de esculturas e obras de arte, Michelangelo Pistoletto ganha uma exposição gratuita em São Paulo para celebrar seus 90 anos de vida.

O artista Michelangelo Pistoletto  em frente a uma das obras da exposição 'Terzo Paradiso'
O artista Michelangelo Pistoletto em frente a uma das obras da exposição 'Terzo Paradiso' - João Caldas

A obra de Pistoletto voltou a entrar em discussão neste ano quando, em julho, uma de suas obras mais célebres, a estátua "Vênus dos Trapos", que retratava a deusa romana da beleza, Vênus de Milo, ao lado de uma série de trapos de roupas, foi incendiada em frente à prefeitura da cidade de Nápoles, na Itália. À época, o incêndio foi considerado intencional.

Intitulada "Terzo Paradiso", a mostra reúne algumas das obras mais importantes do acervo do artista italiano e acompanha uma série de comemorações ao redor do mundo, com exposições acontecendo ainda em Paris, Turim e Abu Dhabi.

No Brasil, a comemoração está em cartaz desde o dia 29 de novembro no Instituto Artium de Cultura, em Higienópolis, onde permanece até o dia 3 de março, com ingressos gratuitos. Estão expostos no espaço obras que fazem parte de coleções como "Color and Light", "Metamorfosi" e a série que dá título à homenagem, "Terzo Paradiso", criadas pelo artista ao longo de seis décadas de trajetória.

Gestada em parceria com a Galleria Continua, a mostra contará ainda com palestras, workshops e rodas de conversa sobre o mercado de arte na Itália e a transformação das artes visuais ao longo dos últimos 60 anos. As inscrições ainda não estão abertas. As visitas acontecem de quarta-feira a domingo e os ingressos são retirados na hora, por ordem de chegada.

Terzo Paradiso

  • Quando 29 de novembro a 3 de março de 2024 (qua. a sex. das 12h às 18h e sáb. e dom. das 10h às 18h)
  • Onde Instituto Artium - r. Piauí, 874, Higienópolis, região central
  • Preço Grátis
  • Acessibilidade

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais