Descoberta há 40 anos, em 1979, a mina de ouro de Serra Pelada, localizada no que hoje é a cidade de Curionópolis, no sudeste do Pará, chegou a receber 50 mil garimpeiros em seu auge.
Quando o fotógrafo Sebastião Salgado chegou lá, em 1986 —depois de seis anos tendo a sua presença negada pelas autoridades militares brasileiras— o local mais parecia um formigueiro humano, com pessoas de todo o país tentando a sorte na nova corrida do ouro.
Apesar da aparência de confusão, o garimpo seguia uma organização rígida. A cratera de cerca de 200 metros de profundidade (antes, uma colina de 150 metros de altura) era repartida em lotes de 2 x 3 m, chamados de “barrancos”, e os trabalhadores, divididos em tarefas: havia meia-praças, cavadores, apontadores, apuradores e formigas. Além disso, eram proibidos mulheres, armas e álcool
Mais de 50 imagens em preto e branco, realizadas por Salgado ao longo de um mês na mina e guardadas por 30 anos, são exibidas pela primeira vez no Sesc Avenida Paulista a partir desta quarta (17), na mostra “Gold - Mina de Ouro Serra Pelada”.
Organizada pela mulher do fotógrafo, Lélia Wanick Salgado, e ocupando um andar inteiro da unidade, ela exibe desde impressionantes registros da tumultuada cratera, até detalhes do dia a dia dos mineiros.
São eles o sobe e desce constante nas escadas de madeira; os corpos cobertos de lama e suor dos trabalhadores; e a frustração e euforia que acompanhava a atividade de pessoas que, muitas vezes, cruzavam o país e arriscavam a própria vida em busca do sonho (nem sempre alcançado) de enriquecer.
Além da mostra no Sesc Avenida Paulista, na sexta-feira seguinte, 19 de julho, Salgado inaugura uma outra exposição com imagens do local na Galeria Mario Cohen.
As fotografias ainda aparecem em “Sebastião Salgado - Gold”, livro que ele lança pela Taschen no mesmo dia da abertura, às 20h. A publicação, que tem cerca de 200 páginas e custa R$ 320, retrata a trajetória de Salgado desde a autorização para visitar o garimpo. Ela também traz um ensaio do escritor e jornalista britânico Alan Riding.
Sesc Avenida Paulista - arte 1 - 5º andar - Av. Paulista, 119, Bela Vista, tel. 3170-0800. Ter. a sáb.: 10h às 21h30. Dom.: 10h às 18h30. Abertura qua. (17). Até 3/11. Livre. GRÁTIS
Comentários
Ver todos os comentários